Que tal aprender a fazer marmorização por imersão? Com esta técnica você vai poder reutilizar vidrinhos que já estão desgastados e renová-los com sutileza!
Trazemos para você um passo a passo bem legal de ser feito. Trata-se de um efeito super fácil de ser aplicado aos seus artesanatos. Para aprender, basta ler o guia abaixo e entender direitinho como criar esta linda mistura de cores no objeto que você desejar. Pode ser uma latinha, uma garrafinha ou até mesmo uma caixinha, você que irá determinar o que vai pintar com esta maneira esplendorosa de estampar suas criações! Quem elaborou este passo a passo foi a Ana Maria Ronchel. Vamos a ele!
Marmorização por imersão
A marmorização por imersão é uma técnica de pintura decorativa muita antiga, que pode ser usada em diversos materiais, tais como: vidros, garrafas PET, latas, madeira, papel, vela, entre outros.
Com ela você pode transformar simples embalagens em belas caixas de presente, e o melhor disso tudo é que cada peça é exclusiva, porque, mesmo que se utilize as mesmas cores e quantidades, o resultado final nunca é o mesmo. E esse toque de originalidade é o diferencial do trabalho.
Exige atenção, paciência e criatividade, mas vale a pena pois deixa um artesanato diferente e estiloso.
Fotos de marmorização com verniz vitral
Confira algumas ideias de marmorização para se inspirar:
Garrafas de vidro de cerveja ou vinho são muito utilizadas na técnica de marmorização.
A marmorização com verniz vitral pode ser usada em qualquer pote de vidro.
Passo a passo da marmorização
Algumas pessoas utilizam esmaltes velhos para marmorizar e o efeito também fica incrível!
Geralmente, de 3 a 4 cores é o suficiente para fazer uma bela pintura por imersão.
Veja o que você vai precisar:
– Latinha, Garrafinha ou Caixinha em MDF
– Verniz Vitral Incolor de várias cores
– Pincel
– PVA ou tinta de artesanato para materiais porosos, como MDF (cor branca)
– Ou tinta automotiva, para latinha ou materiais metálicos (cor branca)
Primeiro você separa o item que deseja aplicar a técnica de marmorização. Depois cubra com a tinta adequada, dependendo do objeto a ser decorado. Se for uma caixinha em MDF, recomenda-se tinta PVA ou qualquer tinta para artesanato. Já se for latinha ou garrafinha, o recomendado é usar uma tinta automotiva. Espere a tinta secar completamente.
Veja também: Como Fazer Caixinhas de Papel para Lembrancinhas
Depois de cobrir toda a peça com a tinta branca, pegue um balde velho e preencha-o com água. Se você quer conservar seu balde, coloque uma sacola dentro, antes de despejar a água. Isto irá evitar que ele fique inutilizável depois, por causa da tinta. Despeje os Verniz Vitral Incolor nas cores que você quer e misture bem, removendo as bolhas que possam ficar na composição.
Se tiver alguma parte da peça que queira deixar em branco, cubra com a ajuda de uma fita crepe para evitar que a pintura manche.
Agora é só mergulhar o artesanato a ser decorado e ir girando, para dar um efeito mais legal. Bem simples né? Lembrando que o passo a passo que você vê nas fotos acima foi feito com um recipiente de vidro para que a visualização do processo ficasse mais fácil.
O verniz vitral é um material oleoso e não se mistura com a água.
Com o clima quente o tempo de secagem é de aproximadamente 7 a 8 horas, mas o ideal é esperar de um dia para o outro.
Além disso, recomenda-se usar luvas para não sujar as mãos com a tinta do seu novo artesanato.
Use a sua criatividade para fazer esse artesanato, quem sabe você gosta da ideia e aproveita para vender e ganhar um renda extra.
Saiba ainda: 15 Ideias de Bordado em Fita
Vídeo
Caso não tenha entendido alguma parte, veja o vídeo da marmorização passo a passo pelo qual nós tiramos as informações e imagens acima.
http://www.youtube.com/watch?v=ybmpfRjyqcU&feature=player_embedded#!
Espero que tenham curtido e possam reproduzir em casa também. Até a próxima. Boas criações!
Vídeo: youtube.com/tvaparecida