Quem nunca pensou em ter um tapete de crochê no quarto? Difícil não pensar quando se sabe das inúmeras possibilidades.
Eles oferecem conforto e aconchego ao ambiente e ainda decoram com estilo.
Os modelos podem ser redondos, quadrados ou retangulares e as combinações de cores são as mais variadas possíveis.
É maravilhoso pensar que tapetes de crochê fazem tanta diferença, ainda mais quando pode ser feito de maneira simples.
Apesar de durar algum tempo para ser finalizado, o artesanato com crochê é uma terapia e o resultado dispensa comentários quando fica bacana como se esperava.
Há vários modelos de tapetes para você se inspirar e experimentar!
Ideias para decorar com tapete de crochê para quarto
O quarto com tapete feito de crochê fica mais aconchegante e criativo. São várias opções que se distinguem pelos formatos, pontos e cores.
Há tapetes ovais, redondos, retangulares, quadrados, em forma de estrela, de hexágono, entre outras figuras infantis. Pode ser pequeno, médio, grande ou gigante, desde que caiba e fique bem acomodado no ambiente.
O quarto pede por um toque especial de originalidade para que o tapete contribua com a decoração a partir das preferências pessoais. Isto porque é um lugar íntimo e, em geral, bem personalizado. Então, aproveite para abusar da criatividade.
Por exemplo, explore desenhos mesclando a trama fechada com pontos abertos ou misture cores, que podem ser várias ou apenas duas. Inclusive, o bico do tapete pode conter detalhes e cores diferentes para, sutilmente, deixar a peça ainda mais charmosa.
Como fazer tapete de crochê para quarto infantil
Comece a fazer o seu tapete em crochê infantil redondo na cor que você quiser. Use linha, agulha de crochê e um marcador de ponto, começando pelo famoso “anel mágico” com 12 pontos altos.
Siga com aumentos nas próximas carreiras, fazendo 2 pontos em cada ponto de base e arrematando no final da carreira com 1 ponto baixíssimo + 1 ponto baixo + 1 correntinha.
Os aumentos são de 12 pontos. Não faça aumento sobre aumento para não deixar marca, intercale pontos sozinhos e os aumentos, que são 2 pontos altos em cada ponto de base.
Sequência de carreiras
- 1ª carreira: 12 pontos altos
- 2ª carreira: 24 pontos altos
- 3ª carreira: 36 pontos altos
- 4ª carreira: 48 pontos altos
- 5ª carreira: 60 pontos altos
- 6ª carreira: 72 pontos altos
- 7ª carreira: 84 pontos altos
- 8ª carreira: 96 pontos altos
- 9ª carreira: 108 pontos altos
- 10ª carreira: 120 pontos altos
Se quiser, a partir da décima carreira, troque de cor. O seu tapete redondo pode ter uma cor diferente a cada 10 carreiras.
O passo a passo desse tapete em crochê infantil possui 30 carreiras seguindo os aumentos de 12 pontos. Caso tenha iniciado com mais pontos, atente-se para não deixar o tapete criar ondas, se isto acontecer evite fazer aumentos na próxima carreira para endireita-lo.
Finalize a peça fazendo o bico do tapete com uma cor diferente, pode ser a cor do fio inicial para criar uma harmoniosa composição de 3 cores.
Bico do tapete
Meio ponto alto + 1 ponto alto + 2 pontos altos no mesmo espaço + 1 ponto alto + meio ponto alto + 3 pontos baixos. Repita a sequência até o final da carreira.
Veja o passo a passo da Edinéia Sinatra Artesanatos CROCHÊ e aproveite as dicas:
Tapete de crochê para quarto de casal
Os tapetes de crochê para casais não precisam ser maiores em relação aos tapetes de solteiro. Escolha o tamanho ideal de acordo com os desejos em comum.
É importante que o casal escolha junto o modelo e a cor do tapete, para o aproveitarem ao máximo na decoração.
O tapete feito de crochê pode ser um elemento super inusitado, com cores vibrantes em um quarto bastante neutro, por exemplo. No entanto, também pode ser um item complementar, dentro de uma paleta de cores já utilizada no quarto ou em outros objetos decorativos.
É possível provocar um estranhamento com um tapete ousado ou fora das expectativas de decoração do quarto.
Um quatro extremamente minimalista pode pedir por um tapete quadrado/retangular, porém, apostar no tapete oval ou cheio de babados pode ser interessante e muito charmoso.
Tapete de crochê retangular para quarto
O tapete em crochê retangular é um investimento praticamente sem contraindicações. Este é o formato mais usado e tradicional dos tapetes de crochê.
É possível ainda fazer listras, pequenos desenhos ou bicos com linhas sinuosas para formar um contraste interessante, caso queira deixar o tapete mais elaborado.
Há quem prefira os mais simples e básicos, com uma só cor ou com carreiras em linhas retas com outras cores. Os modelos retangulares também podem ser bem compridos, alguns chegam a ficar entre uma e outra parede.
Tapete de crochê quadrado para quarto
O tapete quadrado é uma opção singela, pois costuma ser em tamanho pequeno ou médio e, portanto, cria um espaço bem intimista. Isso não quer dizer que o quadrado não atraia os olhares, pois tudo depende do modelo escolhido.
Obviamente, você pode criar seu próprio modelo, experimentando pontos de crochê diferentes e formas de compor figuras com outras cores de linha.
O quadrado pode começar por um círculo e ganhar a forma aos poucos, é bem comum começar pela forma de uma flor antes de formar os lados retos.
Fazer o tapete com vários squares também é uma opção que serve para o formato quadrado ou retangular.
Lembre-se que a peça pode ser bem colorida ou monocromática, faça suas escolhas com base na decoração do quarto e os seus desejos.
O tapete em crochê para quarto é sempre um elemento delicado que faz a diferença, oferece a sensação de mais conforto, limpeza e aconchego no espaço.
Modelos de tapetes de crochê simples e bonitos
Veja agora nossa seleção de ideias de tapetes de crochê para se encantar:
MARAVILHOSOS TODOS OS MODELOS.OBRIGADA,
bellisimossssssssssssss
Todos perfeitos! Obrigada !