O bandô de crochê é um charme em qualquer ambiente e causa uma impressão delicada e criativa.
Desde muito tempo o bandô, vem sendo usado nas casas como um item luxuoso para cobrir os trilhos/bastões das cortinas e/ou decorar janelas.
É também muito comum vê-lo apenas como item decorativo, cuja intenção não é de bloquear a luz solar.
Uma peça versátil com vários tipos de caimentos e bicos de crochê, que até um um iniciante no crochê pode fazer.
Sem contar nas inúmeras possibilidades de desenhos que podem ser confeccionados. Flores e frutas são apenas algumas opções mais comuns nesse tipo de peça.
Conheça alguns modelos e se inspire nas ideias para combinar com a sua cortina feita de crochê.
Como fazer bandô de crochê para janela passo a passo
Confira a lista de materiais necessários para a execução desse trabalho:
- Agulha de crochê
- Barbante para crochê
A textura do seu bandô pode ser bem diferente a depender da agulha e do fio utilizado. De acordo com a especificidade do fio e do tamanho final, essa mesma peça pode ser mais adequada como um bandô, cortina, barradinho de toalha ou de pano de prato.
O passo a passo é um crochê filé, fazendo carreiras de idas e voltas. Os pontos básicos são formados por blocos cheios e vazios de um e quatro pontos altos, respectivamente.
A atenção maior deve estar sobre a formação dos desenhos que começam desde a segunda carreira do trabalho. Se o trabalho ficar um pouco arqueado por causa dos desenhos circulares é natural, pois no decorrer ele fica certinho.
É importante deixar os pontos altos no mesmo tamanho, para isso o tamanho da correntinha de base deve estar adequado ao tamanho do ponto alto que ficará sobre ela.
O ponto alto inicial de cada carreira é feito, geralmente, com duas correntinhas, isto porque ao longo do processo a lateral vai sendo esticada e os pontos ficam mais unidos.
Os desenhos circulares são mais fáceis do que aparentam ser, eles são formados por correntinhas que em um pequeno espaço criam uma curva para formar o desenho.
Veja como é simples e prático confeccionar esse barradinho de crochê, fazendo a quantidade de peças que você precisar para formar o tamanho desejado.
Assista ao passo a passo no vídeo do Blog do crochê:
Bandô de crochê com flores
As flores estão presentes em todas as peças de crochê, elas são uma possibilidade de deixar a peça ainda mais delicada.
O bandô pode ser feito com vários quadrados de flores, mas elas podem entrar como detalhes pequenos e bem posicionados.
Cabe a cada artesão ou artesã, avaliar o estilo do bandô para saber como e onde fazer as flores de crochê.
Um bandô monocromático com franjas em uma escala gradual de camadas, como se fosse uma cascata, pode conter flores coloridas nas pontas, dando destaque a esta figura.
As flores aparecem de maneira inusitada, com centralidade ou como enfeites delicados, mas nunca imperceptíveis.
Vale lembrar que o estilo floral não cabe só no verão ou na primavera, é um tipo tradicional que está em alta em todas as épocas do ano.
Bandô de crochê para quarto
Seja no quarto de solteiro ou de casal, quarto para crianças, adultos ou adolescentes, o crochê de bandô é um toque de delicadeza para esse ambiente tão íntimo e pessoal.
Personalize o quarto com o bandô, escolhendo o estilo mais adequado para cada um. Não trate a decoração do quarto como se fosse a decoração da casa, esse é um ambiente íntimo que pode ser muito diferenciado.
A escolha das cores é muito importante, especialmente porque o quarto é o lugar do sono. Isto sugere cores mais amenas para quem busca tranquilidade ou cores alegres e vivas para quem busca motivação e disposição.
Para além das cores, os românticos vão adorar o bandô de crochê com duas ou mais camadas para dar o efeito de aconchego.
Usar flores é sempre uma opção para quem quer uma decoração simples e delicada. Os quartos infantis são ideais para usar cores leves, na busca por transmitir carinho e ternura na atmosfera do ambiente.
Ideias de bando de crochê para cozinha com frutas
A cozinha é o cômodo mais comum para usar bandô de crochê, isto porque eles ficam um charme nas janelas e, principalmente, nos basculantes.
As frutas, então, são os desenhos mais utilizados para o bandô. Elas estão por toda parte na cozinha, inclusive na decoração, pelas toalhas de mesa e panos de prato.
O bandô na cozinha vai complementar a decoração do ambiente, trazendo elementos que já estão nele. Recomenda-se utilizar frutas diversas, misturando-as na mesma peça ou escolha alguma fruta específica.
O bico do bandô é um ótimo lugar para colocar o desenho da fruta, mas também ela pode aparecer nos centros ou por todo o comprimento.
Cacho de uvas, bananas, morangos ou cajuzinhos, são ótimas opções porque os desenhos são cheios, formando conjuntos delicados com detalhes de folhas verdes.
As frutas também podem aparecer a partir do seu formato, sem a utilização das cores. O desenho fica como um ornamento delicado. Esta é uma ótima ideia para quem quer uma peça monocromática, mas deseja fazer desenho de frutas.
Como usar o bandô de crochê para banheiro
O ideal é usar o bandô no tamanho bem ajustado ao formato da janela ou basculante do banheiro, assim facilita a limpeza e o cuidado com a peça.
Caso ele seja usado por cima de uma cortina, as variações de modelos crescem e vão depender do tipo de cortina usada para banheiro.
Uma cortina pode servir para a porta/janela ou para separar a área seca da área de banho, e, com isto, o bandô será o barrado que vai deixá-la ainda mais glamorosa.
Bandô de crochê combina com vários materiais de cortina, por exemplo, a peça fica linda sobre cortinas de bambu ou de tecido. Alguns desenhos bem comuns em bandô para banheiro, são flores e borboletas.
Pensando nos desenhos e nas suas ornamentações incríveis, o bandô é usado também como enfeite prático, apenas com intuito de decoração, mesmo sem janelas ou cortinas.
Utilize-o de acordo com suas ideias e necessidades, ele pode servir como um barradinho para diversas peças do banheiro. Por exemplo, sobre uma capa de crochê para a caixa do vaso sanitário.
Decoração com bandô de crochê colorido
Esse modelo de bandô alegra o ambiente e combina com decorações criativas e ousadas. A paleta de cores é variada, vai depender da decoração geral ou da preferência pessoal.
O bandô colorido não é limitado ao uso de diversas cores aleatórias, existe também a opção de planejar quais serão as cores principais e as cores secundárias. Às vezes um detalhe colorido já faz muita diferença na decoração do bandô.
Outra sugestão compete à quantidade de cores usadas, quatro cores podem ser suficientes para causar o efeito colorido. Seja criativo(a) para compor seu bandô de crochê colorido, reflita sobre a combinação de cores e os desenhos a serem confeccionados.
15 Ideias de bandô em crochê fáceis de fazer
Veja algumas opções para escolher o seu modelo preferido e colocar as mãos na massa.