O termocolante é produto importante para a tendência do “faça você mesmo”, pois facilita as customizações de bolsas, toalhas e roupas, por exemplo.
Auxilia muito o trabalho artesanal, especialmente aqueles que envolvem tecido e feltro, com técnicas como o patch aplique ou patchwork.
Sua qualidade e rendimento são excepcionais, por isso artesãos de todo lugar estão sempre com termocolantes à mão.
Além de ser muito utilizado no mundo do artesanato, também é usado indústrias de diferentes seguimentos, pois existem diversos tipos de termocolantes.
A seguir, conheça mais as características e utilidades desse material, aproveitando as dicas para saber qual o melhor tipo para usar na sua peça.
O que é termocolante?
O termocolante é um adesivo ativado pelo calor, contudo, existem vários tipos que se diferem pelo material e pelas composições químicas envolvidas.
Pode ser encontrado em lojas de artesanato e papelaria, no formato de filme plástico, papel ou até mesmo em tecido.
O produto usado para artesanato é comprado por um preço acessível e cada fabricante determina suas especificações de uso na embalagem.
As maiores vantagens do termocolante são a sua versatilidade e o seu custo benefício, levando em conta suas possibilidades de uso e seu rendimento.
Para que serve o termocolante?
Ao contato com temperaturas quentes, o termocolante transfere sua cola para a superfície desejada. Assim, ele auxilia processos artesanais e industriais na colagem de apliques e moldes de desenhos na superfície de diferentes materiais.
No artesanato, o termocolante é muito utilizado para na técnica de patch aplique e patchwork.
Ele transfere sua cola para os materiais, como tecido e feltro, que podem ser colados sobre outras superfícies. Dessa forma, serve para customizar objetos como bolsas, sandálias, roupas, carteiras, toalhas, mantas, e outros acessórios.
Tipos de termocolante mais usados
Cada termocolante terá características próprias, mas o mecanismo de transferência de cola é o mesmo, sem o contato com o calor não há resultado.
Os mais usados são o termocolante em filme ou em papel, que podem ser classificados como nacional ou importado, comum ou definitivo.
Conheça, então, os três tipos principais: o Nacional, o Heat’n Bond Lite e o Heat’n Bond Ultra.
Termocolante Nacional
O papel termocolante Nacional, geralmente é do tipo comum, no qual a cola é transferida imediatamente para o material desejado ao entrar em contato com o calor.
Não há necessidade de passar o ferro novamente para esquentar e colar o material em outra superfície.
Termocolante Heat’n Bond Lite
O Heat’n Bond Lite e o Heat’n Bond Ultra, são tipos importados de termocolante que deixam o material com uma textura plastificada ao transferir a cola.
Nesse caso, é necessário passar o ferro novamente para colar o material no lugar desejado, por exemplo, para colar tecido sobre tecido, de modo que a colagem é definitiva.
Termocolante Heat’n Bond Ultra
Vale a ressalva de que o Heat’n Bond Ultra será ainda mais firme na hora da colagem final, dificultando um caseado posterior em torno do desenho/aplique.
Acompanhe o vídeo da Facyl Casa dos Panos e saiba mais sobre os tipos de termocolantes:
Melhores termocolantes para tecido
Todos os papeis e filmes termocolantes podem ser usados em tecido, mas para iniciantes o melhor é usar o tipo nacional e comum.
Isto porque, caso erre na posição do aplique no momento da colagem, será possível removê-lo e colar novamente.
Os termocolantes definitivos exigem experiência e atenção dobrada, mas servem melhor se a intenção não for costurar por cima do aplique, porque são mais firmes.
A maioria das pessoas, então, opta pelo termocolante nacional por ser barato e muito útil quando o desejo é criar bordados e caseados por cima.
Como usar o termocolante passo a passo
Primeiro, identifique o lado onde está a cola do termocolante. É comum que o termocolante possua dois lados, no qual apenas um dos lados é áspero.
O lado áspero costuma ser o lado que possui a cola adesiva, já o lado liso é utilizado para riscar moldes que servem de referência para criação de desenhos.
Há quem prefira imprimir o desenho no termocolante, ao invés de riscá-lo, mas isso fica a critério de cada um e só é possível para os termocolantes em papel.
Caso queira fazer o molde na hora, pegue o papel termocolante e risque o desenho, depois corte o contorno deixando sobras. Em seguida, coloque o papel por cima do tecido que será usado e passe o ferro.
A cola é acionada pelo calor, com isto, pode ser facilmente ativada quando um ferro de passar é usado sobre o material. Depois de alguns instantes é possível tirar/descolar a parte lisa do termocolante e perceber que a cola passou para o tecido.
Existem diferentes tipos de termocolantes com orientações específicas no modo de usar, então, fique atento às indicações do fabricante.
Siga esse passo a passo da Arteyra para customizar seus acessórios e roupas:
Termocolante nacional ou importado? Qual escolher?
Se estiver na dúvida sobre qual termocolante escolher, entre o nacional e o importado, algumas dicas podem ajudar.
Em primeiro lugar, o termocolante importado é melhor para usar no feltro, sendo mais eficiente no momento da colagem. No entanto, se sua aplicação for feita no tecido, a sua escolha vai depender de outros aspectos.
Por exemplo, se você for iniciante escolha o nacional, pois é barato e há possibilidade de remoção do aplique em caso de mau posicionamento da peça.
O importado pode ser muito mais forte e resistente, de modo que até mesmo uma costura por cima do aplique será bem difícil de acontecer.
Identifique suas necessidades e pense nesses detalhes antes de escolher o melhor termocolante para os seus artesanatos.
Olá!
Qual termocolante eu posso usar para pedraria, gostaria de criar apliques com correntes.