O bordado rococó é um trabalho delicado e muito sofisticado.
Alguns acham fácil a sua confecção e outras pessoas revelam mais dificuldade em manter a estética do ponto, ou seja, a estrutura correta dele.
O ideal é conferir com atenção o passo a passo do ponto para não se perder, pois cada detalhe, por mais minucioso que possa parecer, faz diferença no resultado.
De qualquer maneira, ninguém pode negar que o ponto rococó é um dos bordados mais charmosos. Ele oferece um diferencial enorme, assim como o bico de crochê e o ponto cruz.
Através desse bordado, as peças ficam com uma decoração de alto relevo, podendo ter diferentes volumes no mesmo desenho, além de diversas cores que se combinam de acordo com a figura desejada.
O que é rococó?
O bordado rococó é feito através de pontos específicos, chamados pelo mesmo nome: são os famosos pontos rococó.
Ele é considerado uma técnica de bordado de origem russa, que existe há muito tempo e atualmente serve para enfeitar diversas peças têxtis com alto relevo.
Com ele é bem comum fazer desenhos de flores e contornos de desenhos sinuosos, que podem ser abstratos ou representar a imagem de algum animal, por exemplo.
Algumas pessoas podem até achar que fazer o ponto rococó é bem chato e difícil, mas ele possui uma estética única e bem especial.
Onde surgiu o estilo rococó?
Considera-se que o bordado rococó surgiu na Rússia, na segunda metade do século XX. Isto não é nenhuma surpresa, visto que a Rússia é considerada um dos berços do bordado, assim como o Oriente e o Oriente Médio.
Só que a palavra “rococó” é de origem francesa, cuja tradução aproximada para o português é “concha”. O rococó surgido na França no século XVIII, situou um período e um estilo artístico que foi difundido em outros lugares.
No estilo artístico rococó era possível identificar linhas e traços decorativos que se assemelhavam à uma concha, sendo que esse estilo foi um desdobramento do barroco.
No bordado rococó não é diferente, sendo possível observar as linhas circulares e espiraladas que podem se cruzar e formar conchas, de fato.
Como fazer bordado rococó passo a passo
Para fazer uma rosinha com o ponto rococó é simples e fica muito bonito, até porque o ponto rococó já é um ponto circular, que enrolado se assemelha a um botão de rosa.
No entanto, fazer o ponto rococó em si pode não ser tão simples, ele é bem elaborado e precisa-se ter cuidado para o fio não ficar repuxado ou desfiado.
Enfie a agulha em um ponto e puxe a linha, depois a enfie um pouco a frente e volte para sair no mesmo ponto inicial.
Em seguida, segure a agulha e enrole o fio nela para depois empurrar com cuidado e deixar as voltinhas próximas ao tecido e soltas da agulha.
Com vários pontos desses colocados como se formassem espirais, o rococó vai tomando a forma de uma rosa.
Nem sempre é fácil visualizar o passo a passo pela descrição, especialmente sobre manobras manuais que são mais complexas, por isso é muito melhor ver como fazer.
Veja aqui um tutorial do Clube do Bordado que ensina a fazer lindas rosas:
Dica para iniciantes em bordado rococó
Esse ponto é bem próximo do nó francês, a diferença é que as voltinhas do nó francês são somente três, enquanto que no rococó são nove voltas na agulha ou mais.
Pode ser difícil puxar a linha depois de fazer as voltas, mas com a prática dá para pegar o jeito.
É preciso apenas fazer as voltas na agulha, puxar a linha tirando a agulha de dentro das voltas, e enfiar novamente a agulha no segundo ponto em que ela entrou.
O ajuste é muito importante antes de finalizar o ponto, deixe as voltinhas bem próximas do tecido, evitando a frouxidão.
Siga praticando o ponto em diferentes comprimentos para pegar o jeito, quanto maior o risco maior será a quantidade de voltas.
Ideias para fazer bordado rococó para bebês
Aproveite as roupas delicadas dos bebês para fazer lindos ornamentos florais com o ponto rococó, deixando as flores em alto relevo e variando as cores para alegrar o visual.
A delicadeza do rococó é um grande diferencial, porque as rosas, por exemplo, ficam mais rechonchudas e com isto ficam mais fofas e aconchegantes.
As flores geralmente têm a companhia das folhas e dos caules verdes, para dar uma ornamentação completa desses elementos naturais.
Também é ótimo fazer contornos de desenhos de animais e outras figuras com o rococó, como estrelas e corações nas golas ou nos centros das roupinhas.
Bordado rococó em fraldas
A prática do bordado rococó em fraldas deixa a peça com um tom clássico e sofisticado, porque além dos desenhos feitos com esse ponto, é possível fazer escrita de nomes.
Os detalhes podem ser bem pequenos também, para quem deseja mais discrição e neutralidade.
Contudo, o rococó pode crescer e tomar diferentes volumes em toda a peça (isso também vale para outras roupas e acessórios).
Por exemplo, um ornamento de flores pode conter flores pequenas e menos volumosas juntamente com flores grandes e mais volumosas.
Faça a composição que desejar para a decoração em fraldas, mas talvez seja melhor optar pelas opções delicadas e meigas para as crianças.
Bordado rococó em toalhas
O bordado nas toalhas é muito parecido com as fraldas, geralmente possuindo detalhes singelos e discretos, com desenhos e nomes em conjunto.
A diferença é que, enquanto as fraldas costumam usar cores mais sóbrias e delicadas, as toalhas também se utilizam das cores vibrantes e mais escuras.
As cores escuras destacam melhor os contornos e as vibrantes contribuem com o destaque dos elementos figurativos.
Dessa forma, as toalhas são decoradas para pessoas de todas as idades e isso precisa ser levado em conta antes da escolha visual de cada peça.
Depois de aprender como fazer o ponto rococó tudo fica mais fácil, experimente nas toalhas os desenhos abstratos, além das flores e das letras para montar palavras.
É possível criar o seu bordado rococó em toalhas com mais praticidade do que se imagina.
70 Ideias de artesanato com bordado rococó
Confira dicas incríveis de peças delicadas para fazer com ponto rococó. Aproveite!
Que show!! Estou maravilhada de ver todos estes trabalhos lindíssimos! Ai que vontade que dá de saber fazer!
Estou encantada! Amei!
Tem como aprender?
Quanta coisa
Amei esse tipo de bordado. Muito interessante. Quero aprender
Quero aprender a bordar rococó.
gostaria muito de aprender a fazer esses bordados e ter os moldes
muito lindo mãos de fada ,parabéns aos criadores.
simplesmente,fiquei enlouquecida com esses bordados maravilhosos..estou aprendendo … espero pelo menos chegar perto.desses
Estou encantada com tanta beleza das suas criações, gostaria de saber se você tem website onde eu possa comprar e se você entrega fora do País se eu comprar . Obrigada
Esse tipo de bordado é simplesmente lindo! Amo tudo que está relacionado ao bordado. Com certeza será a minha próxima conquista no artesanato que tanto AMO!!! Lindas peças! Espero chegar nem que seja um pouquinho próximo dessas obras de artes. Obrigada pelas dicas e por compartilhar tanto conhecimento conosco. Parabéns pela iniciativa!!!