O porta fraldas é uma peça criativa que guarda as fraldas do bebê até ele crescer, por isso que ela é tão importante e acaba sendo uma peça de médio a longo prazo.
Existem várias receitas de passo a passo, que ensinam como fazer peças cada vez mais criativas, que podem ser instaladas no quarto do bebê fazendo parte da decoração.
O ideal é criar uma peça que integre a necessidade com a criatividade, apostando em modelos adoráveis e ao mesmo tempo bastante úteis, seja pela praticidade ou pelo tamanho e quantidade de compartimentos.
As fraldas variam de tamanho e outros pequenos objetos ou acessórios ainda podem ser colocados na mesma peça.
Entre os materiais mais utilizados na confecção do porta fralda de pano ou descartável, estão: MDF, tecido e crochê. Mas você pode fazer de EVA, papelão e outros diversos materiais.
Confira os tutoriais e aprenda mais sobre o assunto.
Porta fralda de tecido passo a passo
Esse modelo de porta fraldas é fácil de fazer e tem um formato bem convencional, a partir dele você pode variar para outros modelos com mais facilidade.
Materiais necessários
- 4 partes de tecido para o corpo do objeto (20x24cm, cada)
- 2 partes de tecido para a aba do objeto (16x7cm, cada
- Manta R2
- Material de costura (linha e agulha ou máquina)
- Botão
Escolha dos tecidos
Pegue as quatro partes de tecido que serão usadas para formar a estrutura do porta fralda e selecione duas para a frente e duas para o forro.
Manta R2
Comece encapando o fundo das duas partes de tecido que formarão o corpo da frente do porta fralda, com a manta R2, e reserve.
Encape também uma das partes que vão formar a aba, com a mesma manta R2.
Confira agora o passo a passo da costura da peça:
Passo 1
Dessa forma, comece a confecção da aba, colocando o pedaço que está encapado virado para cima e coloque o outro pedaço sobre ele, mas com o verso para cima.
Assim, você pode costurar a aba pelo verso e depois trazer a frente para fora, puxando por dentro a partir de uma abertura superior.
Passo 2
Como a aba está no formato retangular, o ideal é deixar aberto um dos lados menores para poder puxar o tecido.
Passo 3
Quando desvirar o tecido, é hora de rebater essa mesma costura na frente, deixando ainda a parte aberta sem costura.
Passo 4
Em seguida, pegue o pedaço maior que está com a manta R2, parte da frente do porta fralda, de modo que você possa dobrá-lo no meio para fazer uma marca.
A marca servirá de guia para colocar a aba bem centralizada, perto da borda e na parte superior (na posição vertical do retângulo).
Passo 5
Colando a parte aberta (um dos lados da aba) rente à borda do pedaço maior, é possível fechá-la passando uma costura reta por cima para fixar a aba no tecido.
Passo 6
Pegue uma das partes do forro, que não possui a manta R2, e coloque ela sobre a parte que está com a aba costurada (estampa com estampa). Assim, costure no verso, passando uma costurinha na lateral para fixar as duas partes.
Passo 7
Faça isso com o outro pedaço, unindo a parte da frente com o forro, apenas pela lateral e unindo-as de modo que fique estampa com estampa também. A única diferença é que essa parte, a da frente, não tem aba.
Passo 8
Depois, costure novamente (no mesmo lugar), só que na parte da frente, nas duas partes que ainda estão separadas e cuidado para não costurar a aba junto.
Passo 9
O próximo passo é juntar esses dois pedaços que estão com a parte da frente e a parte do forro juntas. A união é feita com uma costura pelo verso, colocando uma parte sobre a outra: forro sobre forro, estampa da frente sobre a estampa da frente.
Passo 10
Deixe uma parte no forro sem a costura, com cerca de 8cm, para fazer a abertura onde o tecido pode ser desvirado, mas antes faça um acabamento nos cantos.
Passo 11
Ao costurar com um pé de máquina toda a borda, pegue uma canetinha e trace um quadrado nos cantos com 4cm cada lado a partir da costura.
Passando a mão por dentro da peça, em cada canto deixe a ponta em forma de chapéu, para fazer uma costura reta por cima da linha do quadrado que foi desenhado.
Costure como se estivesse fazendo a linha da base de um triângulo, pois o canto deve ficar com um formato de chapeuzinho. Esse é o acabamento conhecido como “caixa de leite”.
Passo 12
Depois de fazer isso em todos os cantos, desvire a peça e costure ou cole a parte do forro que está aberto. O porta fralda agora só vai precisar de um botão para ser colocado na frente, de modo que a aba possa ficar presa para fechar o objeto.
Entenda melhor como fazer passo a passo com as dicas da Aline Rogerio:
Porta fraldas MDF passo a passo
O porta fraldas de MDF é comprado pronto em MDF cru e pode ser decorado de várias formas.
No tutorial, aprenda como fazer uma customização simples.
Materiais necessários
- Peça em MDF para ser a estrutura do porta fraldas
- Peça em MDF para a tampa
- Tecido de algodão (pedaço do tamanho para cobrir a parte da frente da peça)
- Fita de cetim
- Laço de cetim
- Tesoura, régua e base de vidro
- Puxador para a tampa
- Pérolas e outras pedrinhas para decorar
- Cola
Pintura
Pinte tudo de branco, mesmo que queira pintar de outra cor depois, pois o branco vai uniformizar a superfície e prepará-la para qualquer tonalidade.
Puxador
Cole em cima da tampa um puxador da sua preferência, no final da customização, para poder usá-la.
Decoração com tecido
Só precisou de um pedaço de tecido do tamanho do retângulo que forma a frente da peça em MDF para fazer a customização.
Esse pedaço foi cortado com estilete, numa superfície de vidro e com auxílio de uma régua, para deixá-lo bem rente à medida do MDF.
Decoração com fita de cetim
Por cima do tecido já colado no porta fraldas, foi usado uma fita cobrindo a borda inferior com um laço de cetim no centro, colado em seguida.
Tudo foi fixado com cola, inclusive, o posterior desenho de coroa feito de pérolas, na parte do meio no tecido.
Veja como ficou o resultado desse incrível porta fraldas MDF no tutorial da Rhara Lembranças:
Porta fraldas de varão passo a passo
Esse porta fraldas é um pouco mais elaborado do que o primeiro e precisa de vários pedaços recortados de tecido para fazer o verso e a frente da peça, além de outros aparatos.
Materiais necessários
- Tecido 100% algodão:
4 partes de 36cm x 42cm (duas para frente e duas para o forro)
2 partes de 11cm x 125cm (uma faixa para a frente e outra para o forro)
2 partes de 21cm x 36cm (para o bolso)
2 pedaços de 14cm x 12cm (para fazer as alças)
- Manta acrílica de gramatura 60 (para estruturar o porta fraldas) – pode ser substituída por manta R2 ou até mesmo feltro
- Material de costura (linha e agulha ou máquina)
- Tesoura e/ou estilete
Passo 1
Cumprindo as medidas dadas pelo tutorial, faça a abertura superior nos tecidos que formam a frente e o verso da peça, um tecido de cada parte (forro e frente).
Passo 2
Dessa forma, dobre cada parte ao meio, separadamente, e trace um retângulo com distância de 8cm da borda externa e 10cm de altura.
Passo 3
Use um cone de costura ou outra peça com base circular para fazer o arredondamento do canto inferior formado pelos traços, assim, recorte com o tecido dobrado.
Passo 4
Depois, comece a costura pelo forro e alfinete a faixa de 125cm nas laterais da parte que foi cortada anteriormente, costurando em seguida.
Passo 5
Pegue a outra parte do forro que não foi cortada e posicione sobre as partes que já foram trabalhadas, alfinetando e costurando as laterais dela com as laterais da faixa.
Passo 6
Com todo o forro costurado, passe para os bolsinhos, passando a costura no verso para unir a borda inferior de cada parte.
Passo 7
Na parte das alças, dobre no meio e costure as laterais de cada pedaço, separadamente, depois da costura é só desvirar a parte da frente, colocando-a para fora.
Passo 8
Agora faça o revestimento com a manta acrílica, colocando ela no fundo das duas partes que estruturam a frente e a parte de trás do porta fraldas.
Passo 9
Refile tudo para não ter sobras laterais, deixe apenas uma sobra na borda superior do tecido sem a manta para facilitar a costura final.
Passo 10
Na montagem da estrutura externa, coloque tudo no posicionamento correto antes de costurar. Então, coloque a parte da frente virada para cima e a parte do bolso virada para cima sobre a parte da frente.
Passo 11
Em seguida, coloque a faixa da parte externa nas laterais e a parte de trás (do tecido da parte externa) virada para baixo e com as bordas ao lado das bordas da faixa.
Passo 12
Passe a costura e depois vire pela abertura superior, que não deve ser costurada, para ver o resultado.
Lembre-se que as faixas devem ficar nas laterais, tanto as do forro quanto as da parte externa do porta fraldas, então costure devagar parte por parte. Desse modo, a costura é feita nas duas laterais da faixa.
Passo 13
Com o forro e a frente, ambos costurados, coloque a frente no verso novamente e coloque ela por dentro do forro, ajustando os tamanhos, colocando costura com costura.
Passo 14
Assim, passe a costura para fixar o forro, inserindo também as alças que devem estar dobradas no meio e colocadas na parte de cima, entre o forro e a parte da frente.
Verifique também, caso o seu tecido seja estampado, se o desenho da alça ficará para cima ou para baixo depois que você desvirar a peça.
Veja o passo a passo e aprenda como fazer todas as etapas com a Ane Martins Costura Criativa:
Porta fraldas de parede passo a passo
Esse passo a passo é ideal para quem gosta de reaproveitar recipientes que poderiam ser jogados fora.
Com ele, você reaproveita uma vasilha grande de picolé que pode ser transformada em um porta fraldas de maneira criativa.
Materiais necessários
- Vasilha grande de picolé
- Tecido 100% algodão com estampa da sua preferência
- Régua
- Tesoura
- Cola
- Caneta
Etapa 1
Primeiramente, marque de cima para baixo a medida de 14cm, e, nessa altura, faça uma linha horizontal na frente da vasilha.
Etapa 2
Em seguida, nas laterais da vasilha, trace uma diagonal até o canto superior.
Etapa 3
Depois de fazer todas as marcações, corte a parte da vasilha que está sobre essa marcação.
Tente cortar de modo que a parte riscada com caneta seja retirada, pois a caneta pode manchar o tecido sobre a cola.
Etapa 4
O revestimento em tecido, posteriormente, pode acontecer de diversas maneiras, mas o mais simples é usar um pedaço grande e deslizar as mãos sobre ele para colar.
A cola deve está espalhada uniformemente pela superfície da vasilha, use um pedaço pequeno de tecido para espalhá-la.
Faça os cortes no tecido na medida que vai colando-o sobre a vasilha.
Etapa 5
Corte as sobras e passe cola na borda superior para cobri-la um pouco com o tecido que sobrou depois do recorte.
Etapa 6
Pregue a peça na parede com parafusos e buchas, se quiser.
Veja como fazer essa decoração rápida no vídeo da Patrícia Porta:
Outros tipos de porta fraldas que você precisa conhecer
Alguns tipos de porta fraldas, feitos com costura criativa, podem ser interessantes, como é o caso daqueles que possuem o contorno desenhado a partir de animais bem fofos.
Além disso, os desenhos de diversos animais, flores, coroas, estrelas e nuvens de amor podem aparecer nos bordados, feitos por cima de qualquer peça dessa.
O porta fralda com o nome do bebê acaba sendo uma opção bem usual também.
Já o crochê cria porta fraldas em forma de cestinhas, com os lindos fios de malha.
Usando o feltro pode-se criar ursos de pelúcia que são, na realidade, um tipo de porta fralda mais estilizado. Por fim, o porta fralda em forma de estojo é uma excelente opção para quem quer levá-lo nas bolsas, malas ou mochilas.
Confira mais opções de porta fraldas para maior inspiração!