A mochila de crochê é uma peça linda e surpreendente, porque a confecção dela pode parecer difícil, mas existem opções bem simples, com pouca diversidade de pontos em crochê.
Podem ser feitas por iniciantes que querem se arriscar na técnica fazendo peças maiores.
As mochilas ainda podem conter apliques e enfeites para torná-las ainda mais bonitas e criativas.
São tantas possibilidades de formatos, cores e tamanhos diferentes, que a escolha nunca é fácil.
Cada peça traz o seu destaque e tem opção para todos os gostos. Alguns modelos de mochilas de crochê estão super na moda e podem ser os seus preferidos.
Por isso é importante conhecê-los, sobretudo, quem quer entrar no mercado vendendo artesanatos de crochê. No caso das mochilas, elas podem ser feitas com fio de malha, barbante, e outros fios de crochê. Basta escolher!
Mochila de crochê infantil
Para fazer mochilas de crochê infantis é importante pensar em cores vivas ou delicadas que mesclem tonalidades diferentes e tragam surpresas.
A mochila pode ser bem simples, mas o público infantil deseja muita alegria e diversão, então, capriche em estampas que sejam animadas.
É possível fazer desenhos com o crochê ou criar estampas através de apliques.
O crochê ainda oferece a opção de usar cores diferentes, fazendo emendas com o fio durante o trabalho, para gerar detalhes e estampas em algumas partes ou na peça inteira.
Alguns modelos bem legais são os que representam frutas, como melancia ou morango; animais, como coelhos ou corujas; e bonecos, como amigurumis ou personagens animados.
Existem mochilas de crochê que são da Galinha Pintadinha, da Pepa Pig e do Mickey, por exemplo.
Essas figuras podem ser feitas como apliques que são inseridos depois da peça pronta, sendo confeccionadas com feltro ou com o próprio tipo de fio usado para fazer a mochila.
Porém, alguns modelos fazem apenas pequenos detalhes simbólicos e aproveitam mais o trabalho em crochê como o próprio meio para decorar.
Sabendo disso, faça arco-íris, flores e nuvens de amor; coloque pompons, franjas ou muitos laços. Inspire-se e crie as melhores mochilas infantis de crochê, levando diversão para a criançada.
Mochila saco de crochê
A mochila saco feita em crochê é muito especial, principalmente por ser um modelo prático e bem versátil.
O tamanho dessas mochilas costuma ser menor e ela pode ser usada de diferentes maneiras, atrás, na frente ou na diagonal do corpo.
O ideal é se tenha mais de um tipo de alça ou que a alça seja adaptável, justamente para que a bolsa tenha mais possibilidades de uso.
Os modelos de mochila saco são interessantes, eles usam cordões para ajustar a parte de cima da mochila, fechando ou abrindo a peça.
Escolha o modelo com a trama que mais te agrada, usando os pontos de crochê necessários para montar a peça no estilo desejado.
Mochila de crochê masculina
A mochila de crochê masculina costuma ser neutra e grande. As decorações para o estilo masculino são simples, mas muito harmônicas.
O azul, marrom, preto ou cinza, são cores que permeiam por muitos modelos desse tipo.
O uso de botões pode ser interessante, assim como a criação de compartimentos, como bolsos.
Cada pessoa tem uma preferência, mas geralmente quem decide por uma mochila masculina tenta aproveitar o máximo da sobriedade das cores e do estilo. Além disso, usufrua dos detalhes em metal (prata ou bronze) para enfeitar a peça.
Entre os modelos masculinos infantis preferidos estão as mochilas de super-heróis. As crianças adoram.
Mochila de crochê com fio de malha
O fio de malha traz uma sensação de fofura e maciez para as mochilas de crochê.
As texturas que podem ser criadas com esse tipo de fios são muito atrativas e especiais, dando um aspecto diferenciado para diversos modelos.
A mochila pode ser personalizada do mesmo modo que acontece com os fios de barbante. Os modelos podem ser grandes, pequenos, monocromáticos ou coloridos.
O fio de malha é ecológico, porque é um material feito com sobras de malhas, contudo, é fácil de ser encontrado em diferentes tamanhos.
Para quem nunca experimentou, vale à pena produzir muitas mochilas de crochê com esse material.
Modelo de mochila de crochê de costa
Os diferentes modelos de mochilas de crochê surpreendem porque mostram o quanto essa técnica pode ser útil para todos os estilos.
Com isso, existem vários tipos de mochilas de costa que são feitas em crochê, de modo que qualquer modelo também pode se adaptar para esse tipo de mochila.
Afinal, uma sacola oval, quadrada, triangular ou redonda, por exemplo, pode ter os espaços necessários para inserir as alças nas costas e se tornar uma mochila assim.
Tem vários tamanhos para experimentar e muitas figuras decorativas para se inspirar, criando modelos personalizados para cada pessoa.
Como fazer mochila de crochê passo a passo
Este passo a passos vai te ensinar a confeccionar uma mochila de costa em crochê, de modo muito simples.
Materiais utilizados
- Linha nº 6 (452m)
- Agulha nº 5
- Agulha de tapeçaria
- Fita métrica
- Tesoura
Em todas as carreiras use fio duplo (dois fios de barbante) e finalize as carreiras com pontos baixíssimos para arrematar e iniciar a próxima.
Passo 1
Inicie com 27 correntinhas, fazendo mais duas correntinhas e voltando quatro correntes para iniciar a carreira. Todas as carreiras são feitas com meio ponto alto.
Passo 2
Faça uma carreira completa de meio ponto alto em cada corrente e, nos cantos, faça cinco (5) pontos em uma mesma correntinha.
Passo 3
Ao dar uma volta completa, faça a segunda carreira da mesma forma, mas fazendo aumento nos cantos (acrescentando um meio ponto alto a cada ponto de base).
A terceira carreira é apenas feita de meio ponto alto em cada ponto de base, inclusive nos cantos (sem aumentos).
Passo 4
Nesta próxima etapa é preciso fazer o comprimento da base da mochila, então, continue fazendo mais 19 carreiras do mesmo jeito que foi feita a terceira carreira.
Passo 5
Na vigésima carreira faça grupos de quatro (4) pontos separados por uma correntinha e um ponto de base, criando espaços vazios nessa volta.
Passo 6
A penúltima carreira é feita com meio ponto alto em cada ponto de base e a última é o acabamento com pontos baixíssimos em todos os pontos de base também.
Você terminou a base da mochila de crochê, agora faça o cordão para amarrar o topo da peça.
Como fazer o cordão
150 correntinhas + sobra de 15cm em cada ponta para aplicar na mochila.
Aplique o cordão, assim: entre e saia pelos espaços vazios até fazer a volta completa com as pontas no centro e para fora da mochila.
Se quiser, crie detalhes para enfeitar as pontas do cordão como mostra o tutorial. Depois, continue a confecção da peça, fazendo as alças e a capa de trás.
São duas alças para as costas e uma alça pequena para o topo.
Veja como fazer mochila de crochê com as dicas da Ruth Fabricia:
+60 Modelos de mochilas de crochê que estão na moda
Veja agora as melhores ideias de mochilas feitas com crochê:
Amei esse site,não conhecia. Amo artesanato, faço croche,trico ,e ultimamente tenho feito muito
trabalho em amigurumi . Estou apaixonada por esse trabalho.
Preciso urgente da receita da muchila urso numero 13, onde conseguir
PARABENS PELO SITE E ARTESÃS
Ana
Amei. Era isso que eu procurava.
Adorei os trabalhos. Gostaria do passo a passo da mochila masculina.
Gostei muito das mochilas , gostaria dos passos para fazer a mochila ponto pipoca
gostei muito do site
como faço pra conseguir a receita passo a passo da mochila número 14, um monstrinho divertido
Queria saber como receber receita das mochilas 5, 10, 18, 35 e 60.