Para quem deseja transformar a decoração da casa pintando parede, saiba que é possível deixar tudo do jeitinho que sempre sonhou, sem gastar muito. Basta ter dicas valiosas e um bom tutorial para se inspirar.
Quem é que não deseja um ambiente novinho em folha, não é mesmo? Muitas vezes uma pintura de parede desgastada ou que já não é mais a cor dos sonhos, e a solução é renovar com uma boa pintura.
Por mais que pareça difícil fazer esse serviço sem chamar um profissional, é possível sim fazer com um bom resultado! E, para ajudar com inspirações, este artigo traz técnicas para parede de gesso 3D, pintura com fita, dicas e passo a passo. Confira!
Pintando parede: o que passar na parede antes de pintar?
Se a intenção é renovar ou criar do zero uma decoração pintando parede, é importante saber que esse é somente um dos últimos passos.
Veja também:
Antes da pintura a parede precisa ser preparada, mesmo que seja novinha em folha. E o primeiro passo é limpar as paredes para que não haja o risco de ter resíduos.
Também é importante limpar com a ajuda de uma espátula para retirar as partes que estiverem soltas na parede. Isso acontece muito em paredes que já foram pintadas e a tinta velha fica caindo.
Caso tenha mofo nas paredes, o ideal é passar cloro e deixar por pelo menos uma hora agindo. A massa corrida também deve ser passada nas paredes antes da pintura para corrigir as imperfeições. Em seguida, é necessário lixar e limpar para finalizar pintando a parede.
Como preparar a tinta para pintar a parede?
Para realizar a pintura da parede é necessário preparar a tinta, independentemente de qual marca for. Não basta simplesmente passa-la do jeito que vem de fábrica, pois não deixa com uma textura bonita e não tem um bom rendimento.
Sendo assim, é preciso transferir para uma bandeja adequada para a preparação da tinta e misturar com a quantidade indicada de água para ficar mais fácil de manusear.
Não é necessário se preocupar, geralmente, as latas já vêm com recomendação do fabricante sobre a quantidade de água a utilizar. Além disso, uma dica importante é ir adicionando água aos poucos para que não dê bolhas.
Como passar massa corrida na parede pintada?
A massa corrida é uma parte importantíssima na pintura, pois ela tem a função de cobrir todas as imperfeições da parede, seja relevos, buracos ou outras coisas.
Saiba como aplicar da maneira correta antes de começar pintando parede:
- Com uma espátula, pegue a massa corrida e passe na parede, espalhando;
- Espalhe sempre a mesma quantidade de massa para que todo o local fique uniforme;
- Comece a aplicação de baixo para cima para que não caia massa no chão, evitando o desperdício;
- Passe a primeira camada de maneira uniforme e deixe secar por cerca de 12 horas;
- Para que o resultado seja mais satisfatório, aplique uma segunda camada após esse período;
- Após a segunda camada, espere secar por mais 24 horas e em seguida, lixe toda a parede;
- Com a ajuda de um pano úmido, retire o pó da parede;
- Está pronta para começar a pintar a parede.
Parede pintada com fita
Uma das tendências em decorações é a parede pintada com fita. Ideal para quem deseja criar um designer moderno e inovador para o ambiente, esse modelo de parede tem conquistado muitas pessoas.
O processo é simples e pode ser feito até mesmo com fita crepe. O segredo são as marcações e a limpeza da parede antes de iniciar o processo.
Depois da parede limpa, para iniciar o processo pintando parede com fita, é necessário marcar com a trena onde a fita irá ficar. Isso fará com que os desenhos ou formas geométricas fiquem exatos como planejado.
É possível encontrar moldes na internet dessas formas para facilitar na hora de fazer as marcações. Depois das marcações, basta colocar as fitas bem definidas e pintar por cima, com muito cuidado para não fugir do local indicado. Após a pintura, é preciso deixar secar antes de retirar as fitas.
Como pintar parede com rolo
A pintura com rolo é considerada uma das mais simples, mas, quando não se tem habilidade ainda, é importante ter alguns cuidados para que a pintura saia perfeita, manchas ou tinta escorrendo.
O primeiro passo é cobrir as superfícies que precisam ser protegidas, como o piso e o rodapé, por exemplo. E também, retirar todos os objetos que estiverem por perto, incluindo cortinas, tapetes, etc.
Depois da parede e tinta preparados, como já foi explicado acima, é hora de começar pintando parede com rolo. Passe o rolo na bandeja com a tinta preparada e evite que ele fique encharcado.
Em seguida, comece a pintar a parede espalhando bem a tinta e sempre repassando o rolo, repetindo o mesmo processo. Após passar a tinta por todas as paredes e cobrir todas as superfícies, espere secar.
Aplique uma segunda demão para que o resultado fique melhor, sempre observando o tom das paredes já secas para que fiquem todas iguais. Vale destacar que, mesmo a pintura com rolo, é preciso dar um retoque final nos cantos com a ajuda de um pincel.
Como pintar parede com textura
A textura na parede é feita com rolos especiais para este processo. Eles são personalizados de acordo com a textura que cada um deseja fazer e tem diferenças entre si.
A aplicação é feita com massa fina. Após a aplicação da textura e quando já estiver bem seca, já pode começar pintando parede por cima da textura.
Não tem segredo neste processo e ele pode ser feito com rolos de lã, pincel adequado e também compressores.
Como pintar parede já pintada
A parede que já foi pintada precisa de uma preparação especial antes de receber a nova pintura. É muito importante limpar bem, retirando todas as partes descascadas com a ajuda de uma espátula.
Mesmo que fique descascado em alguns lugares, não tem problema, depois será corrigido. Em seguida, deve-se passar a massa corrida para corrigir as imperfeições e seguir com os mesmos procedimentos quando se passa a massa.
Em alguns casos, também é possível pintar por cima de outra pintura, desde que a parede esteja em bom estado e a pintura nova cubra a antiga.
Fotos de paredes de gesso 3D pintadas
As paredes em 3D também são uma das tendências para decoração de ambientes. Elas são, normalmente, feitas em uma parede apenas e para dar um destaque a mais no cômodo desejado.
Além de ser uma das opções mais bonitas para decorar pintando parede, também existem diversos modelos incríveis para se inspirar.