O gorro de crochê é uma peça rápida e econômica para ser feita, sem falar que ela pode ser uma peça-chave nos dias frios.
Essa peça também é fácil de fazer, pois com paciência, atenção e tranquilidade, você vai conseguir criar modelos simples, mesmo sem muita experiência.
- Crochê quadrado: dicas simples para um trabalho perfeito da vovó
- Como fazer bolsa de crochê Prada passo a passo
Com a prática, modelos mais criativos podem te inspirar numa produção mais elaborada, mas se for iniciante não se preocupe com isso agora.
O mais importante é saber que o gorro de crochê é muito versátil e democrático, ou seja, diferentes estilos podem ser concebidos na produção dessa peça.
Conheça um pouco mais sobre modelos femininos, masculinos e infantis para descobrir opções incríveis que podem ser feitas para venda ou com interesse pessoal.
Gorro de crochê feminino passo a passo
O passo a passo desse gorro de crochê feminino mostra um modelo em duas cores: o rosa e o bege claro. São perfeitos para quem quer uma peça mais neutra (bege) ou mais atraente (rosa), sem falar que é muito fácil de fazer.
Os pontos mais usados, são: o meio ponto alto, o ponto baixíssimo e as correntinhas. E a linha precisa ter uma elasticidade que garanta a adequação em diferentes tamanhos de cabeça.
Confira o passo a passo da Claudete Azevedo Crochê e faça você mesmo um lindo gorro de crochê:
Gorro de crochê masculino fácil de fazer
Esse modelo na cor azul marinho é muito elegante e atrativo para a maioria dos homens, feito com o fio Mollet. Para o modelo masculino, pode ser importante ter uma barra mais comprida para o tamanho adulto (em relação ao modelo feminino), por volta de 50 centímetros.
O pompom marrom no modelo azul deixa a peça ainda mais sofisticada, embora muita gente pense que os modelos masculinos não usam pompons.
O tutorial do Professor Neddy Ghusmam também apresenta pontos que dão relevo à peça, como o ponto fantasia, deixando o gorro com uma textura bem elaborada. Mas, sabendo fazer os pontos básicos do crochê fica muito fácil de acompanhar. Confira!
Modelo de gorro de crochê fácil em 2 horas
Esse gorro de crochê apresenta opções para qualquer tamanho e mostra o trabalho feito com 2 fios juntos, usando 2 cores diferentes.
A agulha precisa ser 5,5mm ou até mesmo a de 6mm para este trabalho com 2 fios. E o modelo traz as seguintes referências de tamanho para a barra do gorro:
- Até 3 anos – 30 correntinhas
- De 4 a 10 anos – 35 correntinhas
- Adultos – 40 correntinhas
Confira o tutorial da Suh Alonso e veja como é fácil fazer esse gorro incrível:
Dicas para iniciantes
O crochê é uma técnica que exige prática para aperfeiçoá-la e as dicas ajudam a ter sucesso nas primeiras peças, vencendo as dificuldades iniciais.
Primeiro, busque um vídeo-tutorial da peça desejada para observar os tipos de pontos, além das formas e sequências feitas por eles.
Procure por peças que sejam feitas através de pontos de crochê básicos, como correntinha, ponto alto, ponto baixo e ponto baixíssimo.
A média de tempo para a feitura de um gorro de crochê é de 2 horas, no entanto, o tempo e os materiais vão depender das habilidades de cada pessoa.
O ideal é sempre comprar uma linha na cor da sua preferência, usando uma agulha confortável para você e que corresponda às indicações do rótulo.
Se for trabalhar com um fio por vez, as agulhas intermediárias de 4mm a 5mm são as mais recomendadas para quem está começando.
O fio Mollet é mais usado nas confecções de gorros por ser elástico e macio, mas evite que os pontos de crochê sejam muito apertados para não tirar a elasticidade.
Por fim, preste atenção no tamanho do gorro para começar com o número correto de correntinhas ou de múltiplas carreiras, começando a feitura pela barra da peça.
Gorros de crochê com temas
Usar temas de crochê é uma forma ideal para fazer peças lúdicas e divertidas.
Sendo assim, o tema Ursinho ou Unicórnio é perfeito para recém-nascidos, bebês e crianças, embora qualquer pessoa possa usá-los para visuais divertidos e muito fofos.
Ursinho
O gorro de ursinho ganha um caráter especial através das orelhinhas pequenas e singelas.
As peças com esse tema podem ganhar muitos ou poucos detalhes, pois os modelos variam a partir das preferências de cada um.
Algumas pessoas apenas criam as orelhinhas, mas outras preferem representar todo o rostinho do urso, usando cores diferentes e/ou acessórios.
Existem modelos tradicionais que mostram o gorro de ursinho nas cores branca, preta ou marrom, mas qualquer cor pode ser usada também.
Unicórnio
O unicórnio é um animal mítico e, por si só, transmite muita fantasia e criatividade para a peça.
As cores são bem marcadas, pois existem três cores essenciais para o tema: rosa, lilás e branco.
O chifre, contudo, é o seu chamariz principal, um diferencial importante que pode ser produzido de diferentes formas para o gorro de crochê.
Na verdade, sempre existem muitas opções para representar qualquer tema nas peças, o importante é saber como aproveitá-las.
Como usar gorro de crochê?
A maneira de usar o gorro vai depender das cores e do modelo escolhido para o look.
Experimente combinar a cor do gorro com alguma cor presente no visual, pode ser até mesmo a de um acessório.
Faça também um bom proveito com nuances de tonalidades, pois uma mesma cor pode ser mais clara ou mais escura.
Além disso, os gorros que possuem uma textura e trama mais aberta, podem ser melhores opções para visuais muito fechados e vice-versa.
Da mesma forma, os gorros com pompons são ideais para visuais que sejam mais neutros com a intenção de dar um charme a mais (a depender das cores usadas, é claro!).
Qual é a diferença entre gorro e touca?
Para o senso comum, o gorro e a touca são sinônimos, e não é raro encontrarmos pessoas usando qualquer um dos dois nomes para se referir à mesma peça.
A verdade, no entanto, é que existe uma pequena diferença.
O gorro possui uma função mais decorativa e oferece maior variação de estilos, já a touca é mais funcional para proteger a cabeça e as orelhas do frio.
37 Modelos de gorro de crochê femininos e masculinos
Os modelos femininos e masculinos são estilosos, charmosos e criativos. Independentemente do gênero, há muitas opções para satisfazer todos os gostos.
São possibilidades que garantem sucesso nas vendas, para quem trabalha com artesanato de crochê. Mas, as ideias também podem ser aproveitadas por qualquer pessoa que deseja fazer um gorro de crochê por interesse pessoal.
Amei estou apaixonada pelos modelos de gorro
Amei todos os modelos, parabéns grandes artesãos
Da vontade de fazer todos, muito lindos
Olá eu amei os modelos, gosto de fazer peças e criar principalmente com lãs. Mas meu forte são tapetes de barbante. Gostaria de saber onde eu posto meu modelos para que fiquem de referência ou inspiração. Abraços 🙂
Amei todos, maravilhosossssss. Parabéns…
Lindos de mais