O Dia do Folclore é um momento marcante para conhecer costumes e tradições populares de um povo.
No entanto, as crianças da Educação Infantil não precisam conhecer apenas sobre lendas e tradições que estão longe da sua realidade local.
Afinal, também é importante trazer o folclore como um aspecto cotidiano falando, por exemplo, sobre os pratos típicos, danças, artes populares e histórias da própria região.
Sabe-se ainda que o Brasil possui uma cultura popular bastante diversa que é principalmente referenciada na cultura indígena e africana.
Por isso, pode-se falar de muitas coisas diferentes, dando a sensação de que o folclore é um universo enorme a ser conhecido.
Não existe uma receita pronta para realizar atividades sobre esse assunto, mas é importante conhecer dicas e ideias incríveis que podem tornar o Dia do Folclore ainda mais especial.
Quando é comemorado o dia do folclore brasileiro?
O Dia do Folclore é comemorado no Brasil, anualmente, sempre no dia 22 de agosto.
Esse marco foi fruto de um decreto que oficializou a importância do folclore em 1965, reconhecendo a grande riqueza dos estudos sobre a cultura popular.
Grandes nomes, como Mário de Andrade, estudaram sobre a cultura popular que envolvia o folclore brasileiro, estimulando a pesquisa e o reconhecimento do tema.
E, vale ressaltar, que esses estudos e as pesquisas já se desenvolviam no país desde o século XIX.
Sendo assim, no dia 22 de agosto é natural que aconteçam atividades educativas nas escolas, principalmente para falar sobre cultura popular na Educação Infantil.
Também é comum incluir elementos que fazem parte do dia a dia das crianças, como histórias da própria cidade e comidas tradicionais que elas conhecem.
Afinal, o folclore não é algo distante de nós!
As famosas lendas urbanas, por exemplo, estão dentro desse tema… e as crianças costumam se divertir bastante com elas, embora possam ser histórias assustadoras.
Sugestões de atividades para o dia do Folclore na educação infantil
1. Contação de histórias
Para uma atividade atrativa, chamando a atenção das crianças, uma roda de contação de histórias pode ser muito legal e interessante.
As histórias podem envolver mitos indígenas, lendas urbanas, poemas, cordéis e contos populares.
Entre tantas possibilidades, os mitos indígenas podem se destacar nessa atividade…
Por isso, é muito importante contar histórias que foram escritas pelos próprios indígenas brasileiros para que eles tenham representatividade e protagonismo sobre suas narrativas.
Até porque os povos indígenas são os povos originários dessa terra, sendo grandes responsáveis pelo imaginário popular e mitológico desse país.
Independentemente da escolha, utilize gravuras, fantoches, voz gravada, entre outros elementos complementares para fazer a contação, se desejar.
2. Cirandas e cantigas
As cirandas e cantigas são formas tradicionais de criar dinâmicas alegres para diversos espaços.
Com as crianças, é possível trabalhar cirandas com passos simples e cantando cantigas de roda.
Algumas canções bem conhecidas são “Se essa rua fosse minha”, “Marcha Soldado”, “O Cravo e a Rosa” e “Ciranda, cirandinha…”.
A ciranda ainda pode incluir brincadeiras e contação de histórias, pois o mais importante é realizar uma vivência oral e popular com toda a turma.
3. Brincadeiras populares
As brincadeiras populares são atividades simples que podem ser trabalhadas no Dia do Folclore, sim!
Essas brincadeiras marcaram época e ainda estão vivas!
Mesmo depois da chegada da internet e do avanço tecnológico, é importante voltar às raízes e resgatar o que há de melhor.
Nesse caso, algumas opções, são: bola de gude, cabra-cega, passa anel, amarelinha, esconde-esconde, pega-pega, pular corda, cabo de guerra e charadas (“o que é, o que é…”).
Isso vai animar as crianças e fazê-las perceber que o folclore vai além dos mitos e personagens conhecidos como folclóricos.
Afinal, são tradições e costumes de uma região ou de povos tradicionais.
Ideias de jogos para fazer dentro da sala de aula no dia do folclore
4. Danças folclóricas
As danças folclóricas são conhecidas por serem populares, pois fazem parte de festejos e tradições culturais específicas.
Cada dança possui uma história e compartilha a vivência de um rito, que no caso do Brasil é como a representação da arte que pulsa nos povos de determinadas regiões.
É o caso do maracatu, jongo, baião, frevo, forró, samba de roda etc.
Sendo assim, é interessante que as crianças possam assistir vídeos, ver imagens ou experimentar alguns passos de danças como essas.
5. Compartilhando experiências pessoais
O(a) professor(a) da Educação Infantil poderá ainda compartilhar experiências pessoais sobre o folclore.
Ou seja. se pode falar das comidas típicas da região, festejos populares e vivências artísticas tradicionais da própria cidade.
Assim, as crianças também poderão falar sobre suas experiências a partir da perspectiva dos alimentos, festas e danças que conhecem.
É possível perguntar às crianças sobre o que elas gostam de comer ou de fazer, selecionando aquilo que tenha a ver com a temática.
Com isso, é possível criar um painel, com imagens, palavras e/ou desenhos, mostrando a diversidade cultural e local que pode representar o folclore no dia a dia de cada pessoa.
Com relação às comidas, cada região do Brasil pode indicar um tipo específico como preferência.
Tem acarajé, lambreta, paçoca de carne seca, baião de dois, açaí, arroz carreteiro, moqueca, feijoada e muito mais.
Ideias de lembrancinhas baratas para o dia do folclore
Para falar das lembrancinhas do Dia do Folclore, é preciso contextualizar a grande inspiração para a confecção dessas peças.
Como já foi mencionado, as tradições indígenas influenciaram bastante o que se chama de folclore brasileiro e formaram as referências principais do imaginário folclórico até hoje.
Os povos indígenas já habitavam o Brasil muito antes dos portugueses e europeus chegarem aqui, de modo que os seus mitos formam uma raiz profunda da cultura popular.
A mitologia indígena entrou para o imaginário popular de muitas regiões brasileiras, ainda que sofressem mudanças e deturpações também.
De todo modo, já é tradição que as lembrancinhas para o Dia do Folclore façam uma homenagem a essas histórias.
A ideia é construir enfeites que representem personagens folclóricos que permeiam esses mitos.
Bumba-meu-boi, Iara, Saci Pererê, Lobisomem, Curupira e Mula sem cabeça são alguns desses personagens que podem ser confeccionados em papel, EVA ou feltro, por exemplo.
Com essas inspirações, é hora de criar porta-objetos, chaveiros, ponteira de lápis e enfeites diversos para o Dia do Folclore, juntamente com as crianças.
Dicas para planejamento de aula para o dia do Folclore
Que tal um caça palavras com personagens do folclore?
Veja esse modelo que criamos. As crianças vão amar!