A decoração para o Novembro Azul é uma forma de comunicação importante para chamar atenção dos homens referente aos cuidados de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.
A partir desse tema tão importante, é válido conhecer peças criativas que ajudam na divulgação dessa campanha, oferecendo informações de qualidade.
Desse modo, uma das frases mais utilizada nesse período é “homem também precisa se cuidar!”.
Já o mês de novembro foi escolhido para dar visibilidade ao tema no Brasil, principalmente, porque o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é 17 de novembro.
Além disso, o bigode se tornou o símbolo principal da campanha, juntamente com o laço azul que é semelhante ao laço rosa, da campanha do Outubro Rosa que ocorre no mês anterior.
6 Ideias de decoração para Novembro Azul
O objetivo do Novembro Azul é a conscientização sobre a importância de realizar exames preventivos relacionados ao câncer de próstata.
Recomenda-se que os exames sejam realizados, pelo menos, uma vez ao ano, em homens com idade acima dos 45 anos.
Além disso, existem sintomas que precisam ser observados e outras medidas preventivas podem ser consideradas, como dieta mais balanceada, controle de peso, redução de álcool etc.
Veja também: Como decorar um bolo de aniversário para homem
Com isso, várias decorações são montadas para estimular a participação da sociedade na campanha de prevenção à doença, destacando a cor azul e o símbolo do bigode.
Sem falar que decorações simples podem ser colocadas em diferentes espaços, como hospitais, postos de saúde, empresas, vitrines de lojas e espaços de culto religioso.
Confira algumas opções incríveis:
1. Painel Novembro Azul
O painel para Novembro Azul pode ter vários formatos, tamanhos e decorações compatíveis com o tema da campanha.
Ele deve apresentar informações verídicas e de qualidade, através de frases e textos, usando ainda símbolos significativos, que devem ser os mais populares nesse período.
Os enfeites usados podem ser balões decorativos, apliques na forma de bigode, chapéu, gravata, armação de óculos, além de figuras humanas masculinas e árvores com laços azuis.
2. Chaveiros de bigode
Os chaveiros de bigode são os mais utilizados na campanha do Novembro Azul, por representarem o símbolo principal desse movimento.
Também se pode incluir o laço azul na confecção, resultando em ótimas lembrancinhas que podem ser distribuídas em muitos locais, como escolas, postos de saúde e empresas.
Essas peças podem ser feitas de EVA, feltro, em papel grosso ou tecido, de modo que fiquem expostas em um espaço específico, podendo decorar vitrines, bancadas e outros locais.
3. Plaquinhas com mensagens de conscientização
As plaquinhas também são itens decorativos que podem apresentar mensagens personalizadas e com decorações nas bordas, incluindo apliques feitos em papel/EVA.
Elas podem ser colocadas em um pote, vasilha ou caixa customizada, para ficarem expostas em um local de visibilidade e grande acesso.
Assim, além de servirem como decoração para o Novembro Azul, a ideia é que as pessoas transeuntes possam passar pelo local, pegar as plaquinhas e levá-las para casa.
4. Livretos com histórias inspiradoras
Os livretos são mais uma forma de divulgação da campanha do Novembro Azul e podem ser, ao mesmo tempo, peças decorativas simples e fixadas em painéis ou enfeites de mesa.
Eles possuem um diferencial muito importante: histórias reais sobre o tema que envolve o câncer de próstata, com a finalidade de inspirar outras pessoas a se prevenirem.
Desse modo, é preciso pedir autorização ou usar histórias conhecidas publicamente sobre pessoas que superaram o câncer de próstata através do diagnóstico precoce.
5. Cortinas e outras ornamentações decorativas
As cortinas decorativas podem ter o formato convencional, feito em tecido, ou podem ser feitas através de varais ou armações com balões para decorar entradas, portas e paredes.
A finalidade dessas estruturas é causar impacto nesses espaços, em ambientes que estão divulgando a campanha, em prol do combate ao câncer de próstata.
Nesse caso, os balões decorativos podem ganhar destaque, especialmente se forem ornamentados com o símbolo do bigode ou o laço azul.
Independentemente do tipo de decoração, destaca-se as cores principais do Novembro Azul (azul, branco e preto) e os seus símbolos mais utilizados (bigode, laço azul, óculos etc.).
6. Decoração de mesa em azul
A decoração de mesa deve ser feita pensando em toalhas de mesa e enfeites que criem combinações entre tonalidades de azul e branco, preferencialmente.
Dessa forma, o centro de mesa pode ser um enfeite em MDF com os símbolos da campanha, – o laço azul e o bigode –, ou feito de outro material com base nos mesmos símbolos.
Outras sugestões de enfeites, são: balões, a árvore de laços e mandalas de papel nas tonalidades em azul.
Como fazer painel para decoração com tema Novembro Azul
Usando tecidos suaves (por exemplo: o voal), nas cores azul e branca, é possível criar uma decoração leve e elegante para inspirar a campanha do Novembro Azul.
Dessa forma, essa decoração é simples e muito fácil de fazer, incluindo enfeites de flores para criar efeitos criativos na composição com os tecidos.
As nuances dessa ornamentação pode receber várias adaptações de acordo com as suas preferências e desejos.
Confira o passo a passo:
Molde de bigode sobre novembro azul para imprimir
Esse molde de bigode vai ser útil para criar várias decorações para o Novembro Azul, como chaveiros, plaquinhas, painéis e enfeites de mesa ou de parede.
Esse ícone é muito importante para ser impresso e utilizado nos enfeites, por se tratar do símbolo principal dessa campanha, assim como o laço azul.
Para além dos bigodes que são confeccionados artesanalmente através desses moldes para imprimir, existem pessoas que incentivam o crescimento do bigode e da barba nesse período.
A ideia partiu do movimento inicial de pessoas que passaram a usar a cor azul e deixaram o bigode e a barba crescerem para chamar a atenção dos “desentendidos”.
Até mesmo algumas mulheres passaram a usar o bigode (como um aplique) nas ruas, para chamar a atenção dos transeuntes.
A partir da curiosidade alheia, o objetivo era espalhar a conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata.
Em geral, essa atenção à saúde masculina é essencial para inspirar a decoração do Novembro Azul.