O Tangram é uma ótima ferramenta lúdico-pedagógica. Isso porque ele permite repassar conhecimentos de lógica e geometria na educação infantil de uma forma divertida e criativa.
O que é tangram?
Ele é um quebra-cabeça criado na China com formas geométricas. Cada jogador deve criar, então, figuras ao combinar as peças de formas distintas. A Enciclopédia do Tangram afirma ser possível criar 5000 combinações distintas.
Para que serve o tangram?
Embora seja um jogo, ele é também um meio de exercitar o raciocínio lógico e a criatividade. Afinal, ele permite criar milhares de combinações possíveis entre as peças. É possível, então, recriar diversas figuras e objetos a partir do quebra-cabeça.
É uma ferramenta bastante usada em contextos pedagógicos para o ensino de lógica, e especialmente, da geometria. Como todas as formas que o compõem são figuras geométricas, o jogo é uma ótima maneira de ajudar os estudantes a visualizar as formas.
Qual a origem do tangram?
Acredita-se que o quebra-cabeça tenha surgido na China, durante o período da Dinastia Song. Eles governaram o país entre os anos de 960 a 1279. No entanto, a origem em si é incerta.
Uma hipótese para isso é o fato de durante essa dinastia, a China ter vivenciado grandes avanços tecnológicos, especialmente na área de matemática, geografia e cartografia. As primeiras ilustrações geométricas chinesas surgem nesse período.
Existem, de fato, registros sobre o jogo em livros do século XVII. É possível que tenha sido levado por navios para a Europa no século seguinte, onde alcançou grande popularidade
O que diz a lenda do tangram?
Como a origem é incerta, diversas lendas surgiram a respeito. Uma delas conta o quebra-cabeça surgiu a partir da viagem de um jovem chinês pelo mundo. Ele teria recebido de seu mestre um espelho para registrar a viagem.
Ele, então, derrubou o espelho sem querer. Contudo, percebeu que através da combinação das sete peças do espelho quebrado que ele poderia fazer o registro pelo mundo.
Em outra lenda, o imperador Tan teria quebrado um espelho que lhe pertencia em sete peças. Ao tentar juntá-lo, percebeu que as formas possibilitaram a criação de muitas figuras. Então, a partir disso, ele teria mandado produzir o jogo.
Quantas peças formam o tangram?
Ao todo, são sete peças: dois triângulos grandes, um triângulo médio, dois triângulos pequenos, um quadrado e um paralelogramo.
Como fazer um tangram passo a passo?
Com a internet é muito fácil encontrar moldes prontos na internet para fazer download e imprimir, no entanto, você também pode criar sozinho. Basta ter uma folha de papel, lápis ou caneta e alguns utensílios geométricos, como régua e esquadro.
Tutorial do tangram
Em uma folha de papel branco, desenhe um quadrado com pelo menos 15 cm de cada lado. Do lado esquerdo, desenhe um triângulo grande em direção ao meio. Na parte de cima, desenhe um triângulo igual.
Na base do quadrado, desenhe um paralelogramo e ao seu lado um triângulo médio, que feche o ângulo da figura. Acima deste, ficarão os dois triângulos menores e no meio deles, o quadrado. Pinte cada uma das formas com cores distintas para um efeito mais lúdico.
Confira o passo a passo do Museu da Vida / Fiocruz e faça você mesmo:
Imagens e figuras tangram para imprimir e recortar
Através dos buscadores da internet é possível encontrar uma infinidade de moldes e figuras já prontas para imprimir e recortar.
Você pode imprimir tanto o molde do quebra-cabeças quanto modelos de figuras e desenhos para combinar. Mas, para facilitar, selecionamos algumas opções de tangram de animais para você baixar e imprimir. Confira!
Tangram de animais
As figuras de animais são algumas das mais comuns no jogo Tangram. Existem, inclusive, diferentes possibilidades de conjunto para o mesmo animal.
Gato
Os bichanos são um dos animais com mais possibilidades de combinação. São doze as mais comuns, entre posições em pé e deitado.
Peixe
Você pode criar ao menos seis possibilidades diferentes de moldes para peixes.
Cachorro
Ao menos sete figuras de cachorro podem ser criadas a partir do quebra-cabeça.
Cisne
A figura do cisne é uma das mais clássicas do jogo. Além disso, é uma das mais fáceis de combinar para iniciantes.
Coelho
Você consegue criar pelo menos sete moldes diferentes de coelhinhos, em pé, deitado ou pulando.
O Tangram é uma ferramenta ótima para entreter e transmitir conhecimentos às crianças. Além do mais, é algo simples de fazer e montar, estimula a criatividade, o senso motor e o raciocínio lógico.