Você sabe como fazer um bilboquê de garrafa pet? Esse é um brinquedo fácil de criar de forma simples e barata. Ele pode ser usado para entreter e também em atividades pedagógicas.
O que é bilboquê?
O bilboquê é uma estrutura que contém uma bola de madeira com um buraco no meio. Ela está presa por uma pequena corda e conta com um bastão pontudo em sua estrutura, que deve ser encaixado dentro do buraco.
Confira ainda: 20 Sugestões baratas de brinquedos legais
Pesquisadores acreditam que a etimologia da palavra bilboquê tem origem francesa, com provável relação com a palavra ‘bille’. Há menções ao termo em textos da primeira metade do século XVI.
Veja também: Brincadeiras, jogos e brinquedos indígenas mais usados
Qual a origem do brinquedo bilboquê?
Até o presente momento, não se sabe exatamente como o bilboquê apareceu ou em que país foi inventado. O fato é que esse brinquedo é bastante antigo, além de ser encontrado em países bastante diversos como Japão, México e França.
Pinturas europeias já retratavam o uso do brinquedo na sociedade. Ele aparece em cenas que descreviam os reis e a nobreza, mas, provavelmente, também era utilizado nas ruas pelos cidadãos comuns. É fato que ele já era comercializado na França no século XVI.
Leia mais: 9 Ideias incríveis de brinquedos com material reciclado
Como brincar de bilboquê?
Antes de aprender a fazer um bilboquê de garrafa pet, é importante saber como é a brincadeira com esse brinquedo tão antigo.
Na verdade, a dinâmica do jogo é bastante simples. No caso dos modelos antigos, o desafio consiste em lançar a bola para o alto e buscar encaixá-la na parte mais fina do bastão. Já no bilboquê de garrafa pet, o objetivo é colocar a bolinha dentro do espaço do funil.
É um ótimo jogo para entretenimento individual, mas também pode envolver algum tipo de disputa, com mais de uma pessoa. Nesse caso, vence quem conseguir acertar mais vezes em um período de tempo cronometrado.
Como fazer bilboquê de garrafa pet
O bilboquê é um jogo que pode ser totalmente sustentável. Então, além da brincadeira final, o próprio processo de criação dele pode ser uma atividade lúdica e que entretém a criança.
Não existem limites para a criatividade nessa confecção. Por isso, você pode escolher os modelos e cores de sua preferência. Para fazer um bilboquê de garrafa pet, você vai precisar de:
- 1 garrafa pet descartável de 2L de qualquer cor;
- Fita adesiva;
- Barbante ou cadarço de tênis;
- 1 folha de jornal ou revista;
- Tesoura sem ponta;
- Adesivos ou canetas coloridas para enfeitar o suporte.
O primeiro passo é amassar a folha de jornal ou revista, para fazer uma bola. Na sequência, você deve envolvê-la com fita adesiva, de modo que uma das extremidades do barbante se conecte à bolinha.
Corte a garrafa pet na altura do gargalo, em um comprimento que não seja equivalente a um funil médio ou uma taça. Tire a tampa e, então, prenda a outra ponta do barbante dentro da garrafa.
Para finalizar o seu bilboquê de garrafa pet, você pode decorá-lo com adesivos coloridos ou fazer desenhos com canetas, apenas para deixá-lo mais estiloso. Assim, já está pronto para começar a brincar.
Curiosidades sobre o bilboquê
Consta que na França, o bilboquê teria vivido um auge durante a corte de Luís XIV, entre 1661 e 1715. Ele também teria sido uma das brincadeiras favoritas do rei Henrique III.
No Japão, onde o brinquedo também é popular até os dias de hoje, ele é chamado de kendama. Os japoneses sabem fazer centenas de truques diferentes no jogo.
Uma curiosidade interessante é que no seriado Chaves, muito popular no Brasil, o protagonista costumava brincar com um bilboquê em sua vila. O brinquedo também está presente no México há séculos e por lá, é chamado de balero.
Aproveite que você não precisa investir quase nada e crie um bilboquê de garrafa pet para brincar com as crianças. É uma brincadeira simples e muito divertida, com uma história muito interessante.