As atividades de alfabetização para crianças do 1º ano da Educação Infantil podem ajudá-las na prática da leitura e escrita inicial das palavras.
Aprender a ler é um desafio que abre horizontes para o mundo ao redor. Os pequenos se atraem pelas palavras de maneira natural e cada vez que aprendem uma palavra percebem novas possibilidades.
A comunicação se torna mais fluida e a sociabilidade entre outras pessoas aumenta. Cada criança terá suas facilidades e dificuldades nesse percurso, portanto, é também um desafio para o educador perceber as melhores atividades que podem favorecer este aprendizado.
As ideias prontas deixarão o trabalho ainda mais prático para ser realizado, sendo atividades complementares que já são bastante utilizadas na Educação Infantil.
Veja ainda: 90 Atividades de alfabetização para imprimir
10 Sugestões de atividades de alfabetização para o 1º ano
As sugestões apresentadas a seguir, são exemplos de exercícios que podem ser aplicados na sala de aula da Educação Infantil e formam um grupo de atividades eficazes no processo da alfabetização.
As atividades no papel são auxiliares e complementam uma série de dinâmicas e jogos que possuem o mesmo objetivo com as crianças, estimulando a compreensão das letras, sílabas e palavras.
Saiba mais: 11 Atividades de colagem para educação infantil
1 – Pintando as vogais e consoantes
Depois de aprenderem o alfabeto, é importante dividi-lo em dois grupos: vogais e consoantes. As crianças devem perceber as diferenças entre esses grupos, reconhecendo a forma escrita e o som de cada letra.
Sugira que pintem as vogais e consoantes com cores diferentes (vogais podem ser pintadas com vermelho e as consoantes com azul, por exemplo).
Confira também: 10 Atividades de coordenação motora fina e grossa na educação infantil
2 – Pintando as letras faladas
Depois de repetir todo o alfabeto várias vezes com a turma, se quiser focar ainda mais no som de cada letra, pode-se criar uma dinâmica através dessa percepção oral.
Nesta atividade, o professor ou a professora deverá pronunciar uma letra e as crianças devem marcá-la ou pintá-la no papel. Então, a atividade pronta deve trazer todas as letras (embaralhadas ou não) para serem coloridas, elas podem estar dentro de círculos ou quadradinhos.
3 – Montagem das sílabas
Essa atividade é também muito importante para que as crianças treinem a formação das sílabas simples a partir da junção de uma consoante com cada uma das vogais.
Nesse sentido, os alunos e alunas exercitam a escrita e a pronúncia das famílias silábicas, visualizando-as no papel e escrevendo ao lado. Elas ainda podem formar palavras a partir das sílabas trabalhadas.
4 – Desembaralhar as sílabas
A partir do uso de uma palavra já conhecida e trabalhada com a turma do 1º ano da Educação Infantil, é possível exercitar habilidades cognitivas que contribuem para o processo de alfabetização.
As sílabas embaralhadas e associadas a uma imagem no papel, vão estimular o reconhecimento dos sons e a identificação da palavra que deve ser formada a partir da organização silábica correta.
É o caso da palavra CANECA aparecendo de forma confusa como NE-CA-CA, na atividade.
5 – Contar as sílabas
Contar as sílabas é um exercício que, para além da aprendizagem dos números, favorece a organização verbal e fonética na construção das palavras.
A criançada passa a ter um contato inicial com a divisão silábica, aprendendo que toda palavra pode ser dividida em sílabas.
Nesta atividade pronta, pode-se pedir que o(a) aluno(a) conte as sílabas das palavras escritas e pinte pequenos desenhos a partir da respectiva quantidade.
6 – Circular o nome correto da figura
Quando as crianças vão aprendendo novas palavras, é comum que elas memorizem com facilidade quando tais palavras têm a ver com o seu cotidiano.
Então, esta atividade se utiliza justamente dessas palavras comuns e já conhecidas, para que as crianças identifiquem a sua escrita correta entre outras opções de grafias que estão incorretas.
Este é um modo de fazê-las perceber a palavra com maior atenção, pois a palavra “banana” estará em um quadro, junto com opções incorretas de escrita, como “banano” ou “balana”.
Cada criança deve circular somente a resposta certa e uso de imagens associadas a cada palavra é sempre bem-vindo em atividades infantis.
7 – Escreva a letra/sílaba inicial de cada desenho
Para os pequenos do 1º ano da Educação Infantil, estimule a escrita deles com letras ou sílabas, apostando nas letras e sílabas iniciais dos nomes associados aos desenhos impressos na atividade.
Se o exercício fosse “escreva a palavra completa”, o desafio ficaria muito maior, por isso a indicação é começar pelo básico. A palavra CACHORRO, por exemplo, possui duas sílabas mais complexas no meio e no fim.
Contudo, nessa atividade ela pode ser utilizada, se a orientação for a escrita da primeira letra ou da primeira sílaba, e neste caso seria a letra “C” e a sílaba “CA”.
8 – Ler para desenhar
A frequente leitura de letras e sílabas é uma forma de melhorar essa habilidade, de modo que alguns nomes começam a ser lidos com mais facilidade com o passar do tempo.
Uma sugestão de atividade é conduzir a leitura de algumas palavras impressas, para que elas desenhem a respectiva figura em um espaço no papel que está destinado para isso.
Existem diversos modelos dessa atividade, que podem variar entre a indicação de desenhar ou pintar a figura correta a partir da leitura do nome.
9 – Complete as palavras
Os quadrados ou traços vazios colocados no meio das palavras, indicam os espaços que devem ser preenchidos pelas crianças, com vogais ou consoantes que elas devem descobrir.
É comum que, nesta atividade pronta, exista uma imagem ao lado para que as crianças a associe com as letras que estão visíveis e procurem escrever as letras que faltam.
O ideal é usar diferentes indicações, pedindo para completar as palavras com vogais ou para completá-las com determinadas consoantes, indicando pelo menos duas, como “R ou L”, “C ou Q”, “M ou N”.
Assim, a atividade alfabetização para o 1º ano pode focar no aprendizado de determinados grupos de letras para gerar uma assimilação gradativa do conteúdo.
BAIXAR TODAS AS ATIVIDADES EM PDF
10 – Treinando o alfabeto
Veja algumas ideias maravilhosas para trabalhar as primeiras letrinhas com alunos do 1º ano da educação infantil:
Relacione todo o alfabeto com imagens de figuras, cujo os nomes de cada uma delas tenha a letra inicial correspondente (de A à Z).
Por exemplo, a criança deverá perceber que a palavra “abacate” começa com a letra A, bem como a palavra “bola” começa com a letra B, e assim sucessivamente. Desse modo, essa atividade de alfabetização para o 1º ano, também pode incluir desenhos para colorir no papel.