O tecido poliéster é um dos têxteis mais populares no mundo. Com milhares de aplicações possíveis, industriais e de consumo, esse é um tecido sintético frequentemente derivado do petróleo que possui baixo custo.
Pensando nisso, listamos as dúvidas mais frequentes entre aqueles que desejam comprar peças produzidas em poliéster.
Leia mais: Tecido crepe é bom, esquenta ou amassa?
O que é tecido poliéster?
Como já foi dito, poliéster é um tecido sintético. No que diz respeito à sua composição química, esse tecido é um polímero formado principalmente de compostos dentro do grupo éster.
Algumas das suas fibras, assim como da maioria das fibras sintéticas, são feitas de etileno e a maior parte das suas formas não é biodegradável.
Confira ainda: Tecido suplex é transparente, esquenta ou estica?
Características: como é o tecido poliéster?
Geralmente, esse tecido é composto pela união de poliéster com algodão ou outra fibra natural. Por ser altamente resistente às condições ambientais, o poliéster produz peças de vestuário desconfortáveis.
Somente quando misturado ao algodão, apresenta melhor encolhimento e durabilidade. No entanto, é possível que derreta em calor extremo e cause danos corporais irreversíveis.
Veja também: Composição, cores e para que serve o tecido oxford
Onde é usado o tecido poliéster?
Devido a sua facilidade de absorção, o tecido poliéster é usado principalmente na fabricação de roupas para atividade física, peças íntimas e uniformes profissionais. Isso porque, diferente de tecidos como algodão e linho, o poliéster é muito prático por não amassar.
Além disso, também é possível encontrar o uso desse material em artesanato e artigos de casa, como toalha de mesa e pano de prato e travesseiro.
Tecido poliéster é bom?
Sim! Poliéster é bom, especialmente para as pessoas que não gostam de passar ferro nas roupas e buscam peças práticas, duráveis e de boa absorção para o dia a dia.
Peças em poliéster são resistentes a desgaste, por isso, raramente desfiam ou furam. Fora isso, o custo-benefício desse material é excelente.
Ele é muito usado na indústria têxtil devido ao baixo custo em relação a alternativas naturais, como algodão.
Tecido poliéster é quente?
Essa é uma grande desvantagem do tecido poliéster: ele é quente. Por não ser um tecido respirável, ou seja, possuir alta retenção de calor, roupas nesse material podem causar enorme desconforto quando usadas para realizar atividades de longa duração em épocas quentes.
Quando comparado ao algodão, o poliéster é muito mais quente.
Poliéster estica?
Não! Naturalmente, o tecido poliéster não estica, deforma ou amarrota. Contudo, frequentemente o poliéster é combinado com elastano.
Nesses casos, as roupas se tornam muito mais elásticas e confortáveis. Um exemplo frequente dessa união pode ser notado nas calças legging produzidas para academia e prática de outras atividades físicas.
Essa é uma confusão muito frequente porque o poliéster é comumente confundido com poliamida. A diferença entre os dois, no entanto, está justamente na elasticidade, maciez e sedosidade, que são maiores no poliamida.
Embora este seja igualmente versátil, é mais refrescante e seu uso é basicamente exclusivo para roupas adequadas à prática de atividade física.
Tecido poliéster é transparente?
Infelizmente, o poliéster é transparente. Afinal, possui uma trama mais fina, exigindo o uso de peça íntima mais clara e, possivelmente, sem costura.
Esse é um tecido vendido em grande diversidade de cores e estampas. Inclusive, ainda que o poliéster tenha maior solidez ao tingimento, a tendência é que, independentemente da coloração, as peças desbotem na medida em que forem lavadas.
Poliéster encolhe quando lava
Poliéster não encolhe significativamente quando lava. Em comparação com peças produzidas em material 100% algodão, o tecido poliéster confere menor índice de encolhimento.
Do mesmo modo, a rugosidade é muito menor, as peças são mais lisas e amarrotam com muita dificuldade.
Ademais, vestimentas nesse tecido secam rapidamente, pois a fibra de poliéster não retém água.