Você sabe como fazer um circuito para Educação Infantil? Essa atividade é uma ótima maneira de desenvolver a capacidade motora das crianças. Além disso, ela pode ser criada a partir de estruturas e ideias simples.
O que é circuito para educação infantil?
O circuito para educação infantil é uma modalidade que tem como foco o desenvolvimento das habilidades e capacidades físicas das crianças. Assim, ela propicia o estímulo de diferentes partes do corpo, colaborando com o aprimoramento neuromotor.
Veja mais: 10 Brincadeiras que as crianças vão adorar
Todo movimento corporal se relaciona ao sistema nervoso central, de modo que é responsável pelo estímulo específico em certas áreas do cérebro. Então, o estímulo motor ocorre principalmente quando praticamos atividades físicas.
Por sua vez, a atividade física é muito importante para associação e aprendizagem de novos tipos de movimento, assim como pela reativação de antigos padrões.
De forma sucessiva, a cada movimento que realizamos, ativamos certas terminações nervosas que se iniciam no cérebro e chegam até os membros requeridos, através do comando do córtex motor.
Por isso, a partir da realização de atividades físicas orientadas, as terminações nervosas melhoram a capacidade de ativação e inibição dos músculos. Isso possibilita um avanço motor.
É comprovado cientificamente que a melhora dos movimentos corporais colabora para o aumento da autoestima e da sociabilidade dos indivíduos, e promove uma maior sensação de bem estar.
Saiba também: 7 Ideias de jogos pedagógicos para educação infantil
Qual é o objetivo do circuito para as crianças da educação infantil?
O estímulo à prática de atividades físicas, por si só, é extremamente benéfico para as crianças. No entanto, a prática do circuito para educação infantil em si traz benefícios específicos para esse público.
O primeiro deles é o desenvolvimento das suas capacidades de coordenação motora. Isso é algo muito importante de ser estimulado durante o período da infância.
Outros objetivos são a melhora do equilíbrio dinâmico e estático e o aprimoramento de sua força muscular.
Leia ainda: 6 Jogos e brincadeiras populares que as crianças vão amar
Como fazer circuito motor para educação infantil?
Para fazer um circuito para educação infantil, não é preciso buscar estruturas complexas ou materiais específicos. Isso porque o principal é ter em mente os objetivos que a modalidade oferece às crianças.
Assim, é possível elaborar os circuitos com a realização de atividades que estimulem diferentes tipos de movimentos corporais, como saltar, descer, subir, rastejar e desviar.
Para isso, é necessário um espaço adequado para a disposição dos materiais e circulação dos pequenos e o uso de materiais simples, como colchonetes, pneus, baldes, tábuas, etc.
4 Ideias de circuito para educação infantil
Veja abaixo algumas ideias simples de circuito para educação infantil, que você pode reproduzir com a sua turma no pátio ou quadra da escola.
1 – Fita no chão
O uso de fita adesiva colorida, da tradicional fita crepe ou a escada de agilidade é ideal para coordenação motora das crianças.
Então, pode sugerir às crianças que andem com um pé atrás do outro por cima da fita ou para que pulem sem pisar nela. Há diversas possibilidades.
2 – Corda
A corda é um material muito prático que oferece diferentes possibilidades de circuito. A mais clássica, obviamente, é pular a corda, mas uma ideia interessante é integrá-la dentro de um circuito maior, com outras ações.
Outras opções simples são: caminhar em cima da corda com os braços abertos; andar lateralmente ou de costas sobre a corda; pular alternando os lados; entre outras atividades.
3 – Caminho de bambolês
Este circuito contém fileiras de bambolês no chão, uma ao lado da outra. O circuito pode ser de pulos alternados e com 1 pé ou com os 2 juntos.
Quando todas as crianças completarem, pode ser feita uma nova rodada, com um grau de dificuldade maior, como por exemplo, cronometragem do tempo.
4 – Contorne os obstáculos
Com certeza, esse é um dos tipos mais populares de circuito para educação infantil. Especialmente porque pode ser feito com diferentes tipos de materiais, que são dispostos ao longo de um mesmo espaço.
Alguns materiais que funcionam bem para formular esse tipo de circuito são bambolês, bolas, pequenos cones, corda, cesta de arremesso e tapete de ginástica.
Para ficar mais fácil dos pequenos acompanharem, você pode fazer um traçado do circuito, de modo que eles consigam respeitar o espaço.
Como você viu nesse artigo, não precisa de tantas coisas para montar um bom circuito para educação infantil. Se inspire nessas sugestões e coloque a criançada para se movimentar!