Se quer realizar atividades sobre matemática, as formas geométricas para imprimir podem ser bastante úteis para formar uma base sólida dos conhecimentos matemáticos desde a Educação Infantil.
Afinal, essas formas são utilizadas em muitos conteúdos dessa matéria, que vão se tornando mais complexos de forma gradativa, conforme o avanço de nível que ocorre em cada ano letivo escolar.
Para as crianças, as formas geométricas podem ser apenas o início desse processo, mas se trata de uma parte fundamental para seguir em frente.
Com o aprendizado inicial dessas formas, ocorre o incentivo ao reconhecimento da tridimensionalidade e o desenvolvimento cognitivo também é estimulado.
Ao imprimir, é possível criar a noção tátil e visual sobre essas figuras e a criançada poderá realizar atividades diversas com esses impressos.
Veja também: Desenhos com formas geométricas para imprimir
Quais são os nomes das formas geométricas?
Para começar a trabalhar com as formas geométricas, pense primeiramente nas principais formas planas e fale um pouco sobre as características de cada uma delas.
É importante dizer que todas as figuras geométricas possuem linhas que se conectam por pontos no espaço, ilustrando essa ideia a partir de exemplos.
O próprio processo de alfabetização trabalha com essa ideia, ao estimular a escrita das letras e números a partir de pontilhados que vão se conectando quando o lápis vai traçando uma linha sobre eles.
Sendo assim, apresente as figuras principais pelo nome e fale um pouco sobre elas de maneira simples, se possível, mostrando as figuras geométricas impressas.
Quadrado: possui quatro lados que são feitos por linhas retas do mesmo tamanho, as pontas das linhas se encontram nas extremidades para criar a forma, assim, pode ser o formato de uma mesa ou cadeira.
Retângulo
Possui quatro lados, sendo semelhante a um quadrado, mas as linhas retas não são todas do mesmo tamanho, pode ser o formato de uma sala ou de um outro cômodo da casa/escola.
Triângulo
Possui três linhas retas, sendo que duas formam uma ponta e as linhas podem ter tamanhos diferentes, desse modo, a figura pode ser semelhante ao formato do telhado de uma casa.
Círculo
Não possui linhas retas, é como se fosse o contorno de um ponto, pode ser associado ao formato da letra O.
Confira ainda: Objetivo e como fazer circuito Educação Infantil
Dicas para trabalhar as formas geométricas na educação infantil
Muito melhor do que explicar detalhadamente cada forma geométrica, é fazer com que as crianças da Educação Infantil possam ter uma experiência ou vivência com cada uma delas.
Objetivo
O objetivo deve ser fazê-las reconhecerem a forma pelo nome e pelo próprio formato que poderá ser observado visualmente ou percebido pelo toque.
Por isso, as formas geométricas para imprimir são usadas para dar essa percepção visual inicial, e elas também podem ser recortadas para passar a percepção tátil.
Desse modo, ao tocar nas formas recortadas, as crianças poderão ter uma melhor noção do formato espacial da figura utilizada.
Fazê-las perceber a presença das formas geométricas nos contornos de imagens e objetos também é uma forma de estimular o reconhecimento.
A imagem de uma estrela, por exemplo, pode ter cinco, seis ou mais triângulos, e no desenho de um coração é possível observar dois semicírculos e um triângulo.
As crianças podem não entender isso totalmente, mas a percepção ficará mais aguçada.
Importância de estimular a aprendizagem
Cada atividade ou brincadeira vai colaborar para esse aprendizado de formas diferentes.
Além disso, é importante compreender que a reprodução das figuras geométricas, feita pelas crianças, é um exercício introdutório, mas muito necessário.
Sendo assim, se pode estimular a reprodução de uma forma geométrica por cima ou ao lado de um desenho da mesma figura, através de palitinhos ou bolinhas de crepom para criar o contorno adequado.
Obviamente que outros materiais podem ser utilizados pelas crianças, como galhos de árvores, fitas, fios e linhas.
A partir de exercícios como esse, a turma também poderá criar outras figuras através da noção espacial que conquistaram ao entenderem as formas geométricas básicas.
Posteriormente, as atividades podem estimular o desenho de uma determinada forma, sem a referência visual completa, por exemplo, pedindo que a criança complete um lado ausente da figura com o lápis.
Dicas extras
Para expandir os horizontes, utilize também brinquedos que tenham as formas básicas (quadrado, triângulo e círculo).
Nesse sentido, peças em madeira, EVA, plástico ou papel são bem-vindas.
Ah! E não se esqueça de estimular bastante o sistema linguístico da criança…
Para isso, fale sempre o nome da forma geométrica em voz alta e estimule a percepção dessa mesma figura, observando se ela está presente em outros objetos ao redor.
Use como exemplo as cadeiras, as portas, as janelas, o quadro, materiais escolares, espelhos, bolas, entre outros objetos.
Em todo caso, a atmosfera lúdica e alegre precisa estar presente…
Afinal, é por isso que vivências e atividades divertidas são mais interessantes e eficazes do que uma longa explicação sobre qualquer assunto para as crianças.
Lembre-se que elas aprendem melhor brincando!
Leia mais: Atividade sobre identidade na educação infantil para imprimir
Formas geométricas para imprimir e colorir
Ao imprimir as formas geométricas, será possível realizar uma atividade de colorir que pode ser muito interessante para o público infantil que está tendo em contato com esse conteúdo.
Os desenhos para colorir são sempre tarefas lúdicas e importantes para o desenvolvimento infantil, pois estimulam o sistema motor e cognitivo do corpo humano.
Sem falar que a arte de desenhar e pintar trabalha a criatividade, a imaginação e traz aspectos do brincar que devem ser bastante estimulados nos ambientes destinados às crianças.
Por isso, ensine as figuras geométricas através de atividades conduzidas pelo entusiasmo, incluindo, de preferências, algumas brincadeiras e jogos.
O desenho da forma geométrica para imprimir e colorir pode servir como uma tarefa principal ou complementar na sala de aula, para o ensinamento do conteúdo desejado.
Desta maneira, as figuras impressas podem ser relativas às formas geométricas (de maneira pura e simples) ou relativas às ilustrações infantis que se apresentam a partir do uso dessas formas.
No caso das ilustrações, se pode pensar na imagem do sol que traz a forma do círculo, ou na imagem de uma casa, que pode apresentar quadrados, retângulos e triângulos no desenho.
Assim, as formas geométricas para imprimir podem ser bem mais atrativas e criativas, apresentando várias possibilidades de como serem utilizadas.