Como fazer a cor marrom: aprenda a criar a mistura perfeita

Saber como fazer a cor marrom é importante quando o trabalho envolve artes e artesanatos. Isso porque a cor marrom é uma tonalidade quente e terrosa que pode ser encontrada em muitos elementos como terra, madeira e folhas secas. Ou seja, quase em todos os lugares.

A mistura de vários tons pode gerar o marrom. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura e aprenda de vez a preparar tons de marrom.

Confira ainda: Dicas para usar a cor damasco nas decorações

Como fazer a cor marrom com as cores primárias?

As cores primárias são vermelho, verde, azul, amarelo e preto. São as cores mais utilizadas e que, quando combinadas, podem gerar novas cores tudo dependendo da proporção colocada.

Siga nosso Instagram e confira artesanatos e moldes PDF para imprimir!

EU QUERO OS MOLDES

Para fazer uma combinação que tenha como resultado o marrom, separe uma quantidade correspondente a uma colher de sopa de amarelo e azul, e misture. O resultado é o verde.

Ao adicionar um pouco mais de amarelo o verde vai clareando. Se adicionar a mesma proporção de vermelho, o resultado após a mistura será marrom, mas um tom bem escuro. Para clarear, coloque um pouco mais de vermelho.

Se quiser escurecer, adicione um pouquinho só de amarelo.

Veja também: Combinações de cores incríveis no tutorial de como fazer tinta

Como fazer tinta marrom para parede com bisnaga?

Para fazer tinta marrom para parede, separe os materiais: 500 ml de látex branco fosco, 20 tampas de xadrez amarelo, 20 tampas de xadrez vermelho, 20 tampas de xadrez marrom e 100 gotas de xadrez preto.

Em um recipiente limpo, comece misturando o látex com as medidas de amarelo, vermelho, marrom e preto indicadas anteriormente. Misture bem até ficar na cor marrom. E já está pronta para uso logo em seguida.

Leia mais: Conheça várias combinações possíveis de mistura de cores

Quais cores formam o marrom claro?

Na maioria dos sistemas de cores, o marrom claro é criado misturando uma quantidade relativamente maior de amarelo com quantidades menores de vermelho e azul.

As quantidades específicas de cada cor podem variar, mas em geral, a seguinte combinação de cores é usada para criar marrom claro:

  • Vermelho: uma pequena quantidade ou ausente;
  • Amarelo: uma quantidade significativa;
  • Azul: uma pequena quantidade ou ausente.

Essas são apenas diretrizes gerais e que a percepção da cor também pode ser afetada por fatores como iluminação e cores adjacentes. A mistura de cores é um conceito fundamental na teoria das cores e pode levar a uma ampla variedade de tons de marrom claro.

Ficou em dúvida de como fazer a cor marrom utilizando tinta guache? Logo abaixo estão todas as dicas de como combinar as cores.

Como fazer marrom com tinta guache?

A tinta guache é um dos materiais artísticos mais versáteis e populares utilizados por artistas, ilustradores e estudantes em todo o mundo. Com suas características únicas e a possibilidade de criar efeitos distintos, ela é uma escolha popular para diversas aplicações artísticas.

As principais características envolvem a questão de diluição, pois ela pode ser diluída em água para criar efeitos de transparência ou para obter tons mais claros e a questão de ter uma secagem rápida e poder ser aplicada em várias superfícies. Ela adere bem a maioria dos lugares.

A tinta guache é uma das opções de tintas que podem resultar em uma tonalidade de marrom. Separe tinta vermelha e amarela na proporção de 1:2, ou seja, uma quantidade pequena de vermelha para duas pequenas de amarela. Misture bem e veja a tonalidade que ficou.

O próximo passo é pegar só um pouquinho de preto e misturar na mistura anterior. O tom de marrom já surge, só precisa conferir para ver se é o tom desejado. Qualquer coisa é só adicionar mais um pouquinho de preto.

Os pontos mais importantes que devem ter atenção na hora de preparar a mistura são:

  • Lembre-se das cores primárias para começar a criar tons de marrom. Comece com uma cor de base, como o amarelo, e vá adicionando quantidades pequenas de cores como o vermelho e o azul até atingir a tonalidade desejada.
  • Comece sempre colocando as tintas em pequenas quantidades para evitar que a cor fique muito escura e desequilibrada. Ao trabalhar com tinta guache a tarefa se torna um pouco mais meticulosa, pois a proporção influencia muito.
  • Não esqueça do branco e do preto, são cores que ajudam a clarear ou a escurecer a mistura;
  • Para garantir que possa reproduzir um tom de marrom que criou anteriormente, faça um pequeno registro das proporções de cada cor utilizada na mistura;
  • Por fim, tenha paciência e pratique muito. A mistura de cores é uma habilidade que melhora com a prática. Não tenha medo de experimentar e criar as próprias misturas de tons de marrom.

Com várias opções de cores marrom ficou fácil, não ficou? Então quando não tiver nenhuma tonalidade de marrom, separe as cores primárias e arrase nas combinações.

Deixe um comentário