Você sabe como encontrar boas referências de semáforo do comportamento para imprimir? Quais são os melhores materiais para elaborar essa ferramenta pedagógica? Qual é a sua importância e como usá-la em sala de aula? Veja mais sobre o tema no artigo abaixo!
Semáforo do comportamento para imprimir
Há diferentes modelos de semáforos do comportamento para imprimir. Você pode selecionar tanto opções mais simples, que tenham apenas os espaços básicos para a identificação do comportamento, quanto opções mais elaboradas.
Leia mais: +50 modelos simples e educativos feitos com papelão
Dentre as mais elaboradas, há também uma boa diversidade de modelos, como aqueles que apresentam quadros de comportamento pautados, com espaço para inserção de acessórios ou até mesmo com temáticas de personagens como Turma da Mônica.
Veja mais: Caça ao tesouro com respostas
Veja abaixo alguns modelos que selecionamos para você de semáforo do comportamento para imprimir.
Molde semáforo do comportamento em EVA
O EVA é um ótimo material para a confecção de quadros temáticos e decorativos porque ele é bastante versátil e maleável. Além disso, optar pelo EVA cria a possibilidade de elaborar e produzir o semáforo em conjunto com os alunos.
Confira ainda: Cantinho da leitura para educação infanti
Confira ainda: 10 Atividades de coordenação motora fina
É necessário usar o EVA de pelo menos cinco cores distintas, três que são para a identificação do semáforo, uma para o fundo do quadro e uma última para fazer as letras. É possível adicionar detalhes em outras cores também.
O mais legal é que é um molde bastante simples de reproduzir, com formas geométricas e sem tantos detalhes específicos. Por isso, é uma boa ideia iniciar os trabalhos na ferramenta a partir da própria execução com a turma.
Veja abaixo alguns modelos de molde semáforo do comportamento em EVA para reproduzir e confeccionar com os alunos.
Qual o objetivo de trabalhar o semáforo do comportamento?
Um dos maiores desafios dos professores de educação infantil é justamente trabalhar o comportamento em sala de aula. Isso porque essa variável é determinante para a garantia de uma experiência de aprendizado positiva para todas as crianças.
Ao mesmo tempo, trabalhar a questão do comportamento não significa uma imposição de disciplina rígida ou severa sobre os alunos. Ao contrário.
A principal referência, na verdade, é trabalhar com as crianças a importância do respeito, da tolerância e da convivência pacífica a partir da diversidade.
São esses valores que vão colaborar para que as crianças desenvolvam uma formação ética e consciente.
Assim, usar a dinâmica do semáforo do comportamento é uma das ferramentas possíveis que os professores podem utilizar para trabalhar esse tema em sala de aula, de uma maneira mais leve e educativa.
Como usar o semáforo do comportamento na sala de aula?
Cada professor pode criar sua própria maneira de uso da dinâmica do semáforo do comportamento, especialmente porque as turmas de crianças são bastante diferentes entre si.
Assim, algumas ênfases que podem fazer mais sentido em uma turma mais agitada podem ser menos impactantes em turmas com crianças que já possuem um nível de convivência mais pacífico.
De qualquer forma, a aplicação da dinâmica do Semáforo do Comportamento possui a essência de utilizar o comparativo com as cores do semáforo de trânsito (verde, amarelo e vermelho) como referenciais para o comportamento.
Assim, quando as crianças se comportarem bem durante as aulas, o semáforo estará na cor verde. Quando houver uma necessidade de ajuste no comportamento, o semáforo altera para a cor amarela. E quando os comportamentos negativos persistem, ele fica na cor vermelha.
A possibilidade de visualização das cores e a associação com algo que elas vivenciam em outros contextos (como a experiência de observar os semáforos de trânsito) é bastante efetiva para fazer com que as crianças entendam o funcionamento da dinâmica.
Além disso, com o tempo, elas passam a se sentir estimuladas a manter o semáforo na cor verde porque associam essa cor a um comportamento adequado. Portanto, tendem a melhorar a convivência uns com os outros e a refletirem mais sobre suas atitudes.
Por isso, usar modelos de semáforo do comportamento para imprimir é a maneira mais simples e rápida de colocar essa dinâmica em prática com as suas turmas de educação infantil!