Arte e Educação Infantil é uma dupla e tanto! Na infância, a arte possui um imenso valor para o desenvolvimento integral. A criatividade é uma qualidade inerente ao humano e, através dela, é possível expressar emoções, ideias, habilidades e conhecimentos.
Nos primeiros anos de vida, valorizar essa qualidade é fundamental, pois é na infância que a personalidade começa a se formar.
E, no decorrer da vida, seria muito importante a permanência da arte no cotidiano de cada pessoa e, nesse caso, a arte seria o sinônimo de um conjunto de modalidades expressivas. Teatro, música, pintura, desenho, modelagem, escultura, fotografia e muitas outras modalidades, são recursos impressionantes para o bem-estar geral.
Veja como aproveitá-las na Educação Infantil e enriqueça as vivências com a criançada.
Confira também: Atividades com números na educação infantil para imprimir
Qual a importância da Arte na educação infantil?
As atividades artísticas são importantes na Educação Infantil porque oportunizam um melhor desenvolvimento das potencialidades humanas.
A arte de brincar, desenhar, contar histórias, pintar e cantar, por exemplo, potencializam a capacidade de criação que todo ser humano possui.
Para a criança isso é muito importante porque isto contribui para a sua autoestima e a construção da sua identidade, afinal, ela se expressa de maneira autêntica e é valorizada por isso.
Nesse sentido, não se trata simplesmente de realizar atividades artísticas na sala de aula, mas de mediar essa relação através de aspectos motivadores, sem julgamento estético.
É preciso compreender a arte na Educação Infantil como um espaço de experimentação, como um jogo no qual a criança participa ativamente da sua construção.
Com isto, as crianças podem explorar os seus sentidos, simbolizando, imaginando, interpretando, analisando e desenvolvimento habilidades específicas. Assim, a percepção se amplia e a compreensão sobre questões de outras áreas do conhecimento pode ser facilitada.
Veja ainda: Atividades sobre os 5 sentidos na educação infantil
Qual o objetivo da arte na educação?
Existem muitos objetivos pertinentes para serem destacados aqui, a respeito da arte e Educação Infantil.
Primeiramente, o estímulo da criatividade, pode ser considerado como o objetivo geral das práticas artísticas, pois é a qualidade mais estimulada durante as práticas.
Contudo, é importante dizer que a criatividade é uma capacidade muito abrangente e, em síntese, representa a capacidade de resolver problemas de um jeito novo ou não-óbvio.
Então, o imaginar é essencial porque o raciocínio se torna mais lúdico e inovador, contribuindo para todos os demais objetivos referentes a essa prática, que são:
- Melhorar a percepção sobre si, o outro e o mundo, tendo mais consciência das próprias emoções e das realidades ao redor, estimulando ainda a cognição e o sistema motor.
- Reduzir o estresse e a ansiedade, compreendendo que as crianças também passam por conflitos sociais e familiares, e sendo a arte uma ferramenta para a descontração.
- Desenvolver senso crítico, que está associado ao aprendizado da aplicação de conceitos e estratégias através, por exemplo, da expressão artística em relação a um tema específico.
- Ampliar associações e contextos, facilitando o aumento do repertório de ideias, palavras, objetos, números, cores, animais, alimentos etc.
Saiba mais: Atividade sobre identidade na educação infantil para imprimir
05 Sugestões de atividades para trabalhar arte na educação infantil
Com diferentes modalidades artísticas, é possível criar inúmeras atividades para serem trabalhadas na Educação Infantil. A seguir, confira algumas sugestões:
1 – Artes visuais: desenho com temática livre ou sugerida
O desenho é uma habilidade simples, no qual a criança geralmente se sente à vontade para expressar as suas ideias. Para trabalhar com essa técnica, basta oferecer lápis de cores, giz de cera, hidrocores, entre outros materiais de desenho, como apontador, borrada e lápis comum.
Com isto, indique um tema, como primavera, floresta mágica, família, etc., para direcionar a construção de elementos específicos, como árvores, flores, casa, animais etc. Ou oriente cada criança a desenhar livremente, até mesmo para conhecer o repertório imagético de cada criança a partir disso.
2 – Música: escute e reproduza sons com as crianças
Ensinar uma música nova, uma cantiga ou até mesmo uma ciranda, pode ser uma atividade musical bastante lúdica, e tal música escolhida pode suscitar reflexões diante de algum tema.
A atividade é conduzida de acordo com canção escolhida, podendo-se trabalhar com temas, como: amizade, família, respeito e educação. Primeiro, é interessante pedir que as crianças escutem a canção e somente depois tentem reproduzi-la.
De outro modo, é possível utilizar apenas um som natural, como o som da chuva, para que as crianças escutem, relaxem e depois tentem reproduzir coletivamente.
3 – Teatro: encene histórias contadas pela turma
O teatro é uma modalidade bastante ampla, podendo incluir música, dança, objetos, bonecos e marionetes na história a ser contada.
É importante que, primeiramente, se pense na história que será escolhida para a encenação. Só depois disso, a professora ou professor deverá orientar as crianças para a construção das cenas que vão dar “vida” ao conto.
Se uma história for criada em sala de aula, o ideal é realizar a escolha de um tema, e depois responder as seguintes perguntas: Quem? Onde? Quando? Como? Por quê?
Contudo, a história também ser algum conto que já existe, o mais importante é se divertir e deixar que as crianças encontrem soluções para a organização da cena.
4 – Dança: crie ou recrie coreografias
Para os mais tímidos, a dança pode ser uma excelente via de expressão, porque o mesmo movimento pode ser reproduzido por todos e, assim, toda a turma se vê conectada.
Sendo assim, comece com coreografias simples, para que todas as crianças se envolvam. Use danças circulares, em roda, ou danças que tenham músicas alegres para estimular mais o movimento.
Faça passos simples e só comece a elaborar coreografias mais complexas de maneira gradual e adequada para cada faixa etária.
A dança também pode ser orientada através de vídeos, de modo que as crianças possam imitar ou recriar as coreografias de maneira livre, sem ter que seguir uma regra específica.
5 – Artes plásticas: faça uma exposição
Com diversos materiais plásticos (imagens de revistas, cola, barbantes, massinhas de modelar, brilho, EVA, papel etc.), facilite a criação artística numa construção livre de cada criança.
Seja através de tema livre ou um tema específico, a ideia é que cada aluno(a) busque usar somente os materiais que desejar, realizando colagens, modelagens, pinturas ou outra coisa.
No final, as obras serão expostas, tais quais ficariam numa exposição de artes plásticas. Portanto, é uma atividade que tem o objetivo de valorizar todas as criações e ideias feitas.
Diante da arte e educação infantil, nenhuma obra deve ser considerada melhor do que a outra, e os educadores precisam focar apenas na criatividade, no fazer, na entrega de cada criança.