Aprenda a fazer um xale de crochê passo a passo e use em qualquer estação do ano.
Embora seja considerado um agasalho, usando o crochê você pode fazer desde os xales com pontos mais abertos e linha fina, até os xales com pontos mais fechados e lã bem grossa, para se proteger do friozinho ou não.
De qualquer forma, esse xale incrementa e aprimora o seu look! Fácil de fazer e muito prático para usar, sem dor de cabeça você combina o xale com diversas peças e ocasiões (dependendo do seu estilo!).
Afinal, o crochê é uma técnica muito antiga e ainda hoje é usada em uma ampla variedade de produtos. Se você nunca fez ou usou o crochê, comece experimentando fazer o xale!
Veja também lindos modelos de poncho de tricô.
O que é xale de crochê?
O xale de crochê é a sua alternativa para incrementar o seu look esbanjando charme e, se necessário, te protege do frio (nesse caso, o xale deverá ser feito com pontos de crochê mais fechados e com uma lã mais grossa).
Peças de roupa produzidas a partir da técnica do crochê são presentes usualmente apreciados, mesmo considerando o tempo investido na prática, além da paciência envolvida no processo de fabricação.
Além disso, a ampla variedade de produtos possíveis – como ponchos, boinas, estolas, cintos, saias etc. – torna ainda mais evidente te a universalidade intrínseca à prática de fazer crochê.
Existe um tamanho padrão de xale?
Não existe! Tem xale de todos os tamanhos e para todos os estilos. Não há limites de combinações para essa peça, tampouco pode ser padronizado por um único tamanho e jeito de usar.
Xales podem ser bem pequenos ou bem extensos, e também podem estar em diferentes formatos geométricos, como um triangulo, um quadrado, um retângulo.
Como usar o xale de crochê e arrasar no look
Geralmente, se usa o xale de crochê sobre os ombros ou envolta do pescoço, pois ele tem uma aproximação com o uso do cachecol.
Contudo, como já foi mencionado anteriormente, você poderá usar ele amarrado ou enrolado em outras partes.
Tutorial de confecção simples de xale de crochê passo a passo
Preparado para começar a fazer o xale de crochê? Esse xale que você vai aprender tem um formato triangular e você poderá usar franja nele… Além disso, ele é bem simples de fazer!
Veja alguns tutoriais do canal Circulo:
Veja fotos de xales de crochê e inspire-se com essas ideias:
01- O degrade de cores é uma combinação perfeita
Ele é como uma manta de crochê, que fica solto sobre os ombros, enrolado no pescoço e por vezes pode estar também sobre outras partes do corpo, solto ou amarrado.
02- O xale é uma peça essencial para os dias frios
03- Você pode brincar com diversos tipos de pontos de crochê
A peça em si é muito versátil e oferece muitas possibilidades para a mente humana que é muito criativa!
04- Com a linha mais fina é possível criar um acessório para dias mais amenos
05- É uma peça ideal para passeio
É uma peça solta, então, por si mesma ela já apresenta muitas possibilidades. Existe uma liberdade no uso do xale, em geral, e feito de crochê não seria diferente. Ele só é ainda mais charmoso e criativo, não acha?
Ao invés de colocá-lo solto sobre os ombros, você pode amarrá-lo na frente do peito, jogar a maior parte para um lado só, pode prendê-lo na cintura, colocá-lo sobre a cabeça ou deixar ele atravessado no seu tronco, dentre outras maneiras.
06- Seja um passeio urbano ou no campo
Os tons pasteis sempre são uma opção a ser considerada no xale de crochê para formar um look. Contudo, os modelos coloridos são bem admirados pelo público em geral e eles não passam despercebidos.
07- As peças coloridas compõe um look incrível
No mais, você pode usar um xale de crochê com uma cor específica ou com várias cores, por cima de uma roupa monocromática ou muito neutra para contrastar. Isso é uma dica incrível!
08- Você pode usar peças mais básicas com um xale com diversas cores
Leia mais sobre cachecol com bolso em crochê.
09- O seu xale pode ganhar detalhes como o tassel nas pontas
10- A linha mais grossa garante um xale bem quentinho
11- Alguns modelos de xale podem ter a ponta mais arredondada
Xale de crochê com fio prisma
Já ouviu falar em fio Prisma? Ele se lançou a poucos anos atrás no mercado e continua fazendo sucesso, provocando novidades e grande interesse do público para elaborar peças com diferentes combinações de cores.
Prisma é o elemento transparente que divide as cores do arco-íris. A partir dessa ideia, surgiu o fio Prisma, que comporta, na mesma linha, mais cores ou mais tons, depende da marca e da coleção.
Muita gente compra o fio Prisma para fazer efeito “degradê” na peça e fica muito estiloso! Esse fio é uma ótima oportunidade para explorar as cores com mais praticidade.
12- A ponta do xale pode ter detalhes em toda a borda
13- A combinação de linhas fica a seu critério
14- Os modelos com franja dão um ar moderno na peça
15- As cores quentes deixam o xale com a cara do verão
16- Os pontos diversificados garantem um peça diferenciada
17- A criação do xale pode ser feita por partes
18- Com a combinação de cores variadas você pode ter um peça bem divertida
Mini xale de crochê
O mini xale de crochê é como se fosse um lenço e geralmente é usado envolta do pescoço! Já viu coisa mais graciosa e linda? É bem curtinho, como o nome já diz, por isso costumam usar ele também no verão.
19- Você pode combinar diversos estilos em um único xale
20- O modelos mais curtos garantem looks mais descontraídos
21- A combinação de cores vai de acordo com seu gosto pessoal
22- Essa é uma das cores mais solicitadas no inverno
Xale de crochê com bolso
A peça é tão versátil que dá para fazer até bolso nela! O que era para ser uma peça de incremento no seu look, de repente, tem mil e uma, utilidades…
No frio, uma mão no bolso faz diferença, né? É claro que o bolso não serve diretamente para isso, mas é sempre bom pensar nas possibilidades, principalmente pensando em quem não gosta de usar luvas.
O xale de crochê com bolso costuma ser mais comprido, justamente porque fazem parte das peças que são usadas no outono-inverno.
23- O xale com bolso é bem prático
24- Você poderá incluir franjas no seu xale
25- O bolso é um detalhe bem versátil
Xale de crochê x Ponto segredo
O ponto segredo no crochê é bastante usado, forma figuras de flores (pelo menos, para alguns pode parecer flores!). É lindo, charmoso e fácil de fazer.
O ponto fica bem vazado e é a coisa mais linda! O xale de crochê em ponto segredo, pode ser o segredo para você arrasar no look em qualquer estação.
26- O azul sem dúvida é uma cor que fica muito bem em um xale
27- O rosa claro pode ser fica ótimo combinado com cinza
28- Para um xale mais fresco os pontos largos são ideiais
29- O cinza também pode ganhar degrade
Bebês ficam lindos com xale de crochê
Já repararam? É claro que não é nada difícil deixar um bebê lindo, porque todos eles já são lindos… Porém, potencializar o charme do bebê não é para qualquer um.
30- Para os bebês invista em um linha mais fininha
Experimente usar um xale de crochê para enrolar um bebê e tire à prova você mesmo! Você ainda pode cobrir assentos e camas dos bebês com um xale de crochê lindo e aconchegante.
31- Combine com sapatinhos bem fofinhos
Existem várias opções de xale de crochê infantil
As opções infantis são sempre mais coloridas e inventivas! São peças graciosas e ao mesmo tempo prezam muito pelo conforto e pela segurança. Algumas lãs de crochê são específicas para bebês, por exemplo.
De qualquer maneira, o xale de crochê infantil pode ter uma ampla variedade de modelos, com o uso de franjas, pompons, bolsos, cordões, laços e até capuz.
Eles podem ser longos ou curtos, e podem ser usados como os adultos os usam. Mas, a grande diferença é que geralmente são bem mais coloridos, cheios de figuras igualmente graciosas como corações e flores feitas também em crochê.
32- A crianças se amarram em cores bem vivas
33- Além do tradicional você poderá incluir um capuz no xale
Xale de crochê para festa ou ocasiões especiais
Nas ocasiões especiais, o xale vira a peça que arremata o toque de sofisticação no look! Porque a peça em si é muito delicada e charmosa, mas para não errar no charme é melhor ficar atento.
Primeiro, comece a partir da roupa que você vai usar. Qual cor combina com ela ou pode fazer um contraste legal? Depois você pensa no estilo do xale: é curto ou longo? É muito vazado ou muito fechado?
Contudo, pense sempre no estilo da ocasião. Se for um casamento na praia, certamente você vai usar uma peça mais vazada, não é? Ou bem curtinha, sem bolsos, provavelmente…
Combine esse conjunto de elementos, para não vacilar na escolha. Não precisa se prender a padrões, mas tente não ficar fora da moda!
34- Algumas combinação de cores inesperadas ficam lindas
35- Alguns pontos mais fechados formam um modelo diferente
36- Xale cinza com rosa, uma combinação que dá certo
37- O tom goiaba garante um peça especial
38- O xale em tons terrosos combina com diversas estampas e roupas
39- O verde em degradê pode surpreender
Modelos de xale para decorar o sofá
Lembram que o xale é uma espécie de manta? Pois, então, você pode usá-lo em outros lugares além de usar em você mesmo… como em cortinas ou no sofá da sua casa.
No caso do sofá, se for pequeno… você vai poder centralizar o xale para ficar equilibrado entre os lados. Mas, sendo grande ou pequeno, você pode colocar o xale apenas em um dos lados ou partes do sofá de modo bem despojado.
O xale pode estar dobrado ou esticado na hora que você for colocá-lo no sofá, por isso, saiba como você quer ajustá-lo através de vários experimentos! Ouse e abuse da sua imaginação.
40- Seu xale pode se tornar um ótimo item decorativo
41- Além de deixar o móvel aconchegante
Xale com ponto abacaxi está na moda
O ponto de abacaxi é uma moda difícil de não usar. Afinal, com ele você pode tecer a figura inspirada no abacaxi de diferentes formas.
Pode ser usada em todo o xale ou em algumas partes ou somente nas bordas ou formando uma linda “mandala”, por exemplo.
É sempre uma boa opção usar o ponto abacaxi, mas aproveite porque agora a moda está trazendo muitas novidades para ele dentro das receitas para o xale de crochê.
42- Um peça com muitas cores garante um xale bem divertido
43- As cores quentes ficam ótimas em degrade
Mais alguns modelos de Xale de crochê
44- Uma combinação de cores inesperada que pode dar certo
45- Com pontos mais abertos, você cria peças bem especiais
46- A combinação de cores em forma de listras deixa seu xale diferenciado
47- Você pode usar mais de um tipo de pontos em seu xale
48- Os bicos da ponta deixam o xale ainda mais bonito
49- Você pode brincar com o tipo de bico que irá fazer
50- Detalhes especiais são o diferencial em peças exclusivas
51- A combinação de azul com rosa garante um lindo degrade
52- Detalhes com cores fazem a diferença
53- Com pontos mais largos você cria peças tradicionais
54- Simples e fácil de fazer, essas carreirinhas coloridas farão a diferença
55- Você pode finalizar suas pontas com formas mais arredondadas
56- Cores em tons pasteis deixam o xale bem delicado
57- O degrade arco iris fica perfeito
58- As cores escuras também ficam bem quando misturadas
59- Os pontos abertos deixam as peças mais descontraídas
60- Detalhes na barra podem deixar seu xale mais bonito
61- A combinação alaranjada deixa sua peça com cara de mais quentinha
62- A combinação de cores pode ser bem diferenciada
63- As flores deixa o xale com estilo ainda mais romântico
64- Você também poderá aplicar as flores ao longo da peça
65- O publico mais jovem ou infantil ama um desfiado nas pontas
66- O ponto quadriculado vai deixar sua peça com estilo diferente
67- A criatividade pode gerar peças incríveis
68- Os pontos abertos criam peças leves
69- Você poderá brincar com suas cores preferidas
70- O clássico de degrade azul fica lindo
71- Uma das cores preferidas e tem uma ótima combinação com suas roupas
72- O xale combina com diversas peças do seu guarda roupa
73- Cores claras, como o amarelo e o verde combinam com várias peças do guarda roupa
74- A linha crua pode gerar um lindo xale
75- Com pontos diferentes você pode criar looks mais elaborados
76- Os tons mais neutros ornam com looks mais básicos
77- Os pontos diferentes formam contrastes bem estilosos
78- O contraste de cores pode impressionar
Como fazer um xale de crochê passo a passo
Vamos lhe ensinar a fazer essa peça:
Primeiro, faça um metro e meio de correntinhas. Em seguida, faça 8 correntes e conte os pontos, voltando 1, 2, 3, 4 e prenda com “ponto baixo” na 5ª corrente, ou seja, com a ponta comece a levar o fio para trás até o lugar certo para dar o “ponto baixo”.
Repita o processo por todo o metro e meio de “correntinhas” que foi formado. Depois faça 6 “correntinhas” para subir. Pulando três “correntinhas”, prenda dentro da 4ª correntinha, dando um “ponto baixo”. Faça isso por toda a extensão da carreira.
Na terceira carreira você vai começar a diminuir o espaço da carreira, para ir afunilando o seu xale. Faça 6 “correntinhas” e, pulando duas “correntinhas”, prenda dentro da 3ª “correntinha”, dando um ponto baixo. Faça isso por toda extensão das carreiras.
Observe que você sempre deixa no final da carreira, um elo. É ele que vai dar uma forma ondulada quando você terminar o xale. Você também pode por uma franja nessa borda, no final.
Medidas do xale
As medidas do xale serão aproximadamente uma base de 1,50m, com duas laterais de 1,00m, e da ponta do centro para base 75cm (altura).
Seu xale termina na carreira que estiver com três elos. Dessa forma, você pode começar o acabamento.
Nas laterais você pode colocar uma franja, usando, por exemplo, 6 fios de 0,30cm de fio dobrados ao meio. Mas, você é quem escolhe a espessura da franja.
Na base do xale, faça o acabamento com um bico: suba três “correntinhas” e dê três “pontos altos”.
Pule duas “correntinhas” e na 3ª prenda com um “ponto baixo”. Repita isso por toda extensão.
Pronto! Seu xale de crochê está pronto. Quanto mais fino o fio, menor o tamanho. Quanto mais grosso, maior o xale, entendeu?
Leia também sobre cachecol de crochê.
Boa noite!!! No Pinterest tem um xale branco dizendo que tem o passo a passo, mas qdo abrimos tem outros menos o branco. Vcs podem orientar para termos o passo a passo do indicado?