A passadeira de crochê não é uma peça de “passagem”, embora a palavra remeta a este termo. É conhecida como um item utilitário, para cobertura e proteção, mas também como um tipo de enfeite.
Além disso, o crochê agrega delicadeza e beleza para sua função decorativa, e, aqui você vai aprender a usar a técnica de maneira bem prática para fazer esse artesanato incrível.
Contudo, a passadeira de crochê não é apenas um item decorativo. A ideia de “passar” continua em muitos aspectos.
Usa-se a passadeira nos corredores, por exemplo, como tapetes de passagem, mas também há aquelas que ajudam a absorver umidades excessivas embaixo de uma bancada de pia ou para recobrir e proteger escadas, fogões, mesas, geladeiras entre outros.
Quais os materiais usados para fazer uma passadeira de crochê?
Para fazer a passadeira no modo tapete, é recomendável que se utilize linhas de crochê mais grossas e que sejam feitas de materiais absorventes para ajudar na umidade, se necessário.
Mas, feita com foco na decoração, a passadeira pode ser feita com qualquer linha para crochê/tricô.
A agulha também é um item fundamental e para saber o tamanho da agulha veja na embalagem da linha que você comprar.
Provavelmente você vai usar uma agulha de 4mm a 5mm, para uma linha grossa ideal.
Outros materiais como tesoura e fita métrica também são importantes para que você possa cortar o fio quando necessário e acompanhar o tamanho da peça.
Quais os formatos de passadeiras mais usados?
É importante saber que, nesse caso, a passadeira é mais ou menos como um trilho de fios tecidos no crochê para que você a utilize no chão ou sobre algum objeto, como um acessório e enfeite.
De modo geral, o formato depende do objetivo para o qual se faz a passadeira, o lugar onde ela vai ficar e, levando em consideração, a decoração da casa.
Depois de decidir a cor ou as cores da linha, escolha um modelo dentro de um formato.
O formato retangular é bem comum, pois a passadeira tem um formato padrão como o de um tapete ou caminho de mesa.
A imagem de um corredor em linha reta representa bem o retângulo, por isso a passagem de um cômodo a outro pode ser o lugar ideal para usar esse formato de passadeira.
O retângulo se torna inventivo a depender dos pontos de crochê, ou até mesmo na criação de bordas que possuam formatos que se opõem às linhas retas.
O formato quadrangular é um modo menor de tapete, caso queira colocar a passadeira no chão, mas pode servir também para cobrir assentos, para centro da mesa ou ainda, se for um quadrado bem grande, pode estar no chão como centro da sala, por exemplo.
O losango comprido, pode ser também um modo interessante de trabalhar as linhas retas, partindo de duas figuras de triângulos isósceles, unidas pela base.
Vale ressaltar, que todos os formatos possibilitam diferentes tipos de pontos e figuras.
O formato oval é bem ousado nesse aspecto, figuras florais acabam aparecendo mesmo sem querer, porque quando se usa esse formato as bordas em ondas podem remeter às pétalas de flores, por exemplo.
É mais comum que formatos arredondados sigam o tamanho que teria uma passadeira retangular, porém sem formar lados retos. Nesse caso, vai ganhando um formato oval.
De outro modo, o formato circular aparece nos centros de mesas ou como um tapete grande.
Contudo, vários círculos pequenos juntos podem formar uma bela e comprida passadeira!
Veja mais alguns modelos:
Passo a passo de uma passadeira de crochê para iniciantes
Materiais necessário:
- Novelo de crochê (linha nº 6);
- Agulha (4,5 mm);
- Tesoura;
- Fita métrica.
Passadeira com 1,70m x 60cm. Formato retangular.
Faça 79 correntinhas, depois faça mais duas “correntinhas” e volte na 4ª “correntinha” para começar a sequência de “pontos altos”. Serão 10 “pontos altos” contando com a “correntinha” inicial.
Depois faça duas “correntinhas” em cima do último “ponto alto”, pule duas correntinhas da sequência e faça apenas um “ponto alto”, faça duas “correntinhas” em cima mais uma vez, pule duas e faça apenas mais um “ponto alto”.
Faça mais duas “correntinhas” e inicie novamente a sequência de 10 “pontos altos”.
Então, sua carreira vai intervalar 10 “pontos altos” juntinhos e dois pontos altos separados por duas correntinhas.
Você vai fazer três carreiras assim, intercalando a sequência da mesma maneira em cima.
Depois, é só inverter, em cima dos 10 “pontos altos” você vai fazer os pontos separados por duas “correntinhas”, e em cima desses pontos vazados faça a sequência de 10 “pontos altos”.
Hora de finalizar a passadeira
Faça o passo anterior até alcançar o comprimento da sua passadeira: a cada três carreiras iguais inverta a sequência. O acabamento é em formato de “ondinhas”.
Encerrando a última carreira, suba três “correntinhas” para formar três “pontos altos” em um mesmo espaço.
Prenda os “pontos altos” de modo que eles fiquem deitados, para formar uma “ondinha” dando um “ponto baixo” na borda, para isso pule três “correntinhas” contando a partir dos “pontos altos”.
Visualize o passo a passo aqui:
Passadeira de crochê para mesa
A passadeira de crochê serve também para enfeitar mesas, e, não importa se ela é circular, quadrada ou retangular, você pode fazer qualquer modelo de passadeira como decoração.
Tudo vai depender das suas preferências.
Se for usá-la para a mesa de jantar, você ainda pode aproveitar para fazer um jogo de cozinha todo em crochê. Já pensou nisso?
Usando linhas com cores mais neutras até as mais chamativas, você forma diversos desenhos e bordas para dar um visual mais personalizado e sofisticado.
Para as mesas as cores e modelos neutros sempre são bem-vindos, mas também os desenhos florais e os tons suaves são usados com frequência.
Mesmo que sua passadeira tenha um formato padrão retangular, você pode colocar flores de crochê por cima da peça e até mesmo no centro dela.
Figuras geométricas, geralmente, combinam cores complementares e formam um estilo mais moderno.
Qual o tipo de mesa e o que vai estar nela? São ótimas perguntas para começar a pensar em como fazer a sua passadeira de crochê.
Passadeira de crochê para quarto
É tão bom ver o cantinho do descanso, do aconchego e da intimidade, todo lindo e arrumado, né?!
A passadeira de crochê é uma forma de decoração bem legal para usar de diferentes jeitos no seu quarto.
Você pode colocá-la como um tapete na frente de um armário, ou do lado da cama. Pode usar também frente à porta do banheiro (caso seja uma suíte) e também em cima de uma mesa de cabeceira.
Nesse caso, os modelos mais delicados podem complementar qualquer decoração muito bem. Use as cores que combinem com outros elementos do seu quarto.
Lembre-se que as linhas retas serão mais minimalistas, enquanto que linhas arredondadas decorrem dos modelos que dão uma sensação de mobilidade ao ambiente.
Passadeira de crochê para geladeira
Além de item decorativo, a passadeira também serve para evitar umidade em excesso, que geralmente acontece em lugares como, embaixo de alguma bancada de pia ou na entrada da geladeira.
Afinal, é um item que pode servir como um tapete tanto quanto serve como acessório decorativo.
Por isso, além de ser usada no chão, ela pode ser usada sobre a geladeira, cobrindo a parte de cima.
Em todo caso, a passadeira sempre é uma peça decorativa, e, portanto, merece combinar com os elementos da cozinha e contribuir com o estilo do cômodo.
Passadeira de crochê com flores
As passadeiras de crochê com flores caem bem em qualquer cômodo da sua casa. Seja onde estiver, elas podem te acompanhar levando cor e simpatia.
É bem verdade que as flores são elementos com muitos admiradores, contudo, não é qualquer flor que você vai sair por ai tecendo no crochê, né?
É preciso entender o seu tipo de flor, qual as cores e as formas que mais lhe agradam e como esse elemento pode compor a sua passadeira de crochê…
Você pode ter somente uma flor ou várias flores na peça. Ela pode ser preenchida com linha ou ter somente o contorno.
Ela pode ser uma peça com uma costura feita para cima, integrada à uma base plana, e com isto ficará tão tridimensional que vai acabar dando mais visibilidade à sua passadeira.
Mas, também pode ser colocada de modo tão sutil que chama a atenção só pela delicadeza.
Passadeira de crochê 3D
Essas passadeiras vão transmitir a ideia de um desenho que parece não ter início e nem fim. Isto porque as formas vão parecer também que estão em movimento.
É uma ilusão de óptica muito interessante, não por acaso virou tendência entre as passadeiras de crochê.
Esse estilo permeia toda a técnica de crochê em geral, contudo, nas passadeiras vai ampliar bastante a impressão de caminho, de passagem e de trilho que a peça já traz.
Sobretudo, uma das maiores impressões que se tem diante de uma peça dessas é a de que ela ganhou bastante volume, mas não, necessariamente, é verdade.
Passadeira de crochê em formato de coração
Corações são lindos! Mas, para quem acha que fazer coração representa apenas o que é piegas, saiba que é possível se inspirar e usar a figura do coração sem parecer clichê.
Formar corações na sua passadeira de crochê, pode ser através de vários estilos diferentes. Pode ser num estilo 3D ou minimalista ou underground ou vintage, enfim…
Na contemporaneidade, ter definições e rótulos nem é tão necessário, às vezes um estilo se soma a um outro.
É possível ainda, fazer do coração uma representação de outras figuras, como pétalas de flores ou asas de borboletas.
Passadeira de Crochê para Cozinha Passo a Passo
O barbante é o fio mais comum para fazer tapete, porém, se você quer uma peça mais delicada e com muitas cores, pode optar pelas linhas de crochê mais finas e tradicionais para este tipo de artesanato. Porém, é sempre bom lembrar que quanto mais grosso o fio, mais firme ficará o tapete e haverá menos risco de o tapete enrolar em sua cozinha.
Para fazer tapete de crochê para cozinha você irá precisar de:
- Tesoura comum;
- Linhas para crochê de sua preferência e com as espessuras e as cores também de sua preferência;
- Agulha para crochê com a espessura que permita trabalhar tranquilamente com as linhas escolhidas.
Comece separando todos os materiais que você vai utilizar em seu tapete para cozinha. Faça 44 correntinhas e mais 3 para virar o trabalho. Faça 3 carreiras só de pontos altos, indo e voltando. Vá seguindo o gráfico até chegar ao tamanho desejado para a sua passadeira. Para finalizar a sua peça, faça o biquinho de crochê com outra cor, se quiser, ou com a mesma cor. Arremate a linha. E está pronto!
Aproveite estes 25 modelos de passadeira de crochê para cozinha e crie ao menos uma das ideias, nem que seja a mais simples, pois há alguns gráficos também, para você poder começar agora mesmo, caso já possua fio em sua casa.
Passadeira de Crochê Simples
Os modelos mais simples de passadeiras também são muito especiais.
Passadeira Cozinha Crochê Barbante
Se você gosta de barbante, confira alguns modelos de passadeiras confeccionadas com barbante.
Passadeira Crochê Passo a Passo
Outro lindo modelo de passadeira é o feito com tulipas de crochê. Aqui também você vai fazer um cordão de correntinhas e ir trabalhando em ida e volta seguindo o gráfico.
Passadeira de Barbante para Cozinha
Confira mais ideias de passadeiras para cozinha feita com barbante.
Passadeira de Crochê com Flores
As flores de crochê, com qualquer modelo, podem também enfeitar as suas passadeiras de crochê.
Passadeira de Crochê em Barbante com Gráfico
Este gráfico mais fácil de passadeira de barbante é perfeito para as iniciantes no universo do crochê. Siga da mesma maneira como fez com os gráficos anteriores.
Passadeira de Crochê com Gráfico
Este último gráfico é lindo e as mais experientes na arte de crochetar podem fazer tanto com uma única cor de fio quanto fazer com duas cores de fio.
Assista ao vídeo do canal Artes da Desi Crochê e confira como fazer passadeira de crochê passo a passo. Veja os outros vídeos bem interessantes do canal Artes da Desi Crochê.
Que tal deixar sua imaginação fluir? Inspire-se e comece a construir a sua passadeira de crochê.
Gostaria de assistir a video aula.