Vamos aprender como fazer um porta brinco bem lindo e prontinho para você guardar suas bijuterias com delicadeza. Confira!
Veja como fazer uma peça linda e cheia de estilo. A talagarça, o material principal que você irá utilizar neste passo a passo, é como se fosse uma étamine grossa super engomada. A recomendação é que quando for trabalhar com este material, você não deverá ficar dobrando e nem amassando, isto para que a talagarça não perca a goma. Parece difícil trabalhar no início mas é só ter paciência e jeito. No fim, tudo tende a dar certo!
Veja o que você vai precisar:
– 1 Cabide infantil na cor preferida
– Linha Anne
– Agulha de croche 1,75mm
– Velcro
– Super bonder
– Canetas Acrilpen – marcador para tecido
– Tesoura
– Agulha grossa
– Talagarça normal (não é a grossa)
Passo a passo
Primeiramente corte a Talagarça nas medidas:
27 x 40 cm
27 x 11 cm
26 x 9 cm
Corte de forma que os quadradinhos fiquem todos fechados.
É preciso fazer um caseado no retângulo de 27 x 11 cm, usando a linha Anne e a agulha de crochê 1,75mm. Iniciando no 3º quadrado, faça um ponto.
Realize as três correntinhas logo após e faça um picô e mais um ponto, de forma a prender na talagarça.
Ficará como se fosse um caseado de pano de prato.
Pule 3 quadradinhos e no quarto você deverá fazer outro leque. Agora sem correntinha entre eles. Você deverá fazer até o final da parte maior.
Veja o bolso como fica. Está com o caseado pronto.
Comece o caseado no retângulo maior, de 27 x 40 cm.
Também pela parte maior. Do mesmo jeito que fizemos no bolso.
Agora vamos prender o bolso na peça maior para firmar e continuar fazendo o caseado na peça maior, agora com o bolso. Faça como o nó do lado esquerdo da foto.
Dê sequência nos leques.
Faça dois leques separados por duas correntinhas na quina do quadrado. Faça separados para não repuxar.
Veja o bolso fixado no retângulo maior com o caseado. Depois que você prender o bolso, continue o contorno no retângulo maior.
Na parte de cima você deverá realizar um caseado simples, sem o picô. Faça um ponto, duas correntinhas, outro ponto. Depois faça uma carreira com 3 pontos altos no meio do leque, 2 correntinhas, um ponto baixo no meio do outro leque, 2 correntinhas. Vá fazendo isto até o final. Lembrem-se sempre de fazer o arremate das linhas.
– Veja também como fazer ovelha de cotonete passo a passo.
Pegue o retângulo menor (26 x 9 cm) e enrole. Tem que ficar como um rolo pequeno. Realize a primeira parte do rolo de forma a contar 4 quadradinhos.
Enrole com as duas mãos para ficar por igual.
Veja como o rolinho fica depois de pronto.
Agora é preciso passar uma linha nas pontas e no meio para firmar bem Depois é só dar um nó.
Veja o rolinho como fica, depois de amarradinho.
Agora você irá cortar 3 metros da linha Anne e passar pela agulha. Não junte as pontas. É preciso começar a prender o rolinho com a agulha e a linha. Passe a agulha pelo final do rolo e por dentro, de forma a pegar o início do rolo, como está mostrando na imagem.
Prenda sempre bem firmemente, mas com cuidado para não apertar demais. Desta forma, o rolinho pode perder o formato. Faça sempre prendendo a metade com linha e metade sem linha.
Conforme a linha que prendemos no início for chegando, você irá corta-las para ficar no rolinho somente a linha que estamos a usar no momento.
Depois que o rolinho estiver pronto, você irá fazer o arremate da linha.
Agora vamos prender o cabide! É preciso fazer isto na parte de cima do retângulo maior, onde foi feita a carreira extra e na parte contrária ao bolso. Utilize 2 metros da linha Anne dobrada. Junte as pontas através de um nó. Trabalhe com a linha dobrada para que firme bem. Passe o retângulo pelo cabide. Agora passe a agulha no meio dos leques da quina e prenda no cabide.
Dê uma volta com a linha no cabide e prenda no leque.
Dê outra volta e prenda no próximo leque. Vá sempre prendendo a linha nos leques e dando a volta no cabide.
Depois puxe bem a linha para firmar e veja como fica. Arremate as pontas da linha.
Veja o cabide preso no retângulo.
Corte 3 pedaços do velcro de 2 cm cada. Recorte a sobra dos lados. Utilizando a cola super bonder, você irá colar os pedaços do velcro no rolinho e também na parte de cima do retângulo. Fique atenta para não colar os dedos!
Veja como fica de pertinho.
Agora vamos a parte do desenho. Com as canetas Acrilpen, você irá desenhar a talagarça. Primeiro, é bom que você teste em um pedaço de talagarça, antes de fazer na peça pronta. Isto vai favorecer para que você analise a melhor maneira. A parte do acabamento em um trabalho artesanal acrescenta muito ao resultado final!
Faça o ramo de flores e depois preencha o desenho com a caneta.
Faça o contorno da borboleta e depois preencha também.
Componha todos os detalhes e curta a peça que você mesma produziu!
Informações do passo a passo captadas do site: artesdatata.blogspot.com