As máscaras com elástico atrás da cabeça são os modelos mais comuns de encontrarmos.
São super fáceis de fazer. Se você não tiver habilidade com costura, também pode encontrar facilmente para comprar.
Desde que teve início a pandemia da Covd-19, a população começou a correr atrás de máscaras de proteção. Com isso, os modelos industrializados começaram a sumir das prateleiras.
Com isso, o Ministério da Saúde deu início à uma campanha para que toda a população começasse a fabricar as suas próprias máscaras de tecido.
Além disso, a recomendação é que toda a população use a máscara, e não apenas quem está infectado com a Covid-19.
Por isso, para saber mais sobre as máscaras com elástico atrás da cabeça, só continuar lendo.
Modelos de máscaras de tecido com elástico
Existem vários modelos de máscaras de tecido com elástico e costura. Em geral, eles podem ser feitos com diversos tipos de tecidos diferentes. E o elástico ajuda a mantê-las bem presas.
Além disso, ele também contribui para deixar a máscara bem justa, para que ela não fique frouxa no rosto.
Leia e aprenda como fazer máscara estilo motoqueiro.
Dentre os modelos mais comuns de máscaras com elásticos atrás das cabeça, podemos citar a máscara de tecido franzida e a máscara bico de pato.
Dicas para fazer máscara de tecido com elástico
Apesar de todos os modelos de máscaras de tecidos que encontramos por aí, é importante ficar atento à alguns pontos importantes, que contribuem para a eficácia da máscara, para que ela seja realmente capaz de reduzir a propagação do vírus.
Aproveite e aprenda como fazer sua máscara de tecido.
Por isso, confira abaixo algumas dicas para fazer máscara de tecido com elástico da maneira correta.
Tecido: o tecido mais indicado para fazer máscaras de proteção é o tricoline 100% algodão. O algodão é capaz de oferecer um nível de proteção de até 65%, o que é muito bom para diminuir o risco de uma contaminação.
Elástico: se o modelo de máscara que você estiver fazendo usar elástico, o ideal é que seja o modelo roliço. Ele se ajusta melhor atrás da orelha.
Leia também nossa matéria com máscara 3d em tecido.
Veja algumas sugestões:
Como colocar a máscara de tecido com elástico
Se você ainda tem dúvida sobre a maneira correta de colocar a máscara, é só conferir abaixo em detalhes:
Antes de mais nada, é importante frisar que o uso da máscara é individual.
No momento de coloca-la no rosto, você deve segurá-la pelas alças laterais, e pressioná-la para que a mesma cubra corretamente o nariz e boca.
Além disso, o interior da máscara não deve tocar outras partes do rosto, que não sejam o nariz e a boca. Um erro muito comum de vermos por aí, são pessoas usando a máscara debaixo do queixo ou na testa. Não faça isso!
Uma vez que você colocou a máscara no rosto, não se deve mais tocar na parte da frente. Caso precise retirar ou consertar a máscara, pegue somente pelo elástico, ou pelas tiras na parte de trás, se for o caso.
Como retirar a máscara de proteção corretamente
Antes de retirar a máscara, lave muito bem as mãos com água e sabão, e seque-as.
Em seguida, retire a máscara segurando pela parte traseira, no elástico ou no laço, sempre evitando tocar na frente da mesma, pois ela pode estar contaminada.
Depois que retirar, se não for lavá-la no mesmo momento, é preciso guarda-la dentro de um saco plástico e lavar as mãos mais uma vez, usando água e sabão.
Agora que você já sabe seguir os cuidados, garanta a sua segurança e das pessoas à sua volta.
Leia também como fazer máscara sem costura.