Uma capa de almofada de crochê pode receber vários tipos de acabamento.
E para fazer basta usar a criatividade e buscar inspirações para encontrar a melhor opção.
Sua capa pode ficar surpreendente e durar muito tempo se você seguir algumas dicas. Todas as orientações são muito importantes.
A almofada ilumina, encanta e harmoniza o ambiente. Quem não quer ter o conforto de uma almofada e o encantamento que o crochê provoca em uma só peça?
Você pode fazer agora mesmo e deixar o ambiente da sua casa ainda mais aconchegante e belo. Afinal, é muito simples e barato. Depois de ler esse artigo, não tem mais desculpas para ficar sem uma capa como essas na sua casa.
Tipos de Almofada de Crochê
As almofadas de crochê podem decorar a sua sala, o seu quarto ou qualquer ambiente da casa.
Você pode aproveitar para aprender e começar a vender para as suas amigas, pois com certeza este tipo de produto tem ótima saída.
Veja também: Almofadas coloridas de crochê
Vamos conferir e falar a respeito de alguns tipos de almofada de crochê: com duas cores, quadrada, redonda, retangular e com flores, para você começar seus trabalhos artesanais e/ou experimentar outras possibilidades.
Almofada de crochê de duas cores
Para confeccionar a capa de uma almofada de crochê de duas cores, você pode fazer de várias maneiras. Dentre elas, você tem a possibilidade de fazer a frente da capa de uma cor e o fundo de outra cor.
Mas, na mesma parte (frente e trás) você também pode mesclar linhas de cores diferentes, abusando da criatividade e diversos tipos de pontos de crochê.
Uma opção é usar formas geométricas simples, como quadrados, retângulos, triângulos ou círculos, fazendo peças menores para juntar depois.
Então, você pode usar vários squares ou algumas tiras retangulares, ou até quatro triângulos, para uni-los, usando duas cores de maneira alternada, em uma peça única.
As cores ficam ao seu critério. Você gerar desde grandes contrastes até pequenas diferenças de tom.
Almofada quadrada
A almofada quadrada é bem comum, sendo considera até o padrão das almofadas. Por isso, ela é bem apropriada para decorações minimalistas.
Por ser quadrada, ela possui quatro cantos, não é? Você deve trabalhar eles com muita precisão no crochê.
Poderá iniciar o crochê com formas circulares, mas é preciso em algum momento iniciar a formação dos cantos para deixar as laterais mais retas.
Isso não quer dizer que você não possa fazer desenhos circulares para preencher a sua almofada, apenas significa que os cantos devem ser trabalhados para criar quatro laterais retas.
Outra opção é unir triângulos para formar um desenho na peça. Fica um charme!
A almofada não é um objeto rígido, portanto, os cantos não significam pontas afiadas, apenas servem como uma espécie de “curva” para deixar a almofada mais reta e harmônica.
Apesar da costura base ser reta lateralmente, você pode acrescentar nas bordas elementos circulares, como tiras de “ondinhas” feitas no próprio crochê, ou até mesmo flores ou, se quiser complicar, uma camada de “escamas” circulares. Que tal?
Almofada redonda
Lembre-se que à cada vez que você inova e cria mais dificuldades durante o crochê é preciso planejamento antes e os gráficos são os responsáveis no auxílio para esquematizar o seu passo a passo.
A forma mais simples de fazer uma almofada redonda é partir de um círculo e continua-lo até formar o diâmetro necessário, usando os pontos de crochê que você preferir.
Essa peça é uma ótima opção para quem quer sair do padrão quadrado e chamar mais atenção para as almofadas, principalmente, se for usar uma cor que contrasta ou ilumina bem o ambiente.
Almofadas retangulares
Como a própria forma geométrica já indica, essas almofadas de crochê não possuem todas as laterais do mesmo tamanho, duas são maiores e outras duas são menores.
Dessa forma, essas peças oferecem dois modos de uso: na horizontal ou na vertical.
Durante a costura você vai precisar crescer mais para as laterais do que para cima e para baixo, ou vice-versa. Neste caso, é importante pensar quais as figuras e pontos você vai querer utilizar.
Alguns modelos deixam o trabalho dessa almofada bem interessante, como costurar vários squares e depois juntá-los no formato retangular.
Sendo que dessa forma você pode optar por colocar flores altas (em alto relevo) em cada quadradinho desse ou usar linhas de diferentes cores.
Almofadas decoradas com flores
As flores deixam a sua almofada mais linda e interessante! Porque elas podem aparecer de diversas maneiras e dar o charme que estava faltando para a sua peça.
Essa decoração é bastante comum e, por muitos, é considerada um detalhe lindíssimo. Contudo, dá bem mais trabalho, exigindo mais concentração e paciência.
Como foi dito antes, elas podem aparecer em alto relevo (feitas tridimensionalmente) ou no desenho plano dos pontos de crochê, onde ficam mais evidentes se você colorir cada parte da flor com uma cor de linha diferente.
Qual melhor linha para fazer almofada de crochê para casa?
As melhores linhas para a confecção são o barbante ou os fios de malha. O importante é que sejam linhas de algodão.
Lembre-se que para cada tipo de linha e tamanho é preciso usar uma agulha adequada, peça orientação no momento da compra, se for necessário.
Qual o custo de produção de uma almofada de crochê?
Para fazer uma almofada de crochê simples você gasta bem pouco, mas obviamente que isto vai depender do custo do material que você comprar, além da quantidade.
Os materiais básicos são: linha de algodão (barbante ou fio de malha) e agulha de crochê. São dois materiais com uma ampla variação de preço… entre cinco e cem reais, você tem um monte de opção.
Para o acabamento, você pode gastar também com o velcro, zíper ou botões, para fazer o fechamento da sua almofada com esses materiais, que possuem preços bem acessíveis também.
Então, com um novelo de barbante que custa sete reais, uma agulha que custa cinco reais e um zíper que custará mais cinco reais, você vai gastar apenas 17 reais. Ou até menos, porque, acredite, tem gente que tece só com os dedos!
Como fazer almofada de crochê passo a passo
Agora você vai prender a fazer uma sequência simples de pontos de crochê para a confecção de uma capa almofada. Os materiais necessários são: Barbante (nº 6), Agulha de crochê (4mm), Enchimento e forro.
Saiba mais: Como fazer flor de crochê
Antes de separar os materiais, veja como é simples o passo a passo do canal JNY Crochê e aprenda a fazer uma linda almofada. Se você gosta de fazer crochê, com certeza vai adorar aprender a fazer.
Confira agora todos os detalhes do tutorial por escrito e anote para fazer em casa:
Comece fazendo uma laçada inicial em um cordão com 5 “correntinhas”. Depois volte na primeira “correntinha” que você trabalhou e feche o círculo com um “ponto baixíssimo”.
Em seguida, comece uma carreira fazendo três “correntinhas” para servir como um “ponto alto” e depois faça mais dois “pontos altos” dentro do círculo de “correntinhas” que você fez anteriormente. Formando, assim, um bloquinho.
Faça mais 4 bloquinhos desses, em volta do círculo, trabalhando cada um com três “pontos altos”. Feche a carreira com três “correntinhas” e dê um “ponto baixíssimo” na terceira “correntinha” (contando de baixo para cima) do bloco ao lado.
Vá passando o fio na agulha através de “pontos baixíssimos” pelas “correntinhas” até chegar no canto, onde você vai começar a próxima carreira.
Receita da próxima carreira
Faça três “correntinhas” para servir como um “ponto alto” e depois faça mais 2 “pontos altos”. Continue no mesmo lugar (canto) fazendo três “correntinhas” e 3 “pontos altos”.
Dessa forma você vai formar o leque do canto que vai se repetir em todos os cantos.
Na próxima carreira, separe um leque do outro com uma “correntinha” e no canto repita a sequência do leque: 3 “pontos altos” + 3 “correntinhas” + 3 “pontos altos” no mesmo lugar (canto).
Finalize a carreira da mesma forma que você finalizou a primeira: prenda um “ponto baixíssimo” na terceira corrente (contando de baixo para cima) que forma o “ponto alto” do bloco ao lado, para fechar a carreira.
Leve o fio na agulha com pontos baixíssimos até o espaço que ficou entre os leques do canto para começar a carreira no lugar certo.
Comece a próxima carreira fazendo do mesmo jeito que você fez na carreira anterior. Fazendo leque em cima de leque (nos cantos). Então, no início faça o primeiro leque.
Faça uma correntinha e veja que você tem um espaço formado pela carreira de baixo, preencha ele com um bloco de três “pontos altos”, depois dê mais uma “correntinha” e forme o outro leque do canto.
Finalizando a carreira
Finalize a carreira dessa forma, e as próximas carreiras se servem da mesma sequência, porém, perceba que a lateral aumenta na medida que se faz mais carreiras.
Dessa forma, observe os espaços que estão embaixo, formados pela carreira anterior, porque eles sempre vão ser preenchidos com um bloco de três “pontos altos” separados por uma “correntinha” até chegar no canto onde você tem sempre que fazer o leque.
Então, sempre fica leque em cima de leque e nas laterais vá trabalhando uma corrente e um bloquinho de 3 “pontos altos” nos espaços formados pela carreira anterior. Ficando sempre com mais bloquinhos nas laterais na medida que as carreiras crescem.
Faça essa sequência até alcançar a medida ideal da sua capa de almofada de crochê. Nesse caso, 12 carreiras dessa vão formar 40cm em cada lateral.
Ao finalizar, forme outra peça dessa para ser o fundo da capa, você une as duas partes da maneira que quiser, usando o próprio crochê ou não.
Deixe sempre uma lateral aberta, podendo fazer depois o fechamento com velcro, zíper, botões, ou até mesmo com o próprio crochê.
Fotos de almofadas simples e modernas
Confira todas as dicas para fazer uma linda almofada de crochê e deixar a sua casa ainda mais bonita.
1 – Capa de almofada de crochê divertida com aplicação de abacaxi
2 – Opção de almofada quadrada com square triangular grande
3 – Uma almofada de crochê em ponto pipoca simples e neutra
4 – Modelo de almofada chevron colorida para decoração de ambientes
5 – Almofada de crochê em forma de flor super delicada
6 – Almofada de lego em tons pastel estilo mais clean
7 – Uma linda almofada de crochê quadrada com squares variados
8 – Que tal uma decoração de quarto com almofada de crochê infantil?
9 – Almofada arco-íris em crochê feita a mão para encantar
10 – Almofada de crochê em formato de estrela é perfeita para decorar a casa
11 – Capa de almofada feita com ponto relevo em azul e branco
12 – Modelo de capa de almofada de crochê simples e fácil de fazer
13 – Almofada olho grego para renovar a decoração da sua casa
14 – Decoração aconchegante com almofada de crochê com flores brancas
15 – Almofada unicórnio de crochê para quarto de bebê
16 – Peça linda feita com squares de crochê de diferentes tamanhos
17 – Delicadeza e simplicidade nessa almofada de crochê branca
18 – Almofada de crochê retangular super colorida e apaixonante
19 – Almofada felpuda bem confortável e estilosa
20 – Pontos de crochê diferentes em uma única almofada
21 – Uma criativa almofada limão para alegrar o ambiente
22 – Capa de almofada de crochê envelope com tassel amarelo
23 – Peça elegante em um único tom de linha
24 – Um modelo de capa de almofada feita com sobras de linhas
25 – Sensacional essa almofada decorativa com folha de Adão
26 – Almofada de crochê cinza com pequenos detalhes coloridos
27 – Almofada ponto pipoca com barbante para transformar a sala
28 – Ideia de almofada de crochê de barbante cru tradicional
29 – Almofada redonda de crochê em degradê super simples
30 – Almofada de crochê para sofá com squares de flores
31 – Modelo ideal para as apaixonadas por girassol
32 – Almofada de crochê em formato de coração com flores nas bordas
33 – Aposte também na almofada de crochê feita com hexágonos florais
34 – Almofada em espiral bonita e fácil de fazer
35 – Almofada listrada de crochê para iniciantes
36 – Squares de crochê quadrados formam uma linda capa de almofada
37 – Modelo de almofada de crochê zig zag na cor rosa pink
38 – Uma almofada da vovó para decorar a casa
39 – Almofada de crochê de duas cores neutras
40 – Uma bela capa feita com square de girassol com base marrom
41 – Maravilhosa essa capa de almofada feita com fio barroco
42 – Composição incrível para uma decoração mais alegre
43 – Crochê chevron em um modelo de almofada retangular
44 – Almofadas de crochê para todos os gostos!
45 – Almofada com flores de crochê em alto relevo
46 – Almofada em crochê glamourosa para varandas
47 – Uma almofada redonda simples com flor no centro
48 – Almofada multicolor com detalhes nas 4 pontas
49 – Ideal para aproveitar restos de linhas de crochê
50 – Sugestão de capa de almofada artesanal para presente
51 – Almofada para cama em crochê com listras
52 – Almofada em crochê com estilo
53 – Modelo de almofada feita com fio grosso e franjas
54 – Ambos os lados têm cores diferentes com o mesmo padrão
55 – Tipos de almofadas coloridas e modernas
56 – Almofada de crochê para cadeira com sobras de fios
57 – Pequenos squares são perfeitos para esse tipo de trabalho manual
58 – Modelo simples com pontos fechados e um acabamento fácil
59 – Uma opção chique e exclusiva para vender
60 – Peça confeccionada com linha de diversas cores
61 – Capa de almofada lindíssima para cadeira
62 – Peça que pode ser usada em diversos estilos de decoração
63 – Almofada branca atrás e estampada na frente
64 – Incríveis almofadas com flores de crochê
65 – Ideia de almofada de crochê com botões na lateral
66 – Almofada de bichinho de crochê para as crianças
67 – Coração de crochê super romântico como destaque
68 – Almofada de crochê com fio de malha
69 – Almofada nuvem de crochê para quarto de bebê
70 – Peça diferenciada com uma flor lateral maravilhosa
Gráficos para imprimir e fazer em casa
Veja a seguir alguns gráficos de almofadas de crochê fáceis de fazer e escolha o seu preferido para imprimir.
Almofada redonda de leques
Almofada de crochê de barbante natural Apolo
Gráfico 1 parte da frente
Gráfico 2 parte de trás e acabamento
Gráfico 1 parte da frente
Gráfico 2 parte de trás e acabamento
Dicas para fazer a limpeza da sua almofada
Para lavar suas almofadas de crochê, atente-se para o fato de que são peças delicadas, então, se sua máquina de lavar tiver a opção de lavar roupas delicadas, você poderá lavar por lá, mas não deixe centrifugar até o final.
Coloque a capa, da sua almofada de crochê, de maneira adequada dentro da máquina (dentro de um cesto que a máquina provavelmente vai ter) e não misture com roupas que podem soltar fios, poeira ou tinta.
Se for lavar na mão, lave com sabão liquido ou sabão de coco, próprio para roupas delicadas (essa dica também serve se for lavar na máquina de lavar).
Despeje o sabão na água antes da peça, misture e depois coloque a peça de molho.
Deixe de molho e exangue
Dessa forma deixe de molho por 15 minutos, em seguida enxague bem (para isso, tente não colocar muito sabão para facilitar o enxague).
Faça um último enxague com uma água misturada com algumas gotas de vinagre branco ou vinagre de maçã com um pouco de amaciante.
Retire o excesso de água com uma toalha e coloque para secar em lugar arejado, mas que não bata sol diretamente.
Antes de lavar qualquer peça de tricô verifique se há manchas para usar um produto específico de tira-manchas.
Verifique também se há bolinhas com ar de “coisa velha”. Nesse caso, se você tiver um “papa-bolinhas” antes de usá-lo observe se na superfície tem alguns fios salientes, repuxados…
Se houver, puxe o fio com ajuda da agulha de crochê para o avesso e prenda a sobra com um leve cerzido feito com a agulha e linha para costura.
E, usando luvas de borrachas, aplique o “papa-bolinhas” e se surpreenda com o resultado. Dessa forma, é só começar a fazer a sua capa e aproveitar as suas almofadas de crochê!
Saiba ainda: Crochê para iniciantes