O colar de miçangas às vezes é visto como uma peça infantil ou juvenil, mas existem modelos maravilhosos para todas as idades.
São materiais que possibilitam muitas composições a partir de diferentes cores e tamanhos.
Podendo ser miçangas de plástico, de madeira ou até mesmo de vidro. E você pode elaborar peças personalizadas com brincos e pulseiras de miçangas para combinar.
Esse tipo de artesanato pode ser apenas um hobby ou como bijuteria para vender e ganhar dinheiro. Pensando nisso, selecionamos tutoriais incríveis e ótimas ideias para lhe inspirar.
Como fazer colar de miçangas passo a passo
Esse passo a passo é simples, mas demanda um pouco mais de tempo para finalizar a peça. Afinal, esse colar é cheio de camadas e conjuntos de miçangas.
Ele pode ser feito com miçangas que sobraram de artesanatos anteriores e, assim, reaproveita-las. Siga os passos e confira!
Materiais necessários
- Miçangas de cores e tamanhos variados
- Fio de nylon
- Terminal de bolinha para colar
- Argola
- Pedaço de corrente
- Fecho
- Alfinete de bijuteria
- Isqueiro
- Alicates: ponta chata com corte e ponta redonda
- Tesoura
Passo 1
Faça 3 a 4 conjuntos de fios de nylon com miçangas, cada conjunto terá cerca de 3 a 5 fios preenchidos por grupos de miçangas diferentes.
Embora sejam distintas, em cores e tamanhos, as miçangas precisam criar uma harmonia e, por isso, é importante planejar a composição antes de começar.
Passo 2
Cada grupo de miçangas, que ficarão presas ao fio, deve começar pela pedra maior, para depois colocar outras três ou quatro pedras menores.
Passo 3
Separando com os dedos a miçanga maior das menores, passe o fio por dentro da miçanga maior, de forma que as menores fiquem por baixo dela.
Passo 4
Em seguida é preciso dar duas voltas para formar dois nós e, assim, fixar as miçangas no fio.
Os outros grupos de miçangas são feitos da mesma forma, mas cada grupo fica com quatro dedos de distância um do outro, mais ou menos.
Passo 5
Ao finalizar vários fios dessa maneira (cada fio pode ter cerca de 30cm ou mais), comece a colocar um por um no terminal de bolinha.
Passo 6
Cada ponta de fio entra no fundo de um terminal de bolinha. E depois acrescente as argolas, usando o alicate para abrir e fechá-las.
Passo 7
Fazendo outros conjuntos desse mesmo jeito, coloque todos presos a um pedaço de corrente, um em cada ponta. Em uma ponta coloque um fecho, na outra use um alfinete de bijuteria cortado pelo alicate e alçado como se fosse a última argola.
Por fim, lembre-se que na sobra do fio deve ser feito um nó, para queimar a ponta com o isqueiro. Veja o passo a passo da Perola Castellani e divirta-se fazendo:
Colar de miçangas coloridas
O colar colorido é uma peça rica em detalhes e pode ser personalizado acaba somando positivamente no look, conforme o estilo de cada um.
Ele pode ser pequeno ou grande e as miçangas podem ser também de diversos tamanhos. O diferencial está na composição de cores e formatos, seguindo o estilo próprio de cada pessoa.
Há modelos que usam miçangas de coração, estrelas e balões. Algumas são mais sofisticadas, outras parecem mais rústicas. Miçangas coloridas dão sempre um ar de alegria, mas a depender dos tons usados elas também podem formar um colar mais neutro.
Colar de miçangas indígena
As ornamentações desses colares são incríveis e retratam a arte de vários povos indígenas, por isso essas peças são tão diversas entre si.
Os colares indígenas, em geral, usam diferentes cores de miçangas, afinal, cada forma possui um significado e as cores fazem parte da simbologia.
Max colares indígenas, por exemplo, ganham destaque ao redor do pescoço, pela força dos desenhos e das cores. Pode-se dizer que esses colares costumam chamar bastante a atenção por trazerem uma criatividade que é viva, pois é presente em diferentes culturas.
Outro detalhe maravilhoso nos colares indígenas é o uso das miçangas para formar lindos e grandes pingentes, ainda que o restante do colar seja feito com peças bem pequenas.
Vale ressaltar que é comum usar miçangas de madeira ou de materiais naturais quando se trata de colares indígenas e isso só deixa a peça mais interessante.
Miçangas grandes ou pequenas, qual o tamanho ideal para usar?
Em primeiro lugar, todas as miçangas podem servir para decoração independente do material, da cor e do tamanho.
Com isto, miçangas grandes e pequenas podem se misturar em um mesmo colar, criando arranjos bem charmosos.
O ideal é que as miçangas pequenas possam neutralizar alguns detalhes ou deixar o colar mais singelo e delicado. Nesse caso, quanto mais pequena melhor.
Miçangas grandes dão impacto como alguém de forte personalidade, por isso devem ser usadas com cautela para não acabar passando uma imagem de extravagância sem querer.
Contudo, um colar todo feito com pedras grandes é tão chamativo quanto um de miçangas miúdas que formam pingentes enormes e cheio de detalhes.
Por isso, o que mais importa não é o tamanho, mas o tipo de colar que você pretende fazer para determinadas ocasiões.
Colar infantil de miçangas
O melhor jeito de fazer um colar infantil de miçangas é fazê-lo sem regras pré-estabelecidas.
Algumas opções sugerem o uso de laços e pingentes com figuras animadas, personagens infantis conhecidos pela maioria das crianças.
Mas através das miçangas também é possível fazer figuras divertidas e singelas, como animais e bonecos. De outro jeito, os colares podem ficar sem esses desenhos elaborados e seguir modelos mais simples.
Um modelo bem comum são os colares com miçangas de bolinhas, muitas vêm com brilho ou com duas cores em uma mesma unidade e isso deixa o colar bem atrativo.
Em alguns casos, o ideal pode ser confeccionar o colar junto com as crianças, assim elas desenvolvem a cognição e as capacidades motoras com segurança. Além, é claro, de estimular a criatividade e o interesse pelo colar.
Portanto, se possível for, deixe que cada criança escolha as peças que devem compor o seu colar para se divertirem ainda mais.
Fotos de colares de miçangas lindos e fáceis de fazer
Confira ideias encantadores de colares feitos com miçangas e escolha os seus preferidos.
amei
cadê o passo a passo?