Descubra agora como fazer amigurumi passo a passo, desde as peças mais simples até as mais elaboradas.
Se ainda ainda não conhece, precisa conferir os trabalhos incríveis que podem ser feitos com essa técnica.
Para você ter uma ideia, podem ser feitos chaveiros, bonecas, bichinhos e até mesmo objetos decorativos.
E os materiais utilizados são fáceis de encontrar em papelarias e armarinhos.
Aproveite esse tempo livre para aprender o que é amigurumi e conferir as melhores dicas, ideias e tutoriais para criar amigurumis super fofos!
O que é amigurumi?
Amigurumi vem da língua japonesa e significa literalmente boneco/bicho de pelúcia de crochê ou tricô. Amigurumi é uma técnica utilizada para criar diversos artesanatos.
Além dos fofíssimos bichinhos de pelúcia, é possível fazer diversas outras criações de amigurumi. Como foi dito, é possível fazer objetos decorativos para a sua casa, chaveiros, entre outros.
A técnica é considerada tradicional, mas ressurgiu nos anos 80, no Japão. Desde então, popularizou-se cada vez mais, chegando a virar uma febre.
Quem ainda não sabe trabalhar com essa técnica, pode conferir livros, revistas, blogs e sites com dicas de tricô e crochê do zero. Isso facilita na hora de acompanhar uma receita.
Mas, para ajudar, selecionamos alguns tutoriais fáceis de fazer e muitas ideias criativas.
Tipos de amigurumis mais usados
É muito comum ver amigurumi de animais, como abelhas, ursinhos e leões. Os bichos são bons exemplos porque existem muitas receitas por aí apresentando uma variedade de animais.
Dentre os amigurumis mais populares, além dos animais, existem as representações de plantas, como os cactos, os desenhos animados, como os “smurfs”, ou figuras humanas animadas, como as bonecas.
No mais, as conhecidas bolas de Amigurumi servem de base para muitos bonequinhos ou bichinhos e é um ótimo jeito para iniciar os trabalhos nesse artesanato.
Qual material é usado para fazer um amigurumi básico?
O kit básico de amigurumi é formado por agulha de crochê ou tricô, novelo de fio Amigurumi (ou linha de tricô/crochê), agulha de tapeçaria, olhos de segurança (com travas), marcador de pontos e fibra de enchimento (para deixar seu bichinho fofo, literalmente).
Cada tipo de linha vai dá um resultado diferente. As linhas mais finas criam pontos mais delicados, já as mais grossas formam pontos maiores e deixam a peça com um aspecto mais fofo.
Por isso, com um mesmo número de “carreiras”, a depender da espessura da linha, o seu amigurumi pode ficar maior ou menor.
Outro detalhe é sobre o acabamento fosco e brilhoso. Uma linha fosca deixa o acabamento mais rústico, enquanto uma linha brilhante, ou seja, “mercerizada” oferece um acabamento mais delicado e com aspecto mais sedoso.
Uma outra opção de linha é o fio de malha, que tem o formato de uma fita e acaba dando um resultado bem firme aos pontos. Esse fio deixa o trabalho ainda mais fofo e foge do padrão estético do fio cilíndrico.
Saiba mais sobre os diferentes efeitos provocados por diferentes tipos de linhas, assistindo a este vídeo do canal Ateliê MariaRê:
Fazer amigurumis possibilita peças artesanais bastante diversas. Para você que está começando, selecionamos o vídeo do canal Two Bee sobre amigurumi para iniciantes:
Amigurumi para iniciantes: dicas para começar a produzir
O trabalho começa em geral com um anel mágico, porque é uma forma de tornar a peça circular, no crochê ou no tricô.
Ele é feito apenas de “pontos baixos”, então, procure se desenvolver neles, você ainda pode fazer pontos em “x’ ou em “v”, mas procure manter a continuidade do formato.
Você também pode utilizar correntinhas e anéis mágicos quando for necessário, mas as partes que você forma em separado são unidas geralmente pelo ponto baixo também.
A fibra sintética precisa ser colocada dentro da costura com muito cuidado, de pouco em pouco, atentando-se para preencher todo o espaço. Por isso, leve primeiro a fibra para as laterais e busque ajustar a peça no formato desejado.
Quando comprar o olho de segurança, certifique-se de que ele tenha uma trava de fácil manuseio, uma que não precise de nenhuma ferramenta para ser colocada.
Utilize um marcador de linha, isso ajuda muito a separar as carreiras e pontos.
Aplique o truque da diminuição invisível quando tiver que diminuir as carreiras. Ajuste o fio para ficar bem rente à agulha, apertadinho mesmo, e depois faça com que os pontos seguintes se tornem um só.
Ao invés de costurar as partes para uni-las, em alguns casos você pode substituir a costura pela cola de pano, por exemplo, quando for colocar um “focinho” no rosto de um animal.
Para isso você vai ter que passar a cola sempre por todo o avesso do “fucinho” e prender com alfinetes para segurar ambas as partes durante a secagem.
Para finalizar, quando estiver com seu trabalho pronto, você poderá lavá-lo quando quiser, porém não deixe de molho e utilize água quente, usando sabão neutro caso haja sujeira.
Anel mágico
O anel mágico é o ponto padrão para iniciar a confecção e ele é bem simples de fazer:
Com uma laçada solta de alguns centímetros, cruze o fio formando um “x” sobre o seu dedo indicador, é como se você criasse assim uma grande alça.
Depois insira a agulha e puxe a linha contínua do fio (aquela que segue indo para o novelo) para dentro da laçada, por baixo da linha principal do círculo.
Firme o ponto, então, prendendo a laçada. Esse ponto não conta como “ponto baixo” é apenas um nó que prende o anel mágico.
Depois do anel mágico pronto o processo seguinte é fazer “pontos baixos” no fio que forma o anel mágico.
Como fazer amigurumi passo a passo
Para fazer amigurumi passo a passo, você precisará de materiais que são fáceis de encontrar e muito populares na produção de artesanato.
É possível escolher fazê-lo de tricô ou crochê, após definir, basta separar tudo o que você vai precisar. Veja esse vídeo do canal São José Armarinho:
Modelos de amigurumi com receitas
Veja a seguir alguns passo a passos de como fazer modelos de amigurumi corretamente.
Urso de amigurumi
O ursinho é ótimo para quem está começando, porque é um animal que todo mundo gosta e apesar de ter alguns detalhes mais elaborados, a depender da receita, basicamente você só tem uma cabeça circular e um corpo cilíndrico para trabalhar.
Mas também é possível usar somente a cabeça do ursinho para fazer um pequeno chaveiro, por exemplo, o que é ótimo para começar a trabalhar.
O urso está presente em vários desenhos infantis, e por passar uma imagem de força e bravura, as crianças adoram. Veja uma receita de passo a passo do canal Mimoart de um urso de amigurumi:
Polvo de amigurumi
O polvo também é uma receita bastante fácil. Muita gente acaba confeccionando essa peça para recém-nascidos ou bebês.
Isto porque o polvo como bichinho de pelúcia apresenta uma meiguice bem aparente e seus oito tentáculos são ótimos para brincar.
As crianças são apaixonadas pelos polvinhos, tanto pela sua aparência quanto pelo seu “quê” de mistério e magia nos seus simbolismos.
Acompanhe a receita do canal THM By Dani logo abaixo e faça você mesmo um lindo polvo de amigurumi:
Boneca de amigurumi
Existem muitos tipos de bonecas, para começar foque na mais básica, aquela que é mais fácil de fazer.
A boneca pode ser branca ou morena, pode ter o cabelo preto, loiro ou ruivo, vestido ou 2 peças de roupa, chapéu ou lenço. Enfim, são muitos detalhes que podem ser inseridos.
O amigurumi é um objeto de muito significado afetivo para aquele que possui. Por isso é tão importante saber a finalidade do trabalho.
Tudo isso você poderá também adaptar a partir de cada receita.
Veja esse exemplo e, se gostar, siga o passo a passo da Professora Simone Eleotério para fazer sua boneca de amigurumi:
E já que o cabelo é um dos elementos principais da boneca, vale à pena ver também esse vídeo da Círculo para que você aprenda a fazer 6 tipos de cabelos de boneca amigurumi:
Unicórnio de amigurumi
Unicórnio é um animal mitológico, símbolo da força e da pureza. É uma figura contida também em muitos mundos imaginários e fantásticos, é ideal para dar de presente para as crianças.
Pode dar mais trabalho de fazer, a depender do modelo, mas o resultado é sensacional.
Essa é uma receita básica e super fofa de unicórnio de crochê. Veja e aprenda com as dicas do canal Ateliê MariaRê:
Chaveiro de amigurumi
Como já foi mencionado aqui, chaveiros de crochê são excelentes para começar a desenvolver o trabalho. Isto porque você pode fazer a cabeça redonda de qualquer animal e já vai ficar a coisa mais linda.
Você vai ter o resultado mais rápido e com isso você pode começar a ganhar dinheiro, vendendo essas pequenas peças nesse tipo de artesanato. Experimente!
O passo a passo é bastante simples, ideal para quem busca um amigurumi para iniciantes. Você pode começar criando o bichinho ou personagem de sua preferência. Depois basta acrescentar as argolas para fazer seu lindo chaveiro.
Veja o passo a passo de um chaveiro urso na cor rosa feito pela Ariane Torres:
Abelha de amigurumi
A abelha é a uma das mais fáceis de fazer. Agora não tem mais desculpas, siga o passo a passo do canal Amigurumis da Thaís para fazer sua abelhinha:
Ideias de bonecos e bichinhos feitos de amigurumi
Você pode criar diversos modelos de bonecas, bonecos e bichinhos feitos de amigurumi. Todas as criações ficam muito lindas!
É possível fazer bichinhos como pandas, coalas, ursinhos, raposas, leões, gatinhos, pássaros, todas as opções são perfeitas.
Uma dica muito bacana é utilizar olhos para amigurumi em seus bichinhos. É muito simples colocá-los. E você também pode criar bichinhos de personagens populares como a Hello Kitty, Pokémons, unicórnios, entre outros.
O importante é usar a criatividade e não deixar de fazê-los. Afinal, eles servem como brinquedos, na decoração de festa infantil, peso de porta, enfeites para casa, acessórios como chaveiros e muitos mais.
Há muitas receitas de amigurumi simples e divertidas de fazer. Confira agora as melhores ideias e use como inspiração para fazer suas próprias peças.
1 – Uma fofura de boneca amigurumi morena com capuz e cachecol
2 – Um boneco grande super estiloso com touca e roupa de frio
3 – Uma bonequinha linda com vestido de crochê de manga longa
4 – Um belo patinho de crochê para divertir as crianças
5 – Um charme de boneca de crochê ruiva com cabelos ondulados
6 – A fada sininho com pernas e braços articulados
7 – Uma porquinha elegante fácil de se apaixonar!
8 – Que tal esse unicórnio de crochê super colorido?
9 – Um dragão verde e branco com asas rosas bem lindinho
10 – Coelhinha charmosa de crochê com jardineira e bolsa lateral
11 – Pequeno Papai Noel de crochê para enfeitar a casa no final do ano
12 – Um modelo de boneco de neve fofo para iniciantes
13 – Uma rena de Natal cheia de detalhes no acabamento
14 – Um chapéu de bruxa para transformar o visual da boneca
15 – Um cachorro totalmente personalizado com focinho
16 – Uma vaquinha de crochê para você se inspirar
17 – Um coração de crochê para chaveiro simples e bonito
18 – Um papagaio que é sucesso de vendas! Não é perfeito?
19 – Um carrinho de crochê que serve até para decoração
20 – Uma simpática abelhinha para presentear alguém especial
21 – Um polvo fofíssimo para bebês prematuros
22 – Um móbile de passarinhos para decorar quarto infantil
23 – Um príncipe sapo ideal para quem está começando do zero
24 – Uma joaninha simples feita com poucos materiais
25 – Um porquinho da índia para conquistar o coração da criançada
26 – Uma opção de boneca de crochê loira maravilhosa
27 – Um bonequinho super criativo e moderno
28 – Bonecas de cabelo liso longo para garantir a diversão
29 – Um menininho com traços delicados e costura perfeita
30 – Uma ursa fofinha com bastante enchimento e um lindo laço vermelho
31 – Um gatinho branco com orelhas e patas em outro tom
32 – Uma boneca bruxinha para comemorar o Halloween
33 – Um gato de crochê deitado para peso de porta
34 – Um dinossauro bebê com uma combinação de cores incrível
35 – Um pequeno palhaço que chama a atenção de qualquer criança
36 – Uma boneca bailarina de crochê com coque simples e lacinho
37 – Um pinguim cinza e branco mega estiloso com fone de ouvido
38 – Uma graça de tartaruga com receita fácil e rápida
39 – Opções de chocalhos de bichinhos para bebês
40 – Qual você prefere: o peixinho ou o leão marinho?
41 – Um elefante de crochê com carinha de dengoso e roupinha apaixonante
42 – O que acha de fazer esses rinocerontes para vender?
43 – Bichinhos confortáveis e seguros feitos com fibra siliconada
44 – Um urso panda que é simplesmente adorável!
45 – Um leãozinho não pode faltar na lista de bichinhos
46 – Pura delicadeza nesse trabalho feito de crochê
47 – Um coelhinho feito à mão tão lindo que serve como item decorativo
48 – Um trabalho artesanal de dar inveja
49 – Um foca super diferente para você fazer em casa
50 – Um coala ideal para testar a sua técnica
51 – Uma raposa super resistente mas com fio macio
52 – Um caranguejo todo especial para você se inspirar
53 – Uma fofurice para quem quer aprender a fazer amigurumi
54 – Um mini unicórnio rosa com franja colorida muito delicada
55 – O que acha desse cabelo cacheado para boneca?
56 – E essa roupinha de boneca com estampa de melancia?
57 – Opções de cores para fazer o seu pinguim ainda hoje
58 – Uma ideia sensacional de boneco biscoito
59 – Uma vaca de crochê para decorar o ambiente
60 – Uma ursinha para as meninas brincarem o dia todo
61 – Uma opção de cabelo de boneca com franja curtinho
62 – Boneca gigante com vestido e sapatinho de crochê
63 – Um bonequinha decorativa para a sua casa
64 – Uma elefantinha charmosa com coroa de flores
65 – Pequenos leõezinhos com jubas diferentes
66 – Um ursinho de pelúcia feito todo em crochê
67 – Um bicho preguiça gordinho para decorar quarto de criança
68 – Mini baleia para chaveiro divertido
69 – Modelos de vestidos de boneca em crochê rodados
70 – Trabalhos lindos sem muitos detalhes
(Foto: @mitxoko)
71 – Cachorro salsicha bem criativo e engraçado
72 – Uma boneca amigurumi com chapéu e bota
73 – Um vestido colorido para uma boneca muito lindinha
74 – Frutas de crochê servem tanto para decoração quanto para chaveiros
75 – Essa mini coruja é o mesmo caso das frutas
76 – Não deixe de fazer esses chaveiros de urso!
77 – Se quiser alegrar, faça também esses chaveiros de sorvete
78 – Como não admirar esse chaveiro de Hello Kitty?
79 – E essas corujinhas de crochê fofinhas?
80 – Use a criatividade na hora de fazer as suas peças
81 – Tente um macaco de crochê como esse ou o bichinho que desejar
Dicas de como usar amigurumi na decoração
Agora que você já viu como fazer amigurumi passo a passo, veja as dicas que selecionamos para você usar na decoração de sua casa!
Os amigurumis são tão fofos que deixam qualquer cômodo da casa mais bonito. Você pode fazê-los em tamanhos menores ou maiores.
Eles podem ser usados como móbile, enfeite de maternidade, para decorar estantes, nichos, móveis, em geral.
É importante fazer o trabalho com cores que combinam com os cômodos. E você pode até mesmo fazê-los monocromáticos.
82 – Vasinhos de flores coloridas e divertidas para decorar
83 – Mini cacto com vasinho colorido ideal para decoração da sala
84 – Cada detalhe faça a diferença no resultado final
85 – Escolha o seu cacto preferido e faça você mesmo!
86 – Tulipas de crochê são ótimos para decorar uma mesa
87 – Um móbile de nuvem de crochê pode ser colocado no berço do bebê
88 – Lindo esse modelo com astronauta amigurumi
89 – Móbile de nuvem ideal para quarto temático
90 – O flamingo de crochê está em alta na decoração
91 – Uma guirlanda de Páscoa com coelhinho simples
92 – Letras decorativas podem ser usadas em qualquer ambiente
93 – Que tal personalizar o quarto do bebê com esse bastidor?
94 – Decore também com enfeites de Natal
Decoração de festa com amigurumi
Existem muitas maneiras de fazer amigurumi para festa. Você pode fazer um amigurumi de unicórnio para festas temáticas.
Pode fazer também amigurumi de personagens famosos para decorar as mesas da festa de acordo com o tema.
Enfim, basta usar a criatividade para decorar a sua festa!
95 – Os animais podem fazer parte da decoração da mesa principal
96 – O tamanho e a cor podem variar de acordo com a festa
97 – Imagine esse unicórnio em uma decoração de aniversário com o tema
98 – Super heróis de crochê para festa infantil de meninos
99 – Um painel simples personalizado com o nome da criança
100 – Decoração de festa tema fundo do mar para as meninas
Como vender o Amigurumi?
Duas questões são importantes na hora da venda: o preço e a receita utilizada.
Para calcular o valor do seu artesanato, além do custo dos materiais, pense também no custo da sua hora de trabalho. Um preço justo está adequado também ao nicho de mercado artesanal dessa técnica e aos objetivos pessoais de cada um.
A questão que envolve as diversas receitas disponibilizadas gratuitamente ou não, é basicamente saber se você tem permissão para fazer a receita. Se ela está disponível, você já sabe que não terá problemas.
De qualquer maneira é muito importante saber que cada peça é diferente e pode ser modificada de acordo com a sua criatividade.
Amigurumi é incrível, não é mesmo? Quando um cliente pedir uma referência ou um modelo específico, que você nunca fez, veja o que vai ser realmente possível ser feito e não alimente expectativas que não poderão ser supridas.
No mais, quanto mais prática, melhor fica! Comece agora a produzir suas peças e perceba as possibilidades e oportunidades que aparecem.
Depois que você aprender os pontos básicos da técnica que escolheu, seja crochê ou tricô, vai perceber que é muito mais fácil fazer o amigurumi passo a passo que você imaginava.
Maravilhosos!!
Como faço para adquirir o passo a passo desses modelos?
Maravilindos!!!
Gostaria de receber o para o a passo de animais pequenos para fazer pra festa do meu netinho. Como faço para adquirir essas receitas ? Aguardo retorno , obrigada
Lindos seus trabalhos! Amei! Como fazer para ter o passo a passo?
Boa noite… gostaria de receber o passo a passo de bichinhos pequenos para enfeite de porta da maternidade.. como faço?
Obrigada
que trabalho mais lindooooo, amei tudoooo as bonecas me encantaram. como gostaria de receber passo a passo.