Confira agora tudo o que precisa saber sobre artesanato com cabaça e inove em sua decoração.
Cada planta tem uma beleza única, um exemplo disso é a cabaça, que pode ser usada como artesanato para decoração de cozinha, sala, escritório e outros ambientes da casa
Se destaca pela resistência, além do toque rústico. Ela é o fruto de uma planta de nome “poranga” – mas ele pode mudar, pois cada região do país dá um apelido diferente.
Acredita-se que ela foi uma das primeiras plantas a serem cultivadas no mundo.
Durante vários anos foi usada para uma única função: transportar água. Essa tarefa era possível pois a estrutura da cabaça é rígida, sem muitas imperfeições.
Então, veja como decorar uma cabaça com biscuit, tecido, pintura e outros materiais.
O que é artesanato com cabaça?
Caso você não saiba, a cabaça é o fruto de uma planta da família das Cucurbitáceas, e tem um formato parecido com o de uma pera.
Então, o artesanato com cabaça nada mais é do que aplicar técnicas artísticas através de trabalhos manuais – usando esse objeto como tela ou escultura.
Onde surgiu a arte com cabaça?
Não há um consenso sobre onde a cabaça surgiu. Ela pode ter sido levada da África para a Ásia, Europa e Américas.
Isso foi possível de duas maneiras: através da migração dos nossos antepassados ou com o fluxo de suas próprias sementes – viajando pelo curso dos rios ou levadas pelo vento.
Sabe-se que o fruto consegue flutuar por até 2 anos sem perder a capacidade de germinar. Apesar de uma origem não exata, a cabaça é bastante comum, e é classificada como uma planta tropical e subtropical.
Provavelmente foram os índios que iniciaram o trabalho de artesanato com cabaça, já que eles faziam uso de sua polpa para se alimentarem. Depois de tratada, a casca transportava água, tintas e sementes.
Esses povos costumavam adornar as cabaças com traços específicos de suas culturas. Outros objetos confeccionados pelos indígenas com a cabaça eram brinquedos, bolsas e chocalhos.
Nos dias atuais, além do transporte de água e sementes, usamos a cabaça como instrumento musical, artigo de decoração e artesanato.
Tipos de cabaças
Existem 3 tipos de cabaças mais utilizados em artesanatos. Cada modelo pode gerar um artesanato único, com aplicação de técnicas variadas.
Redonda
Este tipo é melhor para confeccionar saias para bonecos, copinhos, palhaços, chocalhos etc. Se quiser construir uma luminária, com essa forma é possível fazer, mas você tem que prosseguir com cautela.
Apesar de ser rígida por fora, a cabaça é fácil de quebrar, tornando assim o seu manuseio bastante delicado. Quando for fazer os furos, escolha sempre os locais mais longe das dobras.
Uma coisa boa de usar a cabaça como luminária é que ela não se afeta com o aquecimento da lâmpada. Apesar de elevar a temperatura, ela é resistente nesse aspecto.
O segredo para furar uma cabaça é escolher a broca mais fina para sua furadeira, e caso queira um diferencial, experimente pintar o interior da sua luminária. Outra opção de artesanato com cabaça é a casa de passarinho – pintada, desenhada e revestida por verniz.
Comprida
Esse formato permite que você faça algumas figuras como girafas, Negas Malucas e demais figuras humanoides.
Para revestir, pode usar tinta para madeira, artesanato ou tecido; a uniformidade se consegue com o verniz incolor.
Se precisar adicionar peso para que a cabaça fique firme, preencha seu interior com areia, britas ou outro material que dê peso.
Pequena
Apesar de neste tamanho o fruto ainda estar em estágio inicial de amadurecimento, a qualidade do material é a mesma, possibilitando um leque ainda mais vasto de opções de artesanato em cabaça.
Seu formato pequeno permite a produção de cinzeiros, animais (ovelhas, vacas e galinhas).
Ideias para decorar cabaças
As propostas a seguir são ideias super simples, para você que está iniciando no mundo do artesanato e não quer se arriscar. Como resultado desses trabalhos você pode criar móbiles, arranjos para centro de mesa e até árvores de Natal.
Para isso, escolha tamanhos menores de cabaça – o formato não é importante agora. Anote a lista do que vai precisar:
Ideia 1
Materiais
- Lápis grafite
- Lápis colorido
- Caneta hidrográfica colorida
- Verniz
Passo a passo
Após limpar a cabaça, o jeito mais fácil para decorá-la é desenhar com caneta hidrográfica (hidrocor) sobre sua superfície. Escolha um desenho ou forma que mais lhe agrade e mãos a obra!
Assim que terminar o desenho escolhido, pinte. Lembre-se de usar a caneta preta para o acabamento. Finalize com o verniz.
Ideia 2
Para a opção a seguir, o material a ser usado é o lápis de cor – até o escolar você pode usar sem problemas. Esse material é bom de usar para criar tons em degradê e para esfumaçar o desenho, garantindo assim um belo efeito visual.
Materiais
- Lápis preto/grafite
- Lápis de cor
- Cotonete
- Verniz
Passo a passo
Desenhe o que preferir, usando o lápis como base; preencha os espaços com o lápis de cor, e use o branco para dar volume.
Como a superfície da cabaça não é totalmente lisa, use um cotonete para preencher buracos que aparecerem e se quiser esfumar e misturar as cores. O acabamento é feito com hidrocor preto e verniz.
Artesanato com cabaça comprida
Para criar sua peça artesanal, a primeira coisa que você deve fazer após comprá-la é a preparação. Reúna as cabaças que irá precisar em um recipiente e jogue água quente.
Se o cheiro que subir desse ‘banho’ incomodar, você pode usar uma máscara.
Para tirar o acúmulo de sujeira amolecida pela água quente, use uma esponja de prato com detergente neutro e esfregue bem.
Use luvas de borracha caso não queira sujar as unhas. Se após esfregar ainda restar uma sujeirinha, com uma faca pontuda e sem serra ou uma colher, você tira o final.
Você vai jogando a água e passando a esponja ou faca ou colher. Para finalizar, use uma lixa. Se a cabaça estiver aberta, retire as sementes com uma colher. Você pode decorar com biscuit, tinta, macramê, entre muitos outros materiais.
Como fazer decoração com cabaça na sua casa
A melhor coisa de fazer artesanato é que geralmente, os materiais são simples e quase sempre temos em casa – garrafas PET, palitos de madeira, tinta, kits de costura, entre outros.
Você pode fazer lindas luminárias, pendentes ou de mesa, para decorar sala, quarto, varanda e até mesmo a cozinha.
Outra opção incrível é a decoração com galinhas de cabaça. É um artesanato divertido, perfeito para decoração de cozinhas.
Modelos de cabaças decoradas com flores
As cabaças podem servir de vasos decorativos para a sala, varanda, jardim ou qualquer outro ambiente que desejar. Eles pode receber pinturas ou podem continuar com o aspecto rústico da matéria-prima.
O importante é seguir o estilo da decoração na hora de customizar a cabaça.
Como pintar cabaça para artesanato passo a passo
Você pode usar os materiais complementares que quiser, além das cores e desenhos. Veja o que vai precisar: cabaça do tamanho que preferir; tinta acrílica; verniz.
Passo a passo
Assim que você lavar e preparar sua cabaça, desenhe o tema que preferir em sua superfície – reforce os traços com caneta preta.
A pintura é feita com tinta acrílica fosca, ou qualquer outra que pinte madeira. O toque final fica por conta do verniz vitral (alaranjado). Depois que o verniz vitral secar, aplique verniz com glitter em pó dourado, para realçar ainda mais a sua arte.
Dicas para criar peças em cabaça com biscuit
Com o biscuit é possível fazer detalhes incríveis na cabaça, tornando o artesanato ainda mais criativo. Os objetos decorativos podem ser usados em qualquer lugar da casa.
Você pode fazer peças para decorar o seu lar, para presentear e até mesmo para vender.
Use a criatividade e capriche no acabamento na hora de fazer sua peças.
66 Dicas do que fazer com cabaça
Acompanhe a seleção de fotos de artesanatos com cabaça para se inspirar ainda mais!
Adorei todas as ideias com cabaça! Mas queria saber mais sobre o assunto! Como corta? Q ferramentas usar pra corta?
amei cada trabalho maravilhoso
Maravilhoso!! essas peças de cabaça, fiquei encantada. ideias brilhantes.