Muita gente já sabe que o artesanato com madeira é um dos queridinhos quando o assunto é decoração e mobília.
Pequenos e grandes objetos podem ser feitos com esse material através das técnicas e ferramentas usadas na arte da carpintaria e/ou marcenaria.
Existem produtos muito simples que podem te inspirar para as suas primeiras criações, caso esteja começando do zero, mas é importante ter noções básicas para saber como usar e modelar a madeira.
Invista nos materiais necessários, conheça fornecedores de madeiras ou utilize tábuas de pallets ou de outros móveis, e confira ideias e tutoriais para visualizar alguns procedimentos.
Lembre-se que a prática constante certamente te levará aos resultados esperados (como ter mais criatividade e lucro no negócio, por exemplo), mas, para chegar lá, é preciso começar já!
Confira ainda: Melhor madeira para cada tipo de trabalho artesanal
8 Ideias para ganhar dinheiro com artesanato em madeira começando do zero
Algumas ideias podem te inspirar nesses primeiros passos, especialmente quando são ideias populares no mercado artesanal, que costumam dar um bom retorno financeiro.
Para isso é preciso conhecer as tendências desse nicho de mercado, que podem variar conforme o período e a região.
O artesanato de madeira é uma preferência em muitos casos, sendo possível decorar diversos cômodos e ambientes, fazendo objetos, móveis, acessórios, utensílios, e muito mais com esse tipo de produto.
Se a sua meta é ganhar dinheiro, pense em como dar valor ao produto, fazer com que seja uma peça interessante, criativa, com um bom acabamento e que tenha alguma utilidade.
Além disso, é preciso pensar no seu público-alvo, buscando entender os desejos e interesses do seu público quando o assunto se trata de artesanato com madeira.
Confira oito ideias simples para começar a ganhar experiência e dinheiro com esse artesanato, adaptando o que for necessário para atender às suas necessidades e desejos.
Veja mais: Como fazer prateleira de corda e madeira fácil e barata
1- Caixas
As caixas de madeira podem ter tamanhos e formatos diversos, desse modo se pode criar caixinhas pequenas, como porta-joias, ou caixas grandes, como baús.
A ornamentação de cada caixa pode variar muito e depende do modelo desejado, até mesmo customizar um caixote usado de madeira pode ser uma ótima opção para começar.
Crie um conjunto de caixas com aspectos diferentes para agradar todos os gostos ou faça variações de um estilo de caixa que tenha a ver com seu modo de criação.
Leia também: Como fazer efeito madeira com argamassa
2- Nichos
Os nichos são adoráveis e muito utilizados na decoração da casa, compondo as paredes com tantas outras peças e objetos decorativos, ou servindo até mesmo para guardar livros.
É possível vender uma unidade ou um conjunto de nichos que possuem uma composição específica, em todo caso, existem muitas possibilidades para a criação dessas peças.
Por exemplo, é possível fazer o produto em forma de estante, unindo muitos nichos em uma única peça.
De outro modo, os nichos podem ser peças únicas, vendidas em separado, com um caráter mais simples, minimalista, ousado, rústico e/ou moderno.
3- Prateleiras
As prateleiras são peças básicas e necessárias para muitos ambientes, mas também acabam fazendo parte da decoração do cômodo, por isso precisam ser úteis e atrativas.
É uma peça relativamente simples de fazer, mas isso vai depender do modelo, pois é possível colocar desenhos, texturas, fazer cortes criativos e pinturas…
Cada prateleira ou um conjunto de prateleiras pode ter decorações e revestimentos diferentes, o mais importante é usar madeiras de qualidade e com os suportes adequados para suportar o peso necessário.
4- Suporte para plantas
Os suportes para plantas podem ser artesanatos de madeiras que podem ficar na parede, pendurados no teto ou fixados no chão, dependendo do tipo de suporte escolhido.
Sendo assim, há muitas opções diferentes de suporte que podem ser produzidas e vendidas, geralmente são peças criativas e charmosas que, além de serem utilitárias, embelezam o espaço.
Essas peças não costumam ter muitos ornamentos porque as plantas acabam dando o toque final para finalizar a decoração do ambiente.
No entanto, o suporte de madeira para as plantas pode ser como uma grande estante ou como um painel para colocar os vasos, podendo ser feito a partir de muitos estilos e modelos diferentes.
5- Mesa
Quando se trata de mesa, há muitos formatos, tamanhos e modelos para se pensar, então, ao usar a madeira se pode criar a mesa de acordo com as suas preferências e possibilidades.
Seja uma mesa de cabeceira, mesa de chá, mesa de jantar, mesa retrátil ou mesa de boneca, existem modelos mais simples e mais elaborados.
Por isso, é importante pesquisar as opções para escolher o melhor para você ou para os seus clientes, muitas vezes até fazendo produções específicas por encomenda.
6- Porta vinho
Muita gente quer ter um porta vinho rústico e elegante, e é importante lembrar que a madeira é o material mais apropriado para isso.
O caráter artesanal torna essa peça ainda mais atrativa, ela pode estocar mais de uma garrafa de vinho e ter detalhes e ornamentos que sejam apropriados para cada pessoa.
O tamanho fica a critério de cada um, bem como o tipo de modelo, que poderá ter prateleiras, frestas, buracos de apoio ou outros formatos de base.
7- Placas
No caso das placas de madeira, é interessante que se tenha habilidades técnicas no ramo da pintura, texturização ou pirografia, assim as placas podem ser espécies de quadros decorativos.
Além disso, as placas como pontos sinalizadores também podem ser feitas, como placas de entrada e saída, com frases que digam “sejam bem-vindos” e “voltem sempre”.
Dessa forma, as placas são peças abertas a serem customizadas e personalizadas ao modo de cada um, por exemplo, seguindo as preferências do cliente.
8- Banquinhos
Os banquinhos são peças simples, mas que podem ter seus diferenciais a partir da criatividade de cada artesão, que poderá fazê-los conforme as suas ideias de modelos e formatos.
São peças que costumam dar um bom retorno financeiro, pois não é preciso muitos materiais para fazê-lo e seu preço é geralmente acessível.
O valor do artesanato com madeira sempre depende do esforço feito para a criação (mão de obra) e dos custos referentes ao processo.
Assim, cada artesão também pode criar suas peças de acordo com seu próprio estilo e vendê-las com o preço que considerar justo.