Uma riqueza nacional, o artesanato da região Norte é vendido no país inteiro e, em alguns casos, vai até para o exterior.
O artesanato é uma das peças fundamentais da cultura da região Norte, e o indígena é um dos que mais se destaca.
A região Norte brasileira é composta pela Amazonas, Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Amapá e Rondônia. Cada um desses estados possui características diferentes com artesanatos brasileiros típicos de cada região.
O artesanato do Norte, assim como o artesanato do nordeste e de outras regiões do Brasil, tem uma marca registrada, e são umas das principais fontes de renda da população. Acompanhe e saiba mais!
Artesanato da região Norte e suas características
O artesanato é uma maneira de transformar uma ideia em uma linda peça. Dessa maneira, além de contribuir com a cultura de sua região, ele também garante o sustento de várias famílias.
Para isso, são utilizados diversos materiais e produtos orgânicos que são necessários em seus trabalhos.
O artesanato da região Norte utiliza na produção fibras, coquinho, cerâmica, pedra-sabão, barro, couro, madeira e látex. Veja as características de cada um:
Látex
O látex é utilizado no artesanato, não somente para colar peças, mas também para criar moldes que possibilitam a fabricação dessas peças.
Sem dúvidas, essa matéria-prima é utilizada na maioria dos artesanatos produzidos na região Norte do Brasil e também ao redor dele.
Fibras
Esse artesanato é feito através do trançado de fibras vegetais, como: fibra de bananeira, bambu, taboa, cipó e arumã. Essa é uma técnica utilizada para formar itens como cestos, sousplat, vasos de plantas, cadeiras, balaios, peneiras, entre outros.
Coquinho
Além da casca de coco que também é muito utilizada para artesanato da região Norte, o coquinho também é uma perfeita matéria-prima.
Por ser uma região tropical, no Norte é fácil de encontrar em todo canto o coquinho para artesanato e para quem vive em regiões afastadas, mas deseja também trabalhar com ele, é possível comprar pela internet.
Com ele é possível fazer diversos tipos de artesanato, como bijuterias e mini galinhas d’angola, por exemplo.
Cerâmica
Geralmente modelada à mão, a cerâmica consiste em três tipos básicos para artesanato da região Norte, a porcelana, faiança e grés. Ela possibilita a produção de objetos como esculturas e vasos feitos com argila.
Artesanato em barro
Esse pode ser um dos tipos de artesanato da região Norte mais conhecidos.
O artesanato com barro possibilita a fabricação de peças como esculturas, panelas, vasos e diversas outras coisas.
É utilizada a modelagem e em seguida, é preciso que a peça seja aquecida em alta temperatura para secar e, por fim, pintar.
Couro
O couro é uma maneira de conservar a tradição do artesanato. Ele é utilizado pelos artesãos para produzir peças que sejam únicas e marcantes, devido a concorrências com as indústrias.
Ainda assim, é muito procurado e com ele, é produzido bolsas, acessórios, roupas, calçados e vários outros artesanatos da região Norte.
Artesanato em madeira
A madeira é uma matéria-prima ideal para vários tipos de artesanato por sua diversidade e durabilidade.
Tendo em mãos ferramentas de apoio, os artesãos da região Norte podem fazer bancos, molduras, caixotes, mesas, e várias outras peças.
Tipos de artesanato nos estados da região Norte
Como já foi dito, a variedade de artesanato da região Norte é gigante. São criados artigos em geral para casas, ambientes externos e também para uso pessoal como é o caso das bijuterias, por exemplo.
Conheça os tipos de artesanato de cada estado:
- Amazonas: A principal fonte de renda do Amazonas, o artesanato é rico em diversidade e beleza. Feito de maneira sustentável, a cultura artesanal do estado veio através dos índios e tem passado de geração em geração. Os principais tipos de artesanato do Amazonas são: o colar de morototó, a zarabatana, a cerâmica e a arte plumária.
- Roraima: O Estado de Roraima também possui uma enorme influência dos índios e as matérias-primas principais são as raízes, cipós, palhas, casca de árvores e buritis. Entre as principais peças produzidas estão as miniaturas feitas de sementes e jarros feitos de barro.
- Amapá: O Estado do Amapá é representado pelo artesanato da região Norte feito de madeira, semente, argila e fibra, onde com esses materiais são produzidos colares de sementes, panelas de barro, vasos e luminárias. Além disso, é caracterizado também por técnicas como o trançado, a colagem e o grafismo indígena, por exemplo.
- Pará: Com os materiais retirados da região paraense, o artesanato do Estado do Pará é produzido com materiais como sementes, pedras preciosas, palha, barro. Os itens de produção são diversos e além de cerâmica, cestaria e objetos de madeira, há também fragrâncias que são vendidas junto com peças em geral.
- Rondônia: Rondônia possui como inspiração a influência indígena, a colonização do Brasil e as riquezas culturais do país. O estado fabrica artesanato com a madeira, o barro, a palha, as fibras e também o couro.
- Tocantins: Rico em matéria-prima para artesanato com produtos naturais, o Tocantins é um dos estados mais diversificados no que diz respeito ao artesanato da região Norte. Os artesanatos que mais se destacam são as bonecas Ritxòkò, a cerâmica e o cristal. Além da costura do capim com o buriti.
- Acre: Com matéria-prima retirada da floresta amazônica, o Acre diversifica sua produção de artesanato que inclui fios de tecido, madeira e sementes. Os artesão, que gira em torno de 4.000 aproximadamente, tem a oportunidade de expor seus trabalhos na Associação das Produtoras de Artesanato de Mulheres Indígenas de Kaxinawa de Tarauacá e Jordão (APAMINKTAJ).
Com uma riqueza natural, o artesanato da região Norte possibilita que, quem o compra, leve a cultura e também o espírito e a identidade do povo “da floresta” e dos povos indígenas.
Esqueceram do Artesanato do Amazonas com Massa do Guaraná…
LENDAS, CONTOS, CAUSOS E MITOS AMAZÔNICOS (REGIÃO NORTE)…
Muito bom TAava precisando para um trabalho da escola