Você conhece os principais tipos de artesanato da região Sudeste? A região mais populosa do país possui uma forte expressão cultural, portanto, há uma grande diversidade de materiais e produtos.
São tradições e culturas representadas em peças belíssimas, que retratam a importância histórica que o artesanato representa. Acompanhe tudo sobre ele a seguir.
Principais características do artesanato da região Sudeste
A região Sudeste do Brasil é a mais urbanizada dentre todas as regiões do país. Ela é composta pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Cada um deles possui características culturais próprias.
O estado de Minas Gerais possui um artesanato de cerâmica e barro bem característico, especialmente aquele produzido na região do Vale do Jequitinhonha.
Veja ainda: Origem e características dos artesanatos da região Centro-Oeste
Há também tecelagens artesanais e artesanatos feitos a partir do entalhe em madeira, o que reflete a tradição barroca mineira.
Já o artesanato mais característico do Espírito Santo são as suas famosas panelas de barro. Essa tradição regional construiu uma fama global. Não por acaso, essas panelas foram o primeiro bem cultural registrado como Patrimônio Imaterial pelo Iphan, em 2002.
O Rio de Janeiro, por muitas décadas, era o estado que abrigava a capital e centro político do Brasil. Assim, com um fluxo cultural que se intensificou a partir da mudança da corte portuguesa para a cidade do Rio, o artesanato estadual é bastante diversificado.
A criatividade é marcante, por isso, há uma grande diversidade de fibras para a confecção de cestos e balaios. Alguns exemplos de fibras utilizadas são a de bambu, cipó e coco.
Os tecidos também marcam presença no artesanato fluminense, através de colchas e toalhas de retalho e da confecção de bonecas de pano.
Quando pensamos em diversidade cultural, o estado de São Paulo se destaca ainda mais do que o Rio de Janeiro nesse quesito.
São Paulo se tornou lar para pessoas de diferentes etnias e continentes, como asiáticos, árabes e europeus. Além disso, a cultura do interior possui fortes influências indígenas e africanas.
Essa miscelânea cultural, naturalmente, faz com que o artesanato de São Paulo seja bastante diverso em suas formas de expressão. Se encontram cerâmicas e trançados de fibras naturais, especialmente na região do Vale do Ribeira, que concentra a maior parte da população tradicional paulista.
Nos últimos anos, houve um crescimento no estado da produção de artesanatos a partir de materiais recicláveis, como latas de alumínio e garrafas PET.
De modo geral, em todos os estados da região Sudeste, também é possível encontrar artesanatos feitos a partir do barro e bordados. No entanto, os tipos de bordados são bem diferentes daqueles tradicionais do Nordeste por serem feitos a partir de técnicas livres.
Confira também: Tipos de Artesanatos da Região Norte do Brasil
Tipos de artesanatos da região Sudeste
Vamos ver de uma forma mais detalhada quais são os principais tipos de artesanato da região Sudeste, com mais alguns destaques de cada estado.
Espírito Santo
A natureza capixaba é fonte de inspiração para muitos artesãos do estado. Um exemplo são as artesãs de Divino São Lourenço, que representam mais de cem espécies de pássaros nativos através de técnicas de bordado livre e ponto cruz e crochê.
O artesanato com barro e cerâmica também é típico do estado, e com ele são criados enfeites para casa, utensílios para o lar.
Já o som dos pássaros nativos é reproduzido em pios de madeira feitos a partir de técnicas de entalhe em Cachoeiro do Itapemirim. Atualmente, os pios são um instrumento de conservação e preservação da natureza e reproduzem sons de mais de 40 aves diferentes.
As culturas indígenas se fazem presentes também através dos povos Guarani e Tupiniquim. Há produção de cestarias e trançados a partir de uma diversidade de materiais, como sementes, miçangas, palha, cipó e fibras vegetais.
A arte em madeira é muito encontrada na região, em forma decoração e acessórios.
Leia mais: História e cultura do artesanato Nordestino
Minas Gerais
A arte da tecelagem em Minas Gerais busca na natureza do cerrado a inspiração e matéria-prima para a confecção de diferentes peças, comercializadas de forma local.
A partir de técnicas ancestrais indígenas, artesãos pigmentam o algodão através de sementes, folhas e frutos do cerrado, como o murici.
Uma outra técnica de trançado característica do estado de Minas Gerais é o trançado em couro, utilizado na confecção de móveis, cestos e bolsas.
Além disso, essa técnica também é usada para a confecção de instrumentos musicais, como tambores e caixas de folia típicas do Congado, uma manifestação cultural regional.
Rio de Janeiro
Os tipos de artesanato fluminense são bem diversos, portanto, é possível encontrar tanto trabalhos em crochê, cerâmica, madeira e tecidos. Há produção de peças decorativas, brinquedos, quadros, marcenaria e peças para casa.
São Paulo
O Vale do Ribeira é uma região de destaque quando pensamos no artesanato paulista. Ali, até hoje são usadas técnicas de rolete ou cordel para a produção de diferentes peças, como panelas, filtros, cuias, dentre outros.
Há também uma robusta produção de artesanatos paulistas a partir de palhas trançadas, principalmente, objetos de decoração.
Como vimos, o artesanato da região Sudeste é bastante rico e expressa a enorme diversidade cultural de sua população. Ao mesmo tempo, as influências indígenas ainda são bem presentes.