O artesanato em casa é uma forma de passar o tempo, curtindo o seu cantinho e colocando a criatividade em ação.
Além disso, é também uma maneira de ganhar uma renda extra ou até mesmo se especializar em alguma habilidade para o próprio sustento.
Tudo depende dos desejos e das necessidades de cada um, eis o bordão que fica para todas as possibilidades que o artesanato apresenta em qualquer meio.
Pensando nisso, curta e compartilhe as ideias de enfeites de quarto, acessórios femininos, lembrancinhas de festa, decoração para sala, itens para banheiro, artesanato de cozinha, juntamente com tutoriais incríveis, que vão te ajudar, e ajudar muitas pessoas, a fazerem lindos trabalhos.
Ideias para fazer artesanato em casa como hobby
Com essas ideias de artesanato para fazer em casa, você vai conseguir reutilizar muitos materiais guardados, diminuindo o acúmulo e o descarte desnecessário.
Fora isso, sua casa vai se tornar um lar cheio de criatividade e o seu tempo será muito proveitoso para o seu bem-estar físico e mental.
São muitas possibilidades de técnicas e de materiais que podem ser usados para criar mil e uma peças artesanais.
Tudo depende dos seus objetivos, dos materiais que você tem em mãos e das suas habilidades.
Veja, a seguir, o que pode ser feito para presentear, usar ou vender, seja a partir de uma peça mais decorativa ou mais funcional.
Artesanato para você e sua família
Os artesanatos que são usados de maneira pessoal, por você ou por alguém do seu meio familiar ou social, são aqueles que podem até ficar guardados, mas não são esquecidos.
O artesanato familiar, envolve peças de roupas, acessórios e itens de higiene, por exemplo.
Para criar peças simples ou elaboradas, é preciso conhecer minimamente algumas técnicas, como o crochê, o tricô, o macramê, o tricotin, decoupage, corte e costura, etc.
Quem não sabe costurar e nem fazer tricô, as técnicas que envolvem colagem, pintura, recorte e/ou modelagem podem ser alternativas incríveis.
Para fazer modelagens com as mãos, algumas peças feitas com massa de biscuit, argila ou madeira, são opções básicas e possíveis de serem usadas por iniciantes na técnica.
Faça bonequinhos de biscuit para servirem de chaveiros, crie uma caneca de argila para uso diário ou ainda modele a madeira para fazer uma caixinha em formato especial.
No caso da argila, é importante que a peça seja feita por uma massa que não precise de cozimento para fazer cerâmica, do contrário, a argila se desmonta na umidade.
Já com a colagem é legal aproveitar o tempo para fazer scrapbooks, decoupage em madeira, tecido ou vidro, em itens pessoais, usando a cola específica para cada suporte.
A pinturas podem ser usadas em customizações de peças prontas (roupas, acessórios, potes, toalhas, etc.), além da criação de marcadores de livros, capas de cadernos e outros.
O recorte pode ser usado tanto no sentido da colagem, como no sentido da pintura, ou ainda com as duas possibilidades juntas.
Tricô, costura, macramê, ponto cruz e crochê, também são técnicas que podem se misturar com as outras. Essas técnicas, além disso, são super importantes para a feitura de roupas, acessórios da moda e itens de higiene (como as toalhas).
No entanto, muitas vezes, é preciso ter o desejo de se aperfeiçoar nessas habilidades para criar modelos que correspondam ao desejo de cada um. Só não custa nada experimentar também!
Artesanato para a casa
Para a casa, o artesanato acaba tendo outras opções que afetam todo o ambiente, de modo que é necessário pensar no contexto geral antes de criar as peças.
Ainda que sejam para o uso familiar, todo mundo quer uma casa decorada de maneira harmônica e cheia de charme.
O hobby em artesanatos para a casa, gera a criação de painéis, estatuetas, centros de mesa, vasos, tapetes, almofadas e móveis muito interessantes, mesmo que sejam fáceis e simples de fazer.
Vale à pena investir em pallets para criação de armários, mesas e assentos, pintando e decorando de acordo com as cores e texturas que imprimam a marca do lar.
Os pneus também são muito usados na criação de puffs e mesas de centro, podendo ser revestidos com muitos materiais diferentes.
Outras opções de objetos para a casa, são porta-retratos de madeira ou de biscuit, assim como vasos para flores de argila ou de vidro, com decoupage em tecido ou com apliques.
As garrafas de vidro, inclusive, podem ser reaproveitadas apenas como item decorativo, sem a necessidade de transformá-las em vasos de plantas ou em porta-objetos. Usando cordas ou tintas, é possível ainda mudar totalmente a aparência de alguns materiais como esse.
Divirta-se criando peças para mudar a estética do ambiente ou fortalecer um estilo que já está em evidência. Não se esqueça de pensar nas preferências dos moradores para decorar os ambientes coletivos.
Nos quartos, apostes nos itens decorativos para paredes que destaquem a personalidade de cada pessoa, individualmente ou não (a depender de quem dorme no cômodo).
Pense em quadros, peças de macramê, porta-objetos, luminárias, capas de almofadas/travesseiros, mantas, prateleiras e muito mais.
Nos banheiros lembre-se dos jogos de banheiro (os tapetes), nichos para colocar algumas plantinhas e peças simples que complementem a decoração, seja de madeira ou de vidro.
Na cozinha, não se esqueça dos panos de pratos, do jogo americano, das bases para colocar os utensílios, nas capas de fogão e imãs de geladeira.
Por fim, em qualquer varanda ou área externa, pode-se pensar na criação de pequenos jardins, enfeites de chão e estruturas com luzes para à noite.
Artesanato infantil
No artesanato infantil é importante pensar nas características essenciais das peças para esse público, sejam crianças ou bebês.
A fofurice, a meiguice, a sutileza e a delicadeza, estão em foco na hora da produção desses artesanatos.
A partir delas, cria-se porta-maternidades, porta-objetos, guirlandas, toalhinhas personalizadas, bonequinhos decorativos e prateleiras em formatos dinâmicos e criativos.
Para além disso, a diversão não pode faltar quando for criar brinquedos em casa, usando, sobretudo, materiais recicláveis ou reutilizando alguns materiais que já se possui.
Dessa forma, pode-se criar junto com as crianças, algumas peças alegres e ótimas para elas (conforme a idade).
Por exemplo, é comum pais, mães, filhos e filhas, se reunirem para fazer slimes, peças em tie-dye, bonecos ou bonecas e brinquedos educativos.
Pinte, cole e recorte com as crianças, usando papeis, palitos de picolé, massas diversas, pregador de roupas, vasilhas, garrafas PET, retalhos e outros itens de casa.
Artesanato para fazer em casa e vender
Para ter uma renda extra, sempre faça uma pesquisa de mercado para entender quais são as tendências do nicho no qual se quer trabalhar com o artesanato.
Existem vários materiais e técnicas, como você já deve saber, e cada escolha vai te levar para um caminho diferente de produção.
Em todo caso, algumas opções excelentes de artesanato para fazer em casa e vender, são: laços de cetim, sabonetes artesanais, guirlandas de feltro, caixas decoradas e bordados.
Os laços de cetim possuem vários modelos, e, o ideal é experimentar e fazer um pouco de cada um para ampliar a demanda.
Os sabonetes artesanais estão super em alta, porque tendem a serem menos tóxicos para a pele e despertam o interesse de um público alternativo que paga mais pela qualidade.
As guirlandas de feltro são ótimas para o público infantil e se utilizam de figuras fofas, que geralmente são elementos da natureza, para poder chamar a atenção. É o caso da guirlanda de animais e da nuvem de amor.
Já as caixas decoradas e bordados servem para diferentes públicos e tudo vai depender da decoração que pode ser feita, com cores e materiais diversos.
Pense também na criação de luminárias coloridas e nos bonequinhos de biscuit que possuem muitos detalhes.
Outra opção de customização de peças para serem vendidas, podem surgir através de pintura em tecido, personalização de panos de prato, apliques em EVA ou do patchwork.
Basta saber qual é a sua melhor habilidade para poder investir o seu tempo em casa na confecção de peças lindas. Contudo, encontre o seu mercado no ramo do artesanato, pois com certeza existe um esperando por você.
Dicas para começar a trabalhar com artesanato em casa
Algumas dicas podem te ajudar no trabalho com artesanato em casa e, como são muitas opções, aqui serão apresentadas aquelas que se relacionam com os artesanatos em geral.
Dica 1:
Concentre-se no seu objetivo, especialmente na hora da confecção, procure um lugar silencioso ou com sons que te agradem durante o trabalho.
Dica 2:
Vista uma roupa confortável e verifique se o espaço é seguro para a produção artesanal que é desejada.
Dica 3:
Faça o orçamento dos materiais que vai precisar comprar através de uma pesquisa de mercado, averiguando as possibilidades de economia.
Dica 4:
Se ainda não sabe qual é a sua habilidade artesanal, experimente várias técnicas seguindo tutoriais e vídeos e, então, encontre o seu hobby.
Dica 5:
Trate o artesanato como uma grande brincadeira para deixá-lo divertido, mas leve a sério o processo de aperfeiçoamento na medida em que a prática se desenvolve.
Dica 6:
Quando escolher o que deseja fazer, faça uma pesquisa sobre os melhores materiais e métodos para a confecção, afinal, às vezes o barato sai caro.
Dica 7:
Caso ainda não se sinta pronto(a) para fazer uma peça muito complexa, comece pelas peças simples e, gradativamente, avance.
Dica 8:
Veja o que já possui em casa para não comprar nada que não precise, de fato. A recomendação é fazer uma busca profunda nas gavetas e armários.
Dica 9:
Faça um planejamento, por exemplo, anotando em um caderno o passo a passo da peça em questão, especialmente se for um iniciante nessa produção.
Dica 10:
Esteja confiante em cada passo dado, tentando transformar o erro em acerto quando for o caso e deixando a sua criatividade te levar quando for preciso.
Quais artesanatos estão em alta em 2021?
Os artesanatos em alta neste ano, em geral, são aqueles que estão se reutilizando de vários materiais antigos.
Com a pandemia, as pessoas ficaram e ainda estão mais em casa, de modo que muitos itens guardados acabam sendo redescobertos. Sendo assim, artesanatos de papeis (usando jornais e revistas), são uma grande aposta em 2021.
Crochê e tricô, que demandam um certo tempo de produção, também estão recebendo mais atenção e mais seguidores iniciantes na técnica.
Na cozinha, a cerâmica está tendo mais espaço para uma personalização mais rústica ou mais moderna, a depender do acabamento.
Já os retalhos em tecido serão resgatados para muitas modelagens, acessórios femininos e apliques em peças têxtis, de madeira, MDF, ou de vidro.
E, em um mundo cada vez mais urbanizado, o espaço verde acaba sendo mais valorizado nas casas e apartamentos na busca por uma conexão com a natureza, ainda que pequena.
Com isto, a construção de jardins e os vasos de planta estão em uma tendência crescente, assim como os nichos e prateleiras que servem como base para os jarrinhos.
Dessa maneira, os materiais recicláveis seguem em alta e vão dominar boa parte do artesanato em casa, daqui para frente.
Tutoriais incríveis para fazer lindos trabalhos
Confira alguns tutoriais simples e baratos para fazer em casa e ganhar dinheiro:
Barrado em pano de prato fácil com as dicas da Bia Feltz:
Jogo americano retangular de crochê no vídeo do Blog do crochê:
Boneca de feltro no passo a passo da Escola de Feltro:
+45 Dicas de artesanato fáceis e bonitos para vender
Confira agora ideias de artesanatos diferentes e simples de fazer em casa.