O artesanato indígena brasileiro é a expressão cultural dos povos originários do Brasil, que se apresenta de maneira muito diversificada e múltipla, cheia de atributos e significados.
Atualmente, são mais de 300 etnias indígenas que vivem no país, sendo que cada um dos povos indígenas possui seus próprios padrões culturais e estéticos.
É através dos símbolos e formatos diferentes que, inclusive, a procedência de cada artesanato pode ser facilmente reconhecida.
Embora muitas pessoas não saibam muito sobre esse tipo de arte, ela existe bem antes da colonização, e resiste até os dias de hoje…
Afinal, esta população continua sendo alvo de discriminações, o que ameaça também a sua arte.
É muito importante compreender o valor, a beleza e a história da arte indígena para entender porque é preciso preservá-la e divulgá-las ainda mais.
O artesanato dos povos da floresta está na raiz da cultura brasileira!
Veja também: Feirinha de artesanato de Ponta Negra Natal
Quais são os tipos de artesanato Indígena Brasileiro mais usados?
Existem muitos tipos de artesanatos indígenas, mas as máscaras, as peças em cerâmicas, os cestos e as plumagem são grandes destaques.
Quando se pensa em arte Indígena, essas categorias sempre são lembradas em alguma medida.
A maioria das etnias indígenas utilizam esses tipos de artesanato e, não por acaso, a popularidade das peças já ganhou o mundo.
Evidentemente, cada povo terá sua forma de fazer o artesanato, mas existem alguns atributos gerais na arte indígena, e que podem ser observados.
Saiba mais sobre os tipos de artesanato mais usados, a seguir.
Máscaras artesanais
Em geral, as máscaras são feitas a partir de simbolismos sagrados e diferentes elementos naturais podem ser utilizados, como casca de árvore, urucum, palha etc.
Ao serem tratados como itens sagrados, as máscaras podem estar representando divindades ou entidades espirituais.
Contudo, as máscaras que são comercializadas possuem atributos meramente estéticos, já que não serão utilizadas em ritos sagrados.
De todo modo, tal representação é rica em significados e as máscaras podem ter diferentes tamanhos e formatos.
Leia mais: Informações sobre a feira de Artesanato de Caruaru
Cerâmicas Artesanais
A cerâmica é um material presente em muitos grupos indígenas, que a utilizam para a criação de diversas peças, como objetos utilitários e de decoração.
Também dá para fazer máscara indígena com cerâmica, porque o povo Matis, do sudoeste da Amazônia, possui esse artesanato muito presente em sua cultura e se destaca por isso.
Povos indígenas, como os Kadiwéu, usam símbolos usados nas pinturas corporais para decorar algumas peças de cerâmica.
As peças feitas com esse material recebem, geralmente, uma decoração original, adornos simbólicos e criativos.
Então, além de pensar na utilidade dos objetos de cerâmica (vasos, recipientes, pratos etc.), é possível perceber que tais objetos ganham uma decoração incrível.
Estátuas e peças apenas decorativas também podem ser feitas para tornar esses objetos.
Confira ainda: Conheça as belezas do artesanato da região Sudeste
Pintura do Corpo Artesanal
A pintura corporal como um serviço artesanal é muito popular entre os indígenas.
É uma forma de expressar a história e o valor cultural de cada etnia no corpo das pessoas que querem conhecer mais e querem fortalecer essa população.
As pinturas são inspiradas nas simbologias de cada povo, e os traços visuais vão depender das variações que acontecem em cada comunidade.
As formas e as cores podem trazer significados diferentes e podem ser feitos com materiais diferentes também, e as tintas são feitas através de inúmeros recursos naturais, como plantas, flores e árvores.
Artesanato com Cestos
Na arte da cestaria, o trançado indígena é um grande destaque e ele pode ser feito a partir de diferentes técnicas, que variam a partir dos padrões de cada povo (como já se sabe).
A beleza do cesto pode ser um ponto muito forte, mas a sua utilidade também precisa ser evidenciada, pois muitas peças servem para peneirar, armazenar e transportar itens.
Contudo, além de ser um objeto extremamente funcional, os cestos indígenas apresentam, de fato, uma estética impressionante justamente por causa do padrão do trançado
São peças feitas majoritariamente com folhas e fibras de árvores, entre outras fibras naturais…
Com isto, o artesanato indígena brasileiro ainda se destaca com um modo de fazer artesanato altamente ecológico, algo que não deve ser nenhuma surpresa.
A relação harmoniosa com a natureza é algo muito latente na cultura indígena, e os indígenas são conhecidos como os povos da floresta, os guardiões, os protetores.
Os cestos e todos os outros objetos precisam estar alinhados com esse princípio.
Arte com Plumas
É óbvio que a arte dos povos da floresta é uma arte com viés coletivo e as peças possuem sempre alguma relação com os costumes, a vivência em comunidade de cada povo.
Com a arte das plumas não seria diferente, as plumas estão presentes em diferentes objetos e itens, como colares, pulseiras, cocares e mais.
As penas são tingidas após serem retiradas dos pássaros e aves que foram pegos na caça e, respeitosamente, são usadas no artesanato.
A plumagem é uma arte antiga, como todas as outras artes já mencionadas, no entanto, seu uso é bastante atual na decoração de artefatos.
Na verdade, todo o artesanato indígena tem se reinventado durante o tempo, não se tornando uma arte estagnada ou perdida, afinal, a cultura é fluida e se movimenta.
agora que você já viu alguns exemplos de arte indígena, veremos a seguir sobre suas principais características.
Quais as características do artesanato indígena?
É fácil perceber que o artesanato indígena tem algumas qualidades bem aparentes em todas as peças em geral, embora as características visuais possam variar bastante.
Uma delas é a relação comunitária, isto é, a relação com coletivo, pois a simbologia presente nas artes, são simbologias muito importantes para o grupo, já que pertencem a cada povo originário.
Até mesmo a mitologia indígena pode estar presente nos significados das técnicas, das cores e formas usadas na criação, e os objetos prontos são também de uso comum, pois tudo é compartilhado.
Vale também destacar que a arte indígena é muito antiga e sua tradição foi mantida graças à oralidade, passando o conhecimento de geração a geração.
Além disso, o caráter místico e espiritual é muito evidente nas peças artísticas, pois tais artesanatos também podem ser encarados como artefatos ritualísticos e sagrados.
Por fim, o artesanato indígena brasileiro é de uma riqueza imensurável, é algo que faz parte das tradições que ultrapassam gerações.
Não tem como deixar de apreciar tamanha beleza! Então, consuma arte indígena para valorizar e divulgar essa arte cultural tão essencial para a história do Brasil.