As atividades do 7 de setembro para Educação Infantil são importantes, pois tratam desse marco brasileiro, trabalhando questões históricas e culturais de maneira lúdica.
O Brasil, ex-colônia de Portugal, findou os seus laços coloniais em 1822 e isto foi marcado pelo grito da independência, feito por D. Pedro I às margens do rio Ipiranga.
Esse grito entrou para a história anunciando “Independência ou Morte!”, no dia 7 de setembro, indicando uma mudança significativa nos processos culturais, sociológicos e políticos.
A data se tornou feriado nacional em 1946, com isto, muito se fala sobre a história, as tradições e os símbolos brasileiros neste dia, realizando homenagens à pátria.
As crianças podem entrar em contato com esse universo com leveza e criatividade, fazendo parte da comemoração através de linguagens artísticas e lúdicas.
10 Atividades sobre 7 de setembro para Educação Infantil:
A Independência do Brasil foi um marco na história brasileira que costuma ser lembrado todos os anos.
Por isso, conheça as atividades para Educação Infantil que estão no clima do 7 de setembro e que podem servir para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças.
Afinal, são atividades artísticas, que contemplam o artesanato, a música, o desenho, a contação de histórias, a colagem, a pintura, entre outras linguagens.
1. Fazer uma viseira do Brasil
A confecção da viseira do Brasil com EVA, pode ser uma atividade artesanal muito proveitosa, por ser simples e fácil de fazer.
Essa peça servirá como um acessório para ser usado na testa, sendo fixada na cabeça através de um elástico.
Ela também traz símbolos da bandeira do Brasil, através de recortes de EVA que ganham o formato desejado para a customização.
Todo o processo é bem tranquilo e essas peças ainda podem se tornar lindas lembrancinhas para o 7 de setembro.
2. Colorir a bandeira do Brasil
Levar a bandeira do Brasil desenhada em papel ofício, e entregar para as crianças, é uma forma de apresentar as cores da bandeira para elas e deixar que se divirtam.
Essa tarefa também pode ser feita com bolinhas de papel crepom coloridas que deverão ser coladas por cima do desenho, considerando cada parte da bandeira.
Aproveite também para imprimir a bandeira do Brasil para colorir.
Professores e cuidadores, desse modo, vão precisar orientar e guiar os pequenos.
3. Atividades de artes
Para realizar uma atividade de artes não é preciso criar coisas mirabolantes, pois a arte apresenta muitas linguagens e técnicas possíveis de serem aplicadas em crianças.
Por exemplo, conte a história da Independência do Brasil como se fosse um conto infantil e deixe que elas fiquem livres para criar desenhos relacionados ao que ouviram.
De outro modo, confeccione artesanatos simples nas cores da bandeira do Brasil (verde, amarelo, branco e azul), como borboletinhas, corações, flores etc.
4. Trabalhar poemas e músicas relacionadas a independência
A música desperta muitas sensações e aflora as percepções das crianças, por isso poemas e músicas podem ser recitados ou cantados.
As crianças aprenderão mais fácil se a letra e a melodia forem curtas e simples, assim, busque textos e canções que tenham a ver com o tema.
A música pode trazer características do Brasil e da sua história de maneira lúdica e criativa, existem muitas opções disponíveis na internet.
5. Fazer um painel da independência
O painel da Independência pode ser produzido através da colagem do conjunto de atividades individualizadas que foram realizadas por cada criança da Educação Infantil.
Ou, também, pode ser feito através de atividades coletivas, pois as crianças podem pintar juntas algum desenho ou pintar suas mãos nas cores verde, amarela e azul.
Além disso, o painel pode conter músicas, textos e frases trabalhadas em outras atividades do 7 de setembro para Educação Infantil.
6. Trabalhar o Hino Nacional em sala de aula
O Hino Nacional pode ser trabalhado de muitas formas, sendo importante que as crianças o escutem e sejam sensibilizadas por ele de maneira descontraída.
É possível que elas possam aprender a primeira parte do Hino através da repetição.
Algumas palavras simples podem ser repetidas e soletradas, contribuindo ainda para o processo de alfabetização infantil.
As crianças também podem levar a letra do Hino para casa, com ilustrações prontas, desenhos a serem coloridos, perguntas etc.
7. Aprender o Hino da Independência do Brasil
Depois dos 4 anos, a criança pode estar mais predisposta a aprender músicas mais complexas, como o Hino Nacional e o da Independência do Brasil.
No entanto, ainda que não saibam a letra de cor, algumas podem ler ou acompanhar a leitura dos hinos, passando a compreender a importância deles.
Não se importe caso as crianças não dominem a letra, pois a aprendizagem do Hino depende também da continuidade do uso dele na escola.
8. Contação de história sobre os indígenas
É importante falar sobre os indígenas na sala de aula com as crianças, não só por eles terem sido os primeiros habitantes do Brasil, mas por terem uma cultura viva e de extrema relevância.
Esse é um ato patriótico, pois os indígenas brasileiros são os que mais cuidam e vivem em harmonia com a natureza, valorizando a fauna e a flora brasileira.
Utilize contos indígenas infantis que foram escritos por indígenas e fortaleça a voz de muitos povos originários que, por vezes, são inviabilizados e ficam à margem da história do Brasil.
Daniel Munduruku, por exemplo, possui muitos livros infantis, como “Kabá Darebu”, “Coisas de Índio: versão infantil” e “Histórias de Índio”.
9. Colagem de figuras sobre a independência
Utilize figuras recortadas de revistas e livros que possam ilustrar ou simbolizar a Independência através de imagens que falem sobre o Brasil.
O painel de colagem dessas figuras pode estar recheado de várias imagens diferentes, falando da cultura e biodiversidade brasileira, por exemplo.
A ideia é fazer uma homenagem à pátria apresentando às suas maiores riquezas, já que a Independência do Brasil contribuiu para uma nova construção sociopolítica e cultural do país.
10. Trabalhar a matemática na Independência do Brasil
A matemática sempre apresenta muitas opções de atividades em qualquer data comemorativa e com o 7 de setembro não seria diferente.
Alguns exercícios de matemática mais comuns são: a contagem de letras ou de elementos ilustrativos, e o de ligar os pontos a partir da continuação dos números para formar imagens representativas.
Essa é mais uma das atividades do 7 de setembro para Educação Infantil, na qual é possível trabalhar o tema com elementos lúdicos, didáticos e simples.