Criar uma atividade de colagem para educação infantil pode ser uma ótima ideia para ensinar de maneira lúdica e prazerosa.
A colagem é uma técnica artística que pode ser utilizada em sala de aula de diferentes formas, para criar composições livres ou temáticas.
Desse modo, muitos assuntos são trabalhados através da colagem, se utilizando de imagens recortadas ou materiais decorativos, como cordões, lantejoulas e purpurina/glitter.
Fitas, peças plásticas, CDs, palitos, papéis picados, entre outros materiais, também são opções de itens usados na atividade de colagem.
A depender da atividade, é possível criar painéis, artesanatos e realizar exercícios didáticos em papéis de ofício.
Em geral, usar a colagem na educação infantil permite que as crianças se expressem de maneira criativa, trabalhando com a criação ou decoração de imagens.
- 10 Atividades de coordenação motora fina e grossa na educação infantil
- Atividades de adição 1 ano da educação infantil para imprimir
Benefícios da atividade de colagem para as crianças
A colagem é uma atividade que traz muitos benefícios para as crianças, por isso pode ser colocada em prática na sala de aula da educação infantil desde a turma do maternal.
Além de ser divertida e atrativa para a criançada, é uma técnica que melhora a coordenação motora e alimenta a criatividade.
Com ela, muitos temas podem servir de inspiração, como as estações do ano, as datas comemorativas, a família, a identidade e temas livres.
Verifique algumas atividades de colagem variadas a seguir para soltar a criatividade e imprimir:
Atividades de colagem e recorte para educação infantil
As atividades de colagem podem ter muitos direcionamentos diferentes, abarcando assuntos de matemática, português, artes, história, geografia e outras disciplinas.
Sempre de um jeito lúdico e fácil para as crianças.
Por exemplo, é possível trabalhar com imagens que representam obras de arte de um artista específico, como pintores famosos (Tarsila do Amaral, Salvador Dalí, Portinari etc.).
Ou ainda colar bolinhas de papel crepom para decorar números ou fazer contagens de bolinhas que serão coladas na atividade para decorar outras figuras.
Além desses exemplos, existem mais opções, pois a colagem traz infinitas possibilidades.
Conheça muitas outras ideias de temas e materiais a serem usados para a atividade de colagem, a seguir.
Atividade de Colagem sobre a primavera
A primavera é uma estação do ano que traz imagens lindas e coloridas, por isso é um ótimo tema para trabalhar com as crianças.
Flores, árvores, frutos, jardins, cachoeiras, rios, animais e florestas, são algumas figuras que representam essa estação e estão no imaginário infantil.
Usar figuras como essas, recortadas de livros e revistas, pode ser uma opção de atividade.
Entretanto, existem maneiras de realizar decorações com colagem através de papeis coloridos, cordões e outros materiais.
Também se pode misturar técnicas, como desenho, pintura e colagem numa mesma atividade.
É possível, por exemplo, criar flores com caules desenhados com cordões verdes, folhas e pétalas decoradas com lantejoulas, e miolos preenchidos com bolinhas de crepom.
Outra opção bem interessante é usar materiais ecológicos para criar as colagens em sala de aula, como cascas e galhos de árvores e/ou folhas caídas.
Afinal, a primavera é representada pela exuberância da natureza que está florescendo e frutificando com abundância nessa época.
Atividade de Colagem com papel picado
O papel picado pode ter diferentes cores, texturas e gramaturas.
Na verdade, até mesmo o papelão pode ser usado como um tipo de papel mais grosso para ser picado e colado, preenchendo diferentes figuras.
No entanto, os papéis picados não são usados apenas para preencher desenhos, o próprio contorno pode ser feito com esses papéis.
A composição pode ser livre para as crianças ganharem autonomia a partir de ideias próprias.
Sem falar que os pequenos pedaços de papel podem ter formas assimétricas (aleatórias) ao serem picados com a mão…
Ou podem ter formas específicas, como retângulos, triângulos, corações, estrelas etc.
E temas e ideias criativas podem ser estimuladas, oferecendo exemplos para as crianças observarem e que sirvam de inspiração para trabalhar com esse material.
Colagem sobre a família
A família é o núcleo principal para as crianças, pois é a partir da família que vem as primeiras relações que as alimentam de referências afetivas, sociais e culturais.
É importante fazer com que as crianças desenhem a própria família e a si mesmas, podendo decorar esses desenhos com paisagens e decorações criadas através da colagem.
Um desenho da família pode ter um fundo colorido e feito com a colagem, a partir de fitas e cordões, bolinhas de crepom ou papeis picados.
O cabelo das figuras humanas da família podem ser produzidos com colagem também, usando macarrões, bolinhas e pedaços de papel etc.
Figuras humanas também podem ser recortadas para “representarem” as pessoas que compõem a família de cada criança.
A criatividade será sempre estimulada na colagem, usando técnicas e materiais diversos.
Colagem com papel crepom
O papel crepom é um dos materiais mais usados para a atividade de colagem, pois existem muitas opções de cores e as bolinhas feitas com ele podem ter diversos tamanhos.
Assim, decora-se paisagens, números, frutos, flores, figuras de animais, como corujas, leões e elefantes, entre outras imagens.
O papel crepom também pode ser usado para criar faixas decorativas em painéis, sendo colado sem ser amassado.
As crianças podem colar as faixas ou bolinhas de papel crepom de forma bem juntinha ou espaçada, o que deixa as colagens diferentes, pois cada criança fará do seu jeito.
É importante dar o tempo necessário ao ritmo de cada criança para a finalização das suas criações.
Colagem com o nome
Para formar o nome da criança em uma atividade de colagem, sabe-se que é preciso formar as letras que o compõe.
Desse modo, as letras podem ser recortadas de jornais, livros ou revistas, para criar a composição do nome de uma maneira original e criativa.
Com isto, o nome da criança tem letras com cores e tamanhos diferentes, por exemplo.
Assim, a atividade acaba sendo uma prática bem divertida.
Mas, ao invés disso, a colagem com o nome pode ser feita através de um contorno feito com cordões para criar o desenho de cada letra.
Ou ainda pode ser produzida com materiais bem diferentes, como palitos de fósforo, grãos de arroz, sementes, botões e glitter.
A cola pode servir como o item principal para dar o formato das letras, de modo que basta colocar o material desejado em cima para ser colado na posição correta.
A atividade de colagem deve ser orientada por um adulto, mas lembre-se de deixar a criança livre para fazer a composição como ela deseja.