As atividades de matemática para educação infantil podem auxiliar no desenvolvimento cognitivo das crianças em relação ao uso dos números.
Como todo mundo sabe, a matemática é uma disciplina muito importante, independentemente do tipo de trabalho que será desenvolvido na fase adulta.
Desde pequenas, as crianças podem aprender essa área lógica, através de simples brincadeiras infantis, exercícios, histórias e desenhos educativos.
Por isso, as atividades apresentadas aqui serão prazerosas e, ao mesmo tempo, funcionais. A criança é iniciada nos assuntos que envolvem os números e ainda tem um aprendizado leve e divertido.
Tudo isso é muito importante, principalmente nesse período pandêmico, no qual muitas famílias precisam estar mais tempo com as crianças e as escolas estão enfrentando novos desafios.
8 Sugestões de atividades de matemática para educação infantil
As atividades de matemática para educação infantil podem conter números, desenhos feitos com formas geométricas, desenhos de frutas e objetos e muito mais. Além disso, podem ser categorizadas por idade, conforme o grau de desenvolvimento padrão de cada criança.
Lembre-se que todos os exercícios precisam ser feitos com alegria e muita interação com o(a) pequeno(a) aprendiz. Assim, a criança é estimulada a participar.
Atividades para crianças de 3 anos
Na fase pré-escolar, o ideal é contar muitas histórias da literatura infantil, além de usar objetos simples para serem utilizados de diferentes formas.
Algumas histórias que envolvem o aprendizado da matemática são aquelas que apresentam os números, sem envolvê-los em contas ou fórmulas específicas.
Inicialmente, apenas leia uma sinopse de uma narrativa que fale dos números. Para isso, existem muitos livros e contos rápidos disponíveis em e-books, vídeos, livrarias e bibliotecas.
As narrativas precisam ter ilustrações ou você pode utilizar objetos para representá-las na hora.
Cada professor ou familiar pode criar o melhor jeito para narrar a história, de modo que a criança se sinta participante. Ela precisa conhecer os números, mas não force nenhum tipo de perfeição no conhecimento.
Deixe fluir e estimule o entendimento dela através da experiência. Brinque também de fazer bolinhas, pinturas no papel ou cante e dance junto com a criançada.
No final, conte até 10 e vá acrescentando alguns objetos sobre a mesa, aos poucos. A intenção é proporcionar o entendimento inicial de que: quanto maior for o número, maior será a quantidade total.
Atividades para crianças de 4 anos
A partir dos 4 anos, a criança continua conhecendo os números, estimule os dedos das mãos para fazer a contagem de 0 a 10.
As histórias podem se tornar mais elaboradas, fazendo cruzamentos com alguns exercícios.
Use, mais intensamente, a questão do contorno do número (o desenho), a contagem e as quantidades correspondentes, usando cores e modelagens com materiais distintos.
É possível usar garrafas PET para inserir e contar bolinhas para colocar dentro delas.
Fazer plaquinhas de papel para colocar uma determinada quantidade de pregadores de roupa ao redor. Ou fazer modelagens com papel crepom e decorar desenhos numéricos. Além de contar frutas e objetos, por exemplo.
Brincar é muito importante, então, tente sempre ilustrar, cantar e se divertir enquanto ensina a matemática.
Aproveite e insira atividades corporais, como “pulinhos” e “giros”, contando quantos pulos e giros devem ser feitos em cada momento específico de alguma brincadeira ou dança.
As cirandas são ótimas para inserir esse tipo de atividade. Use a imaginação e evite cobrar demais da criança, porque a ideia é aprender brincando.
Atividades para crianças de 5 anos
Aos 5 anos, é possível incrementar as atividades de matemática para educação infantil, brincando com alguns jogos de tabuleiro, de amarelinha, pulando corda e muito mais.
A amarelinha é feita através de números impressos no chão e brincar disso pode ser bem interessante.
Jogos de dados podem render bons resultados também, porque sempre é preciso contar os quadradinhos do tabuleiro. Os jogos matemáticos precisam ser simples e divertidos.
Além disso, tente acrescentar outros números nas brincadeiras, contando até o número 20, por exemplo, em uma rodada de pula corda.
Enumere tudo o que puder, quantidade de bolinhas, ovos de galinhas, pétalas de flores, pedaços de pizzas, listras de animais, dias da semana, entre outras possibilidades.
Conte também o número de crianças presentes na aula. Envolva adultos e crianças, se possível, para uma dinâmica onde cada um representa um número.
Desse modo, aos poucos, vá inserindo desafios com perguntas e respostas simples, como: “Maria irá para a praia daqui a 5 dias, em qual dia da semana ela vai chegar?” Ou, “se uma galinha colocou três ovos e chocaram dois, quantos ainda restam?”
Os corpos humanos podem representar os números e isto tornará a resposta ainda mais dinâmica e demonstrativa. Faça com que cada resposta correta tenha uma medalha ou um prêmio simbólico para incentivar os acertos.
Atividades para crianças de 6 anos
Com 6 anos muitas crianças já escrevem o próprio nome, completo ou não. Desse modo, é muito bom quando a criança sabe contar a quantidade de letras que o nome próprio possui e aprende a contar as letras de outros nomes também.
A contagem precisa ser prazerosa e, para isso, não perca a criatividade para tornar a conta mais lúdica. Crie quebra-cabeças com as letras e conte as peças, por exemplo.
O ideal é manter também as contações de histórias na educação infantil, pois é um jeito lúdico de ensinar qualquer assunto às crianças.
Elas adoram ilustrações, narrações e representações divertidas e bem humoradas. Além disso, use as suas habilidades para ter domínio sobre algo quando for ensinar.
No caso, se a sua familiaridade for com o ato de cozinhar, tente ensinar a matemática usando receitas gastronômicas com simplicidade. Ou, se a sua maior habilidade for a imitação, se caracterize e represente um personagem para contar uma história que envolva os números.
Usar a criatividade é a melhor forma de ensinar matemática nessa idade, oferecendo pequenos desafios e dando continuidade aos jogos de tabuleiro, perguntas e respostas, etc.
O exercício que liga os pontos é uma ótima ideia para criar figuras a partir de pontinhos, de modo que, ao final, o desenho formado pode ser a de um número específico. Ou, com isto, a criança também pode contar quantos pontos ela teve que ligar para formar alguma outra figura.
Desafios matemáticos
Os desafios matemáticos na pré-escola e dentro da alfabetização, são feitos de ilustrações e muita ludicidade, através de histórias contadas e brincadeiras.
O método básico para promover os desafios pode ser: usando perguntas diretas ou exercícios no papel.
As perguntas diretas podem estar associadas à uma história incompleta, sendo só completada quando o desafio matemático é desvendado.
Por exemplo, “Júlio foi ao mercado e precisou comprar quatro maçãs, uma delas caiu no meio do caminho. Sendo assim, ele conseguiu levar quantas maçãs para a sua mãe?”
Depois da resposta, o ideal é finalizar a narrativa, oferecendo um final feliz para o enredo, podendo dizer que “a mãe de Júlio entendeu o que aconteceu e não ficou chateada”.
Exercícios no papel podem ser desafiadores também, através desse material se pode fazer joguinhos e desenhos dos números.
O mais importante é que as atividades de matemática para educação infantil sejam feitas com amor e cuidado para todas as crianças.
Exelente as atividades! obrigada!!!