As aulas estão prestes a começar na escola e as perguntas clássicas para as crianças já fazem parte do ritual de retorno: “como foi as férias?” ou “o que espera fazer na escola?”.
A partir dessas perguntas já se pode pensar em diversas atividades de volta às aulas para aplicar nas turmas da Educação Infantil.
Esse é o momento dos alunos e das alunas interagirem e se conhecerem, incluindo professores e funcionários da escola.
É preciso planejar esse momento de volta às aulas para que o espaço educacional seja acolhedor e traga segurança para cada criança presente.
Quando elas se sentem à vontade, se abrem para as diferentes experiências lúdicas e educativas, incluindo as atividades que são direcionadas para a introdução do ano letivo.
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8 Sugestões de atividades de volta às aulas para educação infantil
Conheça sugestões incríveis de atividades que podem deixar esse momento inicial mais confortável e alegre para as crianças.
Todas as opções podem ser realizadas nos primeiros dias de aula para a Educação Infantil.
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1 – Conhecendo os colegas da turma
Essa é uma das primeiras atividades de volta às aulas para Educação Infantil que precisa ser feita.
Promova um momento no qual as crianças possam dizer o seu nome e repetir o nome dos colegas para que memorizem com mais facilidade.
Essa apresentação pode incluir elementos plásticos para deixar a ação mais criativa.
Por exemplo, uma criança fala o nome e a sua idade (se souber) segurando a ponta de um fio de barbante e vai passando o rolo do barbante para a próxima que for falar.
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2 – Contando sobre as férias
Essa atividade é bem interessante porque cria a transição do momento “sem escola” até a volta às aulas, faça perguntas ou peça a realização de um desenho livre sobre o assunto.
A criança não precisa, necessariamente, falar sobre suas férias ou sua rotina antes da escola, ela também pode falar sobre algo que gosta de fazer ou sobre um sentimento que sente/sentiu.
A prioridade é valorizar o que for expressado por elas, de modo que se sintam escutadas e saibam que estão sendo acolhidas e valorizadas nesse espaço.
Se for o caso, para estimular a comunicação das crianças, pergunte coisas específicas com respostas de “sim/não”.
Pergunte “brincou?”, “viajou?”, “visitou algum parente/amigo?”, “ficou triste/feliz de voltar para a escola?”, entre outras coisas…
É possível até criar plaquinhas de “sim” e “não” para que a turma toda responda ao mesmo tempo.
3 – Listando o que gosta ou quer fazer na escola
Em uma atividade impressa, apresente opções do que se pode fazer na escola e peça que as crianças pintem as figuras/desenhos que representem aquilo que elas querem/gostam de fazer.
Se preferir, faça essa atividade usando o quadro da sala de aula, fazendo a pergunta em voz alta para as crianças e anotando ou desenhando as respostas ditas por elas no quadro.
Assim, a turma vai ter noção das diversas opções de atividades e tarefas que podem fazer na escola e suas expectativas podem ser ajustadas desde o início.
Ao final, elas mesmas podem fazer um desenho livre sobre o que querem e podem realizar.
4 – Mural dos combinados na sala de aula
É imprescindível que, entre as atividades de volta às aulas, exista o momento de estabelecer o acordo entre professor e alunos(as).
Sendo assim, uma atividade pode surgir a serviço desse acordo, que deverá ficar exposto na sala para que seja lembrado com mais facilidade.
Essa atividade á a confecção do mural dos combinados, onde deve ter palavras e ilustrações que ajudem na identificação de cada tópico do que foi acordado.
É comum incluir nesse mural que “não pode jogar lixo na sala”, é importante “fazer silêncio para escutar o(a) professor(a)” e é preciso “respeitar todas as pessoas”.
O mural, inclusive, pode ter a divisão do que PODE e do que NÃO PODE ser feito na escola, sendo essencial que o(a) professor(a) explique as regras de maneira simples, justificando-as.
5 – Tour pela escola e apropriação do espaço da sala de aula
As crianças podem, na primeira semana de aulas, realizar um tour pela escola conhecendo os diversos espaços e cômodos, como bibliotecas, banheiros, pátio do recreio, salas etc.
No fim do passeio, elas podem desenhar a escola do jeito que elas quiserem e/ou falar sobre o que gostaram mais ou do que não gostaram.
Além disso, é possível aproveitar esse momento para criar um novo espaço na sala de aula com ajuda e contribuição dos pequenos, como o cantinho da leitura ou o cantinho da calma.
O cantinho da leitura pode ser feito com puffs, almofadas e/ou tatames, colocando livros e revistas à disposição para as crianças, que poderão ler nos intervalos das aulas.
Já o cantinho da calma é aquele espaço reservado para o(a) aluno(a) estiver sentindo raiva, tristeza, irritação ou queira ficar sozinho(a) por um tempo.
Nesse cantinho da calma é preciso disponibilizar brinquedos, slimes, tintas, almofadas, bichos de pelúcia, entre outros objetos que deixem a criança mais tranquila, fazendo algo sozinha.
6 – Jogo de interação pela afetividade
Outra atividade que pode ser realizada com foco na interação da turma, estimulando a sociabilidade dos alunos, é uma tarefa de fazer ações específicas com os colegas.
Cada ação deve estar relacionada a um número, por exemplo: o 1 é para abraçar, 2 é para apertar a mão e 3 é para olhar nos olhos.
Os números poderão ser sorteados por cada dupla de crianças que serão formadas de maneira aleatória ou por ordem alfabética, como for melhor.
O ideal é que as plaquinhas do sorteio, contendo os números, também tragam a ilustração de cada ação, para facilitar a compreensão.
7 – Brincadeiras na recepção das crianças
A volta às aulas pode ser mais divertida do que as próprias crianças imaginam, já pensou chegar na sala de aula e dar de cara com uma brincadeira para experimentar e se desafiar?
Algumas podem resistir no início e é importante não forçar a barra, pois a ideia é simplesmente quebrar o gelo e garantir que as crianças fiquem alegres no espaço escolar.
Uma opção para isso é armar uma cama de gato, com elástico ou barbante, para dificultar a entrada dos(as) alunos(as) que devem passar por ela para conseguirem entrar na sala.
Outra ideia é colocar uma amarelinha logo na entrada, perto da porta da sala, para que a criança pule ao chegar.
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Outras dinâmicas podem ser criadas com esse objetivo para que as atividades de volta às aulas já comecem de maneira lúdica e divertida.
8 – Atividade de Colorir
As crianças amam colorir! Nada melhor do que começar o ano colorindo um belo desenho, não é verdade?
Que tal esse lindo desenho para colorir no primeiro dia de aula?
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Que sejamos objetivos.
Que uma semana seja suficiente para o período de adaptação, já que brincaram demais e estudaram muitissimo !!! Fizeram um ano de pré escola e isso é tempo!!! Dias, meses …