As atividades para berçário contribuem muito para o desenvolvimento da criança. Mesmo que essa etapa não seja obrigatória na educação infantil.
Esse processo de aprendizagem se inicia quando a criança ainda é um bebê.
Alguns berçários atendem crianças desde quando nascem até mais ou menos 2 anos de idade, outros atendem apenas até 1 ano.
Os berçários existem tanto na rede pública quanto na rede privada e são preparados para receber os bebês com segurança. Contém em sua estrutura, berços, fraldários, ambiente de alimentação, sala de repouso e sala de atividades.
Além disso, possuem uma equipe especializada para os cuidados com os bebê, incluindo uma nutricionista.
Para que os berçários sejam de fato eficazes para a vida educacional do bebê, são necessárias atividades diárias que envolvem formas geométricas, adaptação, animais, desenhos e cores, higiene, alimentação saudável, entre outras opções. Então, confira alguns exemplos dessas atividades.
30 ideias de atividades para berçário
Muitos pais precisam sair para trabalhar e, na maioria das vezes, a melhor opção é o berçário, que funciona como creche.
Como o berçário normalmente engloba crianças de até no máximo 2 anos de idade, é importante que as atividades para berçário sejam suaves e de acordo com a idade de cada bebê.
O desenvolvimento da criança é sempre individual e não é indicado forçá-lo. Pensando nisso, é possível ver abaixo atividades escalonadas de acordo com as fases do bebê. Veja!
1 – Músicas
As músicas podem ser ofertadas à crianças desde o nascimento. Elas tem o poder de influenciar o desenvolvimento da criança no que diz respeito a diferença dos sons.
Além disso, contribui com a fala e emissões de sons logo nos primeiros meses.
2 – Objetos de texturas diferentes
A percepção do tato é outro estímulo importante que pode ser iniciado nos primeiros meses de vida. Deixar que a criança brinque com objetos de texturas diferentes é uma ótima ideia.
3 – Amarrar objetos nos berços
Objetos amarrados mais altos fazem com que a criança se esforce para alcançar e desenvolva mais rápido.
4 – Ensinar a bater palmas
As habilidades cognitivas da criança envolvem também o desenvolvimento físico. Sendo assim, segurar as mãozinhas do bebê incentivando a bater palmas contribui com o tato e com o aprendizado dessa função mais cedo.
5 – Esconde-esconde com fraldas ou manta
Pegar uma fraldinha de pano ou mantinha e brincar de esconde-esconde é uma atividade muito divertida.
6 – Rolar a criança
Com a ajuda de um coberto, rolar a criança de forma suave é uma forma de ensiná-la a virar mais rápido.
7 – Contar histórias
As atividades de berçário precisam incluir contar histórias. Essas atividades ajudam ao desenvolvimento da fala.
Além de contribuir que futuramente os livros não sejam deixados de lado.
8 – Sons de animais
Para que os bebês possam distinguir os sons de pessoas com os sons de animais, é importante que elas conheçam a diferença entre eles.
9 – Sentar o bebê com apoio
Apesar da criança aprender a sentar sozinha em algum momento, o incentivo de forma suave é importante. Com isso, sentar a criança com um apoio indicado e com a educadora sempre perto, contribui para acelerar o processo sem prejudicar o bebê.
10 – Segurar o bebê de pé
Segurando as mãozinhas com o bebê em pé, no colo ou em cima de um tapete é uma forma de fortalecer as perninhas do bebê e ajudá-lo a ficar de pé. Lembrando sempre de não forçar o processo.
11 – Falar todas as atividades que estão sendo feitas
Nessa fase as crianças já começam a entender o que estamos falando. Explicar para elas tudo está sendo feito é uma ótima opção de atividades para berçário que irá desenvolver mais rápido a habilidade cognitiva do bebê.
12 – Brincar com chocalhos
Os chocalhos são invenções que contribuem muito com o bebê. Devido ao som que eles fazem ajuda a criança com a percepção de variação de sons.
13 – Ache o objeto
Esconder algum brinquedo em um pano e deixar que a criança encontre.
14 – Ensinar partes do corpo
Mostrar e ensinar as crianças partes do corpo, como por exemplo, olhos, nariz e boca é uma maneira fácil de educar e uma excelente atividade para bebês.
15 – Bola
Quando os bebês já estão engatinhando, é possível deixar que eles alcancem bolas macias para se movimentarem. Nessa fase os bebês precisam se locomover livremente.
16 – Colocar obstáculos
Desviar de obstáculos vai ajudar ao bebê a desenvolver os movimentos e resolver desafios que surjam no caminho.
17 – Ensinar a falar sílabas fáceis
As primeiras palavras são sempre uma grande expectativa. É possível ensinar algumas palavras logo nos primeiros meses, como, papai, mamãe, dá, neném, titia, por exemplo.
18 – Jogar beijinhos
As crianças nessa fase já podem aprender a jogar beijinhos. Essa é uma ótima ideia de atividades para berçário.
19 – Dar tchau
Mais um estímulo muito educativo para essa fase, ensinar a dar tchau desenvolve a memória e a coordenação motora.
20 – Brincar com outros bebês
É importante ensinar a socialização, dividir brinquedos, participar de brincadeiras com outras crianças.
21 – Desenvolver o olfato
A percepção de cheiros também podem ser incentivadas desde cedo. Essa fase é ideal! Ensinar a reconhecer o cheiro de frutas e flores, por exemplo é uma ótima ideia.
22 – Dançar
Nessa fase as crianças vão se divertir muito dançando músicas apropriadas para criança. Essa ideia de atividade é perfeita.
23 – Comer sozinho
A coordenação motora de uma criança precisa ser incentivada. Mesmo que ela faça bagunça no início, é importante deixar que às vezes a criança tente comer sozinhas.
24 – Sentir a textura dos alimentos
Colocar frutas nas mãos das crianças nesta idade, é uma maneira de ajudar a identificarem as diferentes texturas das comidas.
25 – Guardar os brinquedos utilizados
Essas atividades contribuem para a criança ter responsabilidade com os objetos.
26 – Jogar bola em cestos
Com bolas macias, uma atividade divertida e educacional é pedir as crianças para jogarem as bolas em um cesto. Além de divertido, contribui para que elas tenham noção de espaço.
27 – Objetos coloridos
Brincar com objetos coloridos é outra opção de atividade para crianças nessa fase. É importante que elas comecem a diferenciar uma cor da outra.
28 – Desenhar e colorir
Deixar que as crianças peguem canetinhas e façam desenhos em uma folha de papel, contribui com a vida educacional da criança e desenvolve o interesse delas pelos cadernos. Tudo com segurança e sempre vigiando.
29 – Livros com figuras
Os livros de figuras ajudam muito o desenvolvimento visual da criança. Podem ser figuras de animais, plantas, pessoas, objetos, entre outras.
30 – Jogos de figuras geométricas
Podem ser atividades de encaixar onde as crianças precisam encaixar cada figura geométrica em seu devido lugar.
São infinitas possibilidades de atividades para berçário que são educativas e divertidas para cada etapa da vida do bebê.
As atividades aqui listadas são interativas, divertidas e podem ser feitas sem medo. Com certeza elas contribuirão com o desenvolvimento das crianças.
Que ótimas atividades.
adorei vou trabalhar essas atividades com os meus alunos eles tem entre 6 meses até 1 ano
Maravilhoso amei meu primeiro emprego como professora e já vou cuidar dos pequeninos ,como baixar este conteúdo das 30atividades .
Amei as atividades,vou fazer com os meus pequenos!
Amei, muito obrigado
Excelente. Atividades maravilhosos.
Tudo que se precisa pra desempenhar um bom trabalho em sala.
gostei muito das atividades irei por em pratica para a turminha
Adorei
Bom dia! Amei as atividades para o bebês. Vou usar todas elas. Eu estava precisando de um norte, já vou ensinar o estudantes iniciantes. Obrigada!
Que legal, trabalha todos os 5 sentidos; Tato, visão, olfato, paladar e a audição.Movimenta o corpo, toma consciência do espaço e tempo.