As atividades sobre Consciência Negra para Educação Infantil são muito importantes em qualquer fase do aprendizado das crianças.
Elas podem acontecer nas escolas, em casa, na creche ou em quaisquer espaços educativos.
A ideia é começar abordagens lúdicas sobre o tema da história e cultura afro-brasileira desde o início do desenvolvimento infantil.
Isto é fundamental, afinal, a Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino dessa temática para a Educação Básica e, atualmente, apresenta diretrizes mais aprofundadas sobre o tema.
Por isso, as atividades sugeridas aqui, pretendem privilegiar a cultura africana e a história de pessoas negras, evidenciando sua importância histórica para o Brasil e para o mundo.
As crianças também poderão aprender sobre a importância de respeitar as diferenças, conhecendo o saber africano dentro de uma perspectiva antirracista.
8 Sugestões de atividades sobre consciência negra para Educação Infantil
A seguir, encontre sugestões centradas na cultura africana, tendo como base atividades que visem o respeito, o reconhecimento e a valorização dessa cultura.
1. Apresentação do mapa ilustrado da África
É sempre bom lembrar que a África é um continente, composto de vários países e etnias, pois isso evita que a cultura africana seja generalizada e reduzida.
Portanto, a atividade de apresentar o mapa da África, pode ser uma das primeiras a serem trabalhadas na Educação Infantil.
Assim, fale sobre a diversidade ecológica, as pirâmides do Egito, o deserto do Saara, os costumes de alguns povos e brinque com as crianças, mostrando as riquezas desse continente.
Aponte os lugares e fale sobre alguns deles, utilizando um mapa ilustrativo e lúdico.
2. Brincadeiras da cultura africana
Muitas brincadeiras conhecidas no Brasil são de origem africana, como pega-pega, esconde-esconde e pula corda.
Brincar com as crianças é a melhor forma para ensinar sobre a origem desses jogos, fazendo-as conhecer novas opções também.
- TERRA E MAR: uma brincadeira de Moçambique que, com uma linha no chão dividindo a parte da terra e a do mar, basta pular para a parte indicada quando se diz “terra” ou “mar”.
- LABIRINTO DE MOÇAMBIQUE: é uma brincadeira a partir de um labirinto desenhado no chão para que as crianças descubram o caminho.
- JOGO DOS FEIJÕES: as crianças seguram entre 1 e 5 grãos de feijões com as mãos fechadas, assim, uma criança por vez precisa adivinhar quantos feijões uma outra criança está segurando.
- PILHA DE SAPATOS: as crianças se sentam em círculos e uma criança por vez vai equilibrando um pé de sapato ou chinelo por cima, sem deixar a pilha cair.
- JOGO DA JIBOIA: proveniente de Gana, funciona com uma criança dentro de um quadrado no chão, enquanto as outras andam ao redor e precisam ser tocadas por quem estiver dentro.
A criança que for tocada, entra no quadrado e vira “jiboia” também.
3. Contação de histórias sobre a Consciência Negra
A história utilizada para essa contação poderá ser um conto, uma fábula ou até mesmo um livro infantil, escrito por escritores negros ou escritoras negras.
Existem várias opções de histórias que trazem abordagens maravilhosas para trabalhar a Consciência Negra na Educação Infantil, servindo de base para muitas outras atividades.
São, elas:
- “Menina bonita do laço de fita”,
- “Que cor é a minha cor?”,
- “O cabelo de Lelê”,
- “O preconceito separa”,
- “Ubuntu”,
- “A lebre, a hiena e o Baobá”
- e “Koumba e o tambor Diambê”.
Ao contar a história em roda, com as crianças, se pode iniciar uma atividade inspirada no conto escolhido.
Por exemplo, é possível pedir que elas desenhem ou pintem algum elemento africano que aparece na história, como a árvore Baobá, o tambor etc.
4. Confecção de máscara africana com papelão
Confeccionar máscaras africanas é uma atividade sobre Consciência Negra para Educação Infantil muito especial e que traz muitos aprendizados.
Esse elemento cultural é muito importante para diferentes povos africanos que integram a África, especialmente para os países da região subsariana.
São muitos tipos diferentes de máscaras, que possuem significados, materiais e funções diversas.
Ao pesquisar sobre o assunto, escolha um tipo de máscara que possa ser feita com materiais simples, como papelão, papel sulfite, tinta guache, giz de cera, tesoura, cola e elástico.
A ideia não é construir a máscara como os africanos construíam, mas fazer uma representação simples e didática, para que as crianças possam se divertir e aprender sobre o assunto.
5. Confecção da boneca Abayomi
Outro elemento que se tornou símbolo de matriz africana, são as bonecas sem costura, feitas com retalhos de panos e pedacinhos de barbantes.
Elas foram criadas em 1987, pela artesã maranhense, Lena Martins, que além de coordenadora de animação cultural, integrava o Movimento de Mulheres Negras.
Essas bonecas afro-brasileiras são bem fáceis de fazer e podem ser confeccionadas com a ajuda das crianças.
Para aprender como fazê-las, basta conferir o passo a passo completo:
6. Músicas sobre o respeito às diferenças
Existem músicas que trabalham a questão das diferenças físicas e culturais que permeiam a sociedade.
Assim, cada criança aprenderá músicas que abordam sobre o respeito à diversidade, valorizando aspectos diferentes dos que possui ou está acostumada.
Até mesmo o professor ou professora da Educação Infantil poderá criar uma letra original a partir das características físicas das pessoas da turma,fazendo uso de uma melodia simples.
Contudo, confira alguns exemplos de canções que focam na Consciência Negra e que estão disponíveis na internet:
Black, black
Menina do cabelo crespo
Dia da Consciência Negra
Somos diferentes
https://www.youtube.com/watch?v=yzEEwvnzFvg
7. Sessão cinema
Escolha filmes ou séries de animação infantil que possuam protagonismo negro, com diversos personagens negros na sua narrativa.
Assim, proponha uma sessão cinema super divertida com as crianças.
A seguir, veja as opções de alguns filmes:
- “O Mundo de Greg”,
- “Doutora brinquedos”,
- “Cada um na sua casa”,
- “Nella, uma princesa corajosa”,
- “Moana, um mar de aventuras” e
- “A princesa e o sapo”.
8. Apresentando personalidades negras importantes para as crianças
Nessa atividade, a ideia é levar imagens de mulheres e homens negros(as) que foram/são importantes na história do Brasil e do Mundo.
Cite artistas, cientistas, intelectuais, ativistas e ícones mundiais, perguntando se as crianças conhecem ou já ouviram falar de alguém.
Proponha um painel com imagens de obras, textos e fotos dessas pessoas, como Pelé, Zumbi dos Palmares, Maria Carolina de Jesus, Mary Jackson, Sônia Guimarães, Nelson Mandela etc.
Pesquise sobre o assunto na internet e o complemente com outras atividades sobre Consciência Negra para Educação Infantil que achar necessário, como pinturas e canções.
muito bom o site. Abriu minha mente para eu trabalhar com os meus alunos da E.I.
Montei meu plano de aula para alunos de creche com as informações compiladas de seu conteúdo!! Muito obrigada!!
CONTEUDO MUITO BOM. PARABÉNS!
valeu
Muito bom, adorei as sugestões vou adaptá-las para trabalhar com turmas do Fundamental 1
PARABÉNS, muito proveitoso!
maravilhoso.
obrigada ! Me ajudou muito
Excelente conteúdo! Parabéns! Me ajudou bastante.Obg por compartilhar!
Excelente material!!!
Agradeço por compartilhá-lo. Obrigada!
Muito obrigada, me ajudou muito!!
Muito bom, essa ideias para trabalhar Consciência Negra na Educação Infantil.
amei o conteúdo, trabalhei alguns tópicos com meus pequenos
Adorei as sugestoes, estive em outros sites que falavam a respeito mais nao apresentavam os nomes… aqui o site esta completo! parabens!
Simplesmente amei tudo
Me ajudou bastante
Material muito bom! Me ajudou bastante! Obrigada por compartilhar!!!!