Os bicos de crochê para pano de prato simples com gráficos servem para personalizar as peças, dando aquele acabamento final super charmoso.
Os gráficos simplificam todo o processo por serem uma espécie de roteiro visual que indica os tipos de pontos de crochê utilizados nos bicos (também conhecidos como barrado ou barradinho).
É possível criar um bico simples e bonito para o seu pano de prato, em diferentes tamanhos e formatos, sem muita dificuldade.
O bico em pano de prato se torna simples quando se conhece as melhores dicas para se iniciar na técnica. Então, confira modelos incríveis e fique atento(a) aos detalhes, buscando sempre os melhores materiais e aplicando o conhecimento nas suas ideias criativas.
12 Modelos de bicos de crochê para pano de prato simples com gráficos
Os modelos com gráficos são ideais, seja para iniciantes ou profissionais no crochê.
Eles orientam e possuem uma leitura rápida do passo a passo de cada receita para a elaboração dos diversos modelos disponíveis.
Cada bico de crochê para pano de prato simples com gráfico tem o seu próprio estilo, formato e tamanho.
Confira as opções de bicos de crochê para pano de prato simples com gráficos e escolha à vontade, conforme as suas necessidades.
1 – Barrado de morango
2 – Bico de pano de prato de crochê de Natal
3 – Pano de prato galinha
4 – Bico de pano de prato natalino
5 – Pano de prato de Páscoa
6 – Bico de pano de prato simples – Modelo alho
7 – Modelo bule e xícaras
8 – Bico de crochê square
9 – Bico de crochê galinha
10 – Bico de crochê fácil de fazer
11 – Bico de crochê Papai Noel
12 – Bico de crochê para iniciantes
Tipos de bicos de crochê para pano de prato
Alguns formatos geométricos podem ser inspiradores para a confecção dos tipos de bico de crochê. Veja as nuances específicas para cada um deles, a seguir.
Quadrado
O quadrado é um formato em linhas retas que possui quatro cantos e, por isso, acompanha e combina muito com o formato retangular dos panos de prato.
Esse formato pode ser reproduzido no barrado do pano de prato, aproveitando-se desse efeito mais minimalista.
O aspecto metódico desse tipo de bico de crochê é muito interessante e ele pode ser muito curto ou mais comprido, ampliando o comprimento do pano de prato.
Redondo
O bico de crochê redondo é mais ousado e detalhista, favorecendo alguns desenhos sinuosos, como ondinhas com linhas abstratas no preenchimento.
Esse bico é confeccionado através do formato do semicírculo, oferecendo muitas possibilidades de composição. As flores, por exemplo, são figuras circulares que combinam muito com esse tipo de barrado e elas podem compor o visual.
Oval
O formato oval é bastante interessante e a característica principal dele é ser mais comprido do que a forma de um círculo, trazendo desenhos sinuosos ainda mais detalhados.
Através do formato oval, muitas figuras podem caber no preenchimento para deixar o bico de crochê mais criativo.
É um tipo de bico que pode misturar formas diferentes, mantendo a forma final ovalada.
Dicas para iniciantes no bico de crochê
Primeiramente, os iniciantes precisam se aprimorar nos pontos de crochê para efetuar o acabamento com maestria.
O ideal é treinar e praticar bastante, antes de fazer o bico de crochê em uma peça de tecido.
Alguns pontos importantes e mais elaborados para fazer o bico de crochê, dependem dos pontos básicos, que são: a correntinha, o ponto alto, o ponto baixo e o ponto baixíssimo.
Pegando o jeito de segurar a agulha, faça os pontos básicos cada vez melhor. Depois de ganhar segurança, é possível seguir os tutoriais para acompanhar a feitura dos barrados.
Para quem tá começando, é importante usar e abusar dos gráficos que orientam também a confecção dos pontos de crochê.
Ler um gráfico pode ser muito mais simples e prático para se experimentar nessa prática.
Quais os materiais usados para confecção?
Escolha um modelo que te agrada e tenha o gráfico para seguir o passo a passo da peça desejada. Dessa forma, junte os materiais necessários para a confecção: um pano de prato para decorar e uma agulha conforme o tamanho do fio de crochê utilizado.
As linhas mais usadas para a feitura desse acabamento em panos de prato, são as mais finas e intermediárias, com espessura entre 2mm e 5mm.
A agulha de tapeceiro também é bastante usada para ajudar no passo a passo, porque ajuda a passar a linha pelos espaços, em alguns momentos.
Tipos de ponto mais usados nos bicos de crochê
Para fazer um lindo bico de crochê para pano de prato simples e com gráficos à disposição dos aprendizes, é preciso saber quais os pontos mais usados. Assim, é melhor treinar diferentes pontos de crochê, antes de colocar a mão na massa.
O ponto Picô, ponto Leque, ponto bacaxi e o ponto Pipoca entre outros pontos fantasias para crochê, são os mais usados nos bicos.
Esses pontos fantasias são elaborados a partir dos pontos básicos, ou seja, a partir das correntinhas, do ponto alto, ponto baixo e ponto baixíssimo.
Como fazer bicos de crochê em pano passo a passo
Para fazer esse bico de crochê inspirado no formato circular, tenha em mãos os seguintes materiais:
- Tecido (pano de prato)
- Linha de TEX 295 ou até TEX 380
- Agulha de crochê de 2mm
Os pontos básicos serão usados nessa receita simples, portanto, esse é um barrado muito prático e fácil.
Para fazer o bico dar certo, é importante fazer os espaços com número ímpar, ou seja, uma quantidade ímpar de correntinhas na hora de separar os caseados.
Caseados
Para fazer os caseados, a agulha do crochê fura o pano e vai fazendo correntinhas de separação rentes à borda.
Passo 1
Comece com uma laçada inicial, dando um nó para segurar a laçada, sendo que esse nó deve ficar na parte de trás do pano.
A laçada vai passar para a parte da frente do pano, pelo canto, mas com uma margem da borda, como se estivesse saindo da ponta de um quadrado.
É a agulha que vai ajustar a laçada na altura do pano, antes de começar a fazer as correntes.
Passo 2
Inicie com a quantidade que quiser de correntinhas para fazer o acabamento do canto, iniciando o primeiro caseado.
Passo 3
Separe os caseados com três correntinhas de distância e continue assim até finalizar essa primeira parte (vide vídeo).
Dica
Em cada espaço de três correntes, que separam cada caseado, deve-se fazer cinco pontos altos + uma corrente + cinco pontos altos.
Arremate com um ponto baixo e siga assim até o final. Assista o vídeo e acompanhe o passo a passo do canal JNY Crochê: