O bolo rose gold é considerado uma tendência que veio para ficar. Ele é um dos queridinhos do momento, e se tornou famoso por ser delicado, feminino e moderno.
Ele conquista por sua singularidade, na mistura do rosa com tons acobreados e toques metálicos – combinação perfeita para bolos de noivado, casamento, aniversários de casamento, aniversário, chá de bebê e 15 anos.
Essa cor deixa o bolo elegante e a vantagem é que combina com algumas cores, como preto, branco e cinza. O dourado também casa com essa cor, apesar de muitas pessoas acharem a tonalidade um pouco exagerada.
O mais comum é decorar a festa em tons claros e usar os adornos com o rose gold. Assim, ela se destaca e lidera o brilho da festa.
Aposte em um lindo bolo rose gold para marcar um momento da sua vida com um lindo topper personalizado. Veja agora algumas ideias incríveis de bolos decorados e dicas de como fazer!
Como fazer bolo rose gold para iniciantes
Já que não tem muita experiência, comece com um bolo pequeno. Que tal uma forma de 15x10cm? A medida que ganhar confiança, não tema arriscar grandes estruturas.
Base da decoração
Enquanto o bolo descansa, faça uma pré-camada de chantininho, que nada mais é do que a junção do chantilly com leite em pó, e serve como base.
Para criar seu tom rose, misture os corantes vermelho e marrom, da marca que preferir. Após isso, alise o bolo com uma espátula, até que fique sem nenhum buraco. Uma forma simples, mas muito bonita para decorar é usar o granulado.
Acabamento
Coloque-o sobre a bandeja e se quiser, suba um pouco com as costas (de uma colher – dois dedos já está perfeito! -, delicadamente. Faça isso por todo o rodapé do bolo e retire os excessos.
Mais uma ideia para decorar seu bolo é borrifar uma solução de álcool de cereais com pó (tipo glitter) em rose gold também. A melhor maneira para conseguir um lindo efeito é espalhar essa mistura girando a bailarina e fazendo movimentos em zig zag com a mão que segura o borrifador.
Para tirar qualquer excesso do pó, use um pouco do álcool para cereais em um pano e limpe devagar e com atenção, para não bater no bolo. Pronto! Seu bolo rose gold simples e lindo está feito.
Assista o vídeo do canal Mundo Doce da Mari para conferir todas as dicas:
Bolo rose gold com dourado
Nesse modo de preparo, a forma utilizada é de 20x10cm. O chantininho é estabilizado com pó para glacê real. Caso ainda não saiba, o pó para glacê real é uma mistura feita para uso decorativo, que endurece quando seca.
A coloração rose gold é atingida ao misturar os corantes rosa com marrom. Quando o chantininho estiver no ponto, espalhe-o sobre o bolo. Se quiser detalhes, com uma faca de ponta não muito fina, faça um desenho em espiral no topo do bolo, de fora para dentro.
Elimine qualquer excesso, espalhe o glacê que preferir, da base ao topo e no bolo, coloque com as costas da colher; vá até quase a metade com o glacê – esse efeito ficará belíssimo!
Para dar o tom ainda mais, faça a mistura do álcool de cereais e pó na cor bronze, e aplique em zig zag por toda a estrutura do bolo. Lembre-se de que quem gira é a bailarina, não a sua mão.
Bolo rose gold de chantilly
O jeito de fazer a cobertura não é usar apenas o chantilly, como era antes; agora, ele é misturado ao leite em pó – formando o chantininho.
Os corantes para criar o rose gold são o vermelho, laranja e marrom, e não há uma quantidade exata de medida: tudo depende do chantininho. O segredo é mexer com cuidado e fazer um teste antes de partir para o bolo.
Para aveludar o chantininho, adicione leite condensado – que deve estar em temperatura ambiente. Só após aveludar é possível trabalhar com a espátula de textura. E para saber se a mistura está no ponto, verifique se há buracos.
Coloque o chantininho no bolo com a manga de confeitar – da base ao topo, girando apenas a bailarina. Agora, faça o alisamento com espátula do topo para a base, em um ângulo de 45°; se preferir, use uma espátula de textura.
Se optar por ela, comece passando em 45°, depois deixe-a mais rente ao bolo.
Para atingir o rose gold, a dica é criar uma tonalidade de dourado, misturado com o álcool de cereais e espalhado com o borrifador. Como medida você pode usar um dedo para o líquido e metade da ponta de uma colher de sopa para o pó.
O teste de coloração pode ser feito espalhando um pouco da sobra do chantininho em um prato, seguido dos borrifos. Não fique muito perto do bolo na hora de movimentar o borrifador.
A pouca quantidade de pó dourado é apenas para tirar proveito de seu forte brilho, e não para ofuscar o rose gold. Se quiser um toque de modernidade a sua decoração, faça uso do cachepô branco.
O primeiro passo para isso é aplicar o chantilly em linha reta, apenas nas laterais, e dê 4 voltas. Depois disso, faça movimentos de ondulados, por duas vezes.
Com a espátula de alisamento e em ângulo de 45°, aperte levemente, girando a bailarina.
Depois de eliminar os excessos, vá para as quinas imperfeitas do cachepô. Separe um pouco do pó dourado e álcool de cereais; misture com pincel fino – deixe a mistura mais líquida, mas que não fique rala.
Com delicadeza, aplique o pó no chantininho recém espalhado nas laterais do seu bolo rose gold.
Arremate a decoração com um topo e acessórios que combinem com sua comemoração, como corações, borboletas e estrelas.
Dicas de topo de bolo rose gold
Uma decoração competente sempre se atenta aos detalhes, e os topos de bolo não ficam fora dessa.
Os topos de bolo rose gold que você pode usar vão depender de alguns fatores, como a comemoração em questão (aniversário, casamento, chá revelação).
Elementos que combinem com a sua personalidade ou do homenageado – como nome, idade, frases (“Feliz Aniversário”, “Recém casados”, “Parabéns”).
Balões, flores e placas são ideias bastante utilizadas, e na internet você consegue mil e uma ideias para se inspirar.
Sugestão para bolo rose gold com glitter
Com o chantininho já no ponto, misture os corantes pink, vermelho e marrom para dar o tom rose gold. Faça uma pré camada – lembrando de sempre deixá-la o mais fina possível -, ponha na manga de confeitar e comece a aplicar no bolo, bem rente à base.
Cubra somente as laterais do bolo com essa pré camada; para alisar, pegue uma espátula e passe ao longo da lateral, mas não aperte muito.
Repita o processo e agora vá até o topo; tire os excessos e caso queira, dê textura. Termine o trabalho com as quinas que se formarem. Para aplicar o glitter (ele deve estar puro), coloque no borrifador e espalhe do modo que mais lhe agrade.
Que tal um bolo rose quadrado?
Não tem mistério adaptar a tendência do bolo rose gold para formas quadradas ou retangulares; o processo é quase o mesmo – só a forma que irá mudar. Escolha a do tamanho que você se dá melhor e prepare seu bolo tranquilamente.
Escolha os tons dos corantes e misture-os ao chantininho; lembre-se de fazer o teste de cor antes de espalhar, e certifique se a mistura está sem buracos.
A textura pode ser feita com espátula específica para esse uso. Decore como preferir e aproveite!
Modelo de bolo rose de dois andares
Essa ideia parece um pouco difícil de ser posta em prática, mas com calma e seguindo o passo a passo, você terá um belo resultado.
Escolha duas formas do mesmo formato (circulares, retangulares ou quadradas), porém de tamanhos diferentes. Um dia antes de decorar, faça os bolos e guarde-os na geladeira.
É importante que os pratos desses bolos sejam de isopor, para que você não tenha problemas na hora de cortar.
Corte as sobras dos pratos e sobreponha o menor no maior. Para isso, faça uma pequena base de sustentação com palitinhos de picolé (cobertos por papel alumínio) e um pouco de chantilly para cobrir os palitos.
Alise com a espátula até que a camada fique uniforme, e só retire os aros dos bolos após o chantilly ser aplicado. Com a manga de confeitar, espalhe o chantilly sobre os bolos, um por vez. Para obter o tom rose gold, misture os corantes rosa, vermelho e marrom; decore a seu gosto.
60 Fotos de bolo rose gold para aniversário
Confira imagens de decoração de bolo rose gold super delicados.