O bordado em ponto cruz é uma das técnicas mais antigas que existe. Consiste basicamente em fazer pontos em formato de cruz, ou seja, de “x”.
O ideal é fazer ponto cruz sobre um tecido que tenha uma trama mais aberta, de fios contáveis, para que os pontos fiquem do mesmo tamanho e o trabalho possa ser elaborado de maneira milimétrica.
É muito comum conceber figuras geométricas em ponto cruz ou outras figuras repetidas em uma sequência distribuída harmonicamente sobre o tecido.
São muitas as opções de desenhos, que podem ser utilizados em toalha de banho, toalhas de rosto, toalhas de mesa, enxoval com ponto cruz de criança, quadros, chaveiros, almofadas, e várias outras peças.
Muitas delas são decoradas com esse bordado e, com elas, é possível decorar ambientes, deixando-os ainda mais aconchegantes. Basta conferir as dicas para iniciantes e seguir os gráficos corretamente para criar lindos trabalhos.
Tipos de bordados em ponto cruz mais usados
Conheça alguns tipos de bordados em ponto cruz que fazem muito sucesso nas decorações e artesanatos. São técnicas diferentes para diversificar o ponto cruz na hora de bordar.
Ponto cruz básico
Esse tipo de ponto é o mais conhecido e consiste na formação do “x” completo.
A técnica básica ensina que é preciso contar os quadradinhos do tecido até o meio do desenho, sendo este o local ideal para iniciar o bordado.
A agulha sai de trás para frente e volta no sentido diagonal, fazendo uma cruz em torno de um eixo.
Vale lembrar que todos os pontos precisam ser feitos da mesma forma para o trabalho ter o resultado desejado.
Ponto ¼
Esse ponto é feito com base na quarta parte de um “x”, sendo conhecido como ¼ de um ponto cruz. É mais utilizado na criação de curvas e serve também para acrescentar diversos detalhes ao desenho.
A técnica indica que a agulha seja trazida a partir de uma das pontas do quadrado do tecido e siga até o meio desse mesmo quadrado.
O resultado final de cada ponto é a formação de uma das pernas do “x”.
Veja o tutorial do Wagner Reis com ponto 1/4 e faça você mesmo:
Ponto atrás
É um tipo de bordado em ponto cruz usado para fazer o contorno do desenho bordado.
Utilizando, apenas, um fio de linha para bordar, o contorno é feito através de um trabalho vertical e horizontal, formando pontos em forma de “/” ou de “\”, ao redor do desenho.
Confira as dicas do Wagner Reis e aprenda a fazer o contorno em ponto cruz:
Tecnicamente, quando a agulha passa para a frente do tecido, ela é puxada para cima, seguindo para o final de uma diagonal. O processo se repete até a conclusão do contorno.
Nó Francês
Esse tipo de ponto não é um ponto cruz tradicional, mas serve para fazer pequenos nós que podem compor um bordado em ponto cruz.
Esses nós podem, por exemplo, formar os miolos das flores do seu desenho ou ainda outros detalhes que servem para preencher as composições.
Acompanhe o passo a passo do canal Ponto Cruz e Você para conferir todos os detalhes:
Basicamente, para fazê-lo é necessário enrolar a linha na agulha algumas vezes (de 2 a 3 vezes), puxando a linha pelo tecido e depois a agulha.
Sempre segure a linha durante o processo e repita esse nó quantas vezes quiser.
Desenhos de ponto cruz para iniciantes em bordado
Os desenhos mais usados em ponto cruz para iniciantes, são simples e fáceis. A seguir, confira alguns deles para experimentar.
Letras em ponto cruz
Bordando letras em ponto cruz, pode-se bordar nomes e alfabetos completos em diferentes peças. Seja para fazer o ponto cruz infantil ou adulto, bordar letras é sempre muito útil.
Para começar, é importante explorar e conhecer monogramas em ponto cruz, reproduzindo letras maiúsculas ou minúsculas, letras de forma ou cursivas. Com isto, você inicia na técnica usando o monograma como um tipo de gráfico para o seu bordado.
Figuras geométricas em ponto cruz
As figuras geométricas são bem exploradas no bordado em ponto cruz, porque esse tipo de ponto já é geométrico, afinal, o “x” possui lados de tamanhos iguais.
Crie sequências e misture formas simples, reproduzindo os diferentes tipos de bordados em ponto cruz que já conhece.
Flores em ponto cruz
As flores em ponto cruz são ótimas figuras para treinar a construção de estampas florais, se utilizando de cores e linhas diferentes.
Além de ser um lindo desenho para decorar peças para a casa, o iniciante vai poder sentir, na prática, como é a construção de figuras mais elaboradas em um nível mais fácil.
Capriche na composição, começando por flores pequenas e simples que possam se repetir sobre o tecido.
Corações em ponto cruz
Os corações são um outro tipo de desenho fácil para bordar em ponto cruz, de modo que o resultado final sempre é muito fofo e charmoso.
Inicie por corações pequenos e depois experimente criar um desenho maior no centro do tecido.
Tanto o coração como a flor, são desenhos que podem ter uma certa variação, a depender da inspiração de cada pessoa ou do gráfico utilizado.
Lembre-se que os gráficos são ótimas ferramentas para os iniciantes.
Onde posso usar os bordados na decoração da casa?
Já deu para perceber que os bordados em ponto cruz podem ser usados para decorar muitas peças. Contudo, como decorar a casa com tantas opções diferentes?
O resultado disso vai variar bastante, pois cada um tem seu próprio estilo e quer provocar diferentes impressões no ambiente.
Pense, primeiramente, nas peças que quer decorar, como pano de pratos, toalhas de mesa e tapetes. Dessa forma, crie estampas específicas pensando nos cômodos da sua casa, pois as peças ficarão visíveis em lugares diferentes.
Nos quartos, as estampas com flores fazem sucesso. Mas pode-se pensar em estampas de desenhos animados para quartos infantis e desenhos românticos para quartos de casais, por exemplo.
Usando os exemplos mencionados anteriormente, o pano de prato e as toalhas podem complementar a decoração da cozinha.
E os tapetes bordados podem estar nos banheiros ou nos quartos. Mas isso é apenas sugestões, existem também outras peças, como almofadas, mantas, capa para potes, capa para filtros, etc.
Os objetos que estiverem na cozinha poderão abusar dos desenhos de frutas e de animais, a depender das preferências de cada um.
O banheiro traz as flores e outros elementos da natureza como ótimas opções, para decorações mais singelas e relaxantes.
A sala é sempre um espaço acolhedor e, por isso, também aceita estampas relaxantes e singelas, como flores e corações. Contudo, as figuras geométricas são muito apropriadas para os ambientes que desejam um estilo mais minimalista.
O mais importante é compreender o estilo decorativo da casa para pensar nos melhores desenhos que vão ser reproduzidos no bordado em ponto cruz.
+50 Trabalhos perfeitos de bordado em ponto cruz
Confira algumas opções desenhos em ponto cruz fáceis de fazer e perfeitos para decorar.