Você conhece o cachepô de fio de malha? Este tipo de artesanato é super bonito e versátil e pode ser aproveitado de diferentes maneiras. Saiba mais neste artigo!
Cachepô de fio de malha para iniciantes
Criar um cesto redondo a partir do cachepô de fio de malha é uma ótima sugestão de arte para começar a sua produção, sobretudo se você for iniciante. Para confeccionar esta peça, você vai precisar de:
- 80 gramas de fio de malha residual;
- Agulha de crochê 7 mm;
- Agulha de tapeçaria para auxiliar nos acabamentos (não é obrigatório);
- Tesoura.
Veja também: Tutorial de cachepô de papel para plantas
O primeiro passo é envolver o fio em dois dedos, fazendo um X embaixo. Coloque o dedo por baixo para segurar a formação do X, de modo que ele não escape. Em seguida, coloque a agulha e puxe com o cantinho o fio que está por baixo, e então, vira a agulha para cima.
Esse é o movimento para formar um ponto baixo. Para seguir na confecção, você deve dar até sete pontos baixos. Então, é só ir subindo ponto a ponto para formar a base do cestinho.
Você pode ver o passo a passo completo neste vídeo, para não se perder na ordem e nos movimentos de cada passada da agulha. Finalize com o acabamento e o bordado com fio de nylon da etiqueta da marca.
Saiba mais: Tipos de artesanato para aprender a fazer hoje mesmo
Cachepô de fio de malha com base de MDF
Outra possibilidade é fazer o cesto de cachepô de fio de malha a partir de uma base de mdf. Isso ajuda o cestinho a ter mais sustentação e a ficar mais estável. Para isso, os materiais são:
- Fio de malha;
- Agulha com a numeração apropriada para o fio;
- Base de mdf;
- Tesoura;
- Agulha de tapeceiro.
O primeiro passo é fazer a limpeza da base de mdf para que não suje ao passar o fio de malha. Em seguida, faça uma primeira carreira de pontos baixíssimos. A segunda carreira já será com ponto baixo. Importante ter atenção para não colocar muita força e quebrar o mdf.
Com a agulha 7, faça o ponto baixíssimo e a subida, para começar a crescer o cesto. Ao todo, serão 6 carreiras de ponto diagonal. Então, é só dar sequência até completar o cesto. Confira o passo a passo completo.
Se desejar, você pode fazer o acabamento da parte de cima com fios de malha em outra cor, que harmonize com a cor principal. O cesto pode ser usado de diferentes formas, como por exemplo, como porta-canetas.
Confira ainda: Tutoriais e modelos de amigurumi do zero
Cachepô de fio de malha para plantas
Um artesanato que está muito em alta feito a partir do cachepô de fio de malha é como suporte para vasos de plantas, sobretudo aquelas que ficam suspensas.
É uma ótima opção de peça para oferecer como presente, para decorar a sua casa ou até mesmo para comercializar.
O processo será semelhante aos descritos acima, com a diferença de que neste o resultado é mais oval, para incorporar bem o vaso de planta. Veja o tutorial completo.
Mini cachepô de fio de malha passo a passo
O mini cachepô feito de crochê também é uma ótima opção para quem deseja treinar mais o movimento dos pontos e variar nas peças e resultados finais.
O processo segue a mesma lógica, no entanto, como o tamanho é menor, são necessários menos pontos para completar a estrutura do mini cesto e sua altura ideal.
Cachepô de fio de malha em formato de coelho
Uma ideia excelente para quem já tem bastante prática e trabalha com a comercialização de peças é fazer cachepôs de fio de malha temáticos.
Veja como fazer o coelhinho completo, das orelhas até o rabo de pompom, neste vídeo aqui.
O cachepô em formato de coelho, por exemplo, é uma opção perfeita para a época de Páscoa porque além de ser um mimo fofo, ele pode ser usado como suporte para colocar chocolates, bombons e trufas.
O cachepô de fio de malha é um modelo de artesanato que está em alta tanto pela sua versatilidade de uso quanto pelo seu acabamento e aparência final, que tem um toque refinado. Desfrute de todos os tutoriais e mãos à obra!