O caderno inteligente é uma das formas mais eficientes de organizar trabalhos, estudos e criações diversas.
Ele facilita uma decoração de caderno personalizada e promove uma experiência única a partir do estilo de cada pessoa.
Ter uma maior organização é um dos maiores benefícios dessa peça, pois a ordem das folhas pode ser alterada a qualquer momento. E novas páginas podem surgir com diferentes ferramentas e customizações.
É um jeito criativo de começar a inovar na escrita, no desenho, nas colagens e em outras atividades possíveis que podem ser incluídas nas folhas.
Confira mais vantagens e dicas que vão te ajudar a usar o caderno inteligente da melhor maneira e descubra como fazer o seu caderno artesanal.
O que é caderno inteligente?
O caderno inteligente é mais do que um caderno, ele surgiu como uma marca que sonhou alto e mexeu com o mercado da papelaria.
A inovação se deu através de um caderno que fosse mais inteligente, mesmo sendo físico e não virtual, fugindo do comum em relação às novas tecnologias.
Através de uma estrutura que se assemelha com a de um fichário, o caderno inteligente facilitou ainda mais o reposicionamento das folhas e possibilitou maiores personalizações.
Tudo graças às ferramentas que o acompanham, como os discos laterais que unem todo o miolo do caderno, formado pelos refis (folhas específicas para Caderno Inteligente).
Para que serve o caderno inteligente?
Esse tipo de caderno serve para melhorar a organização, personalizando as experiências de um jeito mais individualizado, criativo e original.
Cada pessoa pode criar um estilo diferente para o caderno a partir das folhas (refis) que podem ser retiradas e recolocadas.
É possível imprimir conteúdos, mudar configurações e usar diferentes tipos de papéis. Dessa forma, ele acaba se tornando um fiel companheiro, pois é um produto focado na sua experiência.
Como funciona o caderno inteligente?
Embora seja um produto inovador, o caderno inteligente é bastante prático de usar. Ele funciona através de ferramentas e acessórios que já estão nele e outros itens que podem ser incluídos.
É o caso de outros refis apropriados para encaixar entre os discos, mudando o modelo das folhas. E também é possível usar adesivos, canetas permanentes ou imprimir conteúdos nos refis.
Para começar, escolha modelos desse caderno que já se aproximem dos seus desejos e necessidades. Mas não se limite, diversos itens de papelaria podem ser usados de forma funcional ou decorativa.
Cada um constrói o seu próprio caderno conforme vai usando. Ele pode ganhar gadgets, planners e novas configurações para ficar cada vez melhor e mais confortável de usar de acordo com o seu estilo.
Como usar o caderno inteligente da melhor maneira?
Para aumentar a durabilidade, recomenda-se usar materiais e acessórios de boa qualidade, além de usá-lo de maneira adequada.
Por exemplo, os discos de plástico que prendem as folhas para facilitar a retirada e o reposicionamento delas, devem ser firmes e adequados para o encaixe das folhas.
Outra dica é retirar as folhas (os refis) com cuidado e sempre de cima para baixo (nunca de lado!) para evitar que rasguem ou se danifiquem.
O ideal é sempre usar os dedos calmamente para colocar e retirar os refis. Além disso, fique de olho nas tecnologias que podem ser usadas no seu caderno e entenda as orientações de uso de cada ferramenta, antes de usá-la.
Quanto custa um caderno inteligente?
A média de preço varia entre 40 a 80 reais. Contudo, é possível encontrar modelos mais básicos que custam em torno de 20 reais.
Ou até mesmo se pode encontrar modelos maiores e mais complexos, que podem chegar a custar mais de cem reais.
Como colocar folhas no caderno inteligente?
Esse caderno se parece com um fichário, mas ao invés de usar uma encadernação em espiral, ele traz discos nas laterais que unem as folhas.
Os discos são independentes e podem ainda variar entre si. É preciso prestar atenção ao limite de folhas que cada tipo de disco suporta.
As folhas ainda devem ser colocadas pressionando bem os dedos, para evitar que se soltem depois.
Como fazer caderno inteligente passo a passo
Os materiais para fazer um caderno inteligente podem variar bastante, especialmente em relação aos discos que unem as folhas.
Discos
Eles podem ser feitos com argolas de chaveiros ou com botões, por exemplo. As argolas precisam de um centro sólido, que pode ser um círculo fino feito com o material transparente de uma pasta plástica.
É só recortar a pasta seguindo o diâmetro externo da argolas para encaixar no meio da mesma argola, posteriormente.
Já os botões facilitam muito, pois já estão prontos, desde que possuam a espessura adequada para encaixar as folhas e sejam mais finos no centro para que os refis não soltem.
Refis do caderno
Os refis são as folhas no formato ideal para Caderno Inteligente, pois elas possuem o encaixe perfeito nas laterais para ficarem presas nos discos.
Para uma folha de caderno comum, basta fazer um corte com a tesoura numa espessura mínima que pegue a borda da folha até o furo circular que essas folhas possuem na lateral.
A capa
A capa do caderno pode ser feita com papelão (1,5mm de espessura) revestido de papel machê, tecido ou outro material de sua preferência.
Essa capa ainda pode ter um revestimento transparente também, por cima, usando a mesma pasta plástica que será recortada para fazer o acabamento dos discos com argolas.
Veja todos os detalhes do passo a passo da Mari Brio e faça você mesmo:
Vantagens e desvantagens do caderno inteligente
Esse caderno transformou o modelo do fichário tradicional em um instrumento ainda mais prático para tirar e recolocar as folhas, através dos discos laterais. Além disso, ele estimulou novas criações de capas, acessórios e designs para decorar e personalizar o produto.
Ficou mais fácil mudar a configuração do seu caderno na medida em que você se utiliza dele. No entanto, ele pode ser uma desvantagem quando não se tem cuidado para colocar e retirar as folhas ou quando se deseja um caderno mais tradicional.
É preciso usá-lo de maneira adequada para não estragá-lo e algumas pessoas podem se sentir menos confortáveis durante o uso.
O ideal é conferir os modelos prontos para identificar as possibilidades ou fazer você mesmo para experimentá-lo.
Ele pode ajudar na organização e motivar os estudos e as atividades profissionais. Mas, também pode causar desconforto e incidentes, caso as folhas rasguem ou se soltem pelo mau uso ou mau acabamento do produto.