Você sabia que a caixa musical para Educação Infantil pode servir para conduzir muitas dinâmicas criativas e pedagógicas na sala de aula com as crianças?
Essa ferramenta pode ser feita de maneira artesanal, se tornando um recurso lúdico para deixar as brincadeiras, com cantigas infantis, ainda mais interessantes.
Além de ter uma decoração atrativa, a caixinha poderá trazer imagens ilustrativas que, com certeza, vão chamar a atenção da turma.
O caráter surpresa dessa caixa é mais um fator estimulante para atrair o olhar das crianças, fazendo-as participar bastante da aula.
Saiba mais como fazer e como utilizar a caixa musical, criando todos os detalhes necessários para ter sucesso com a criançada.
Veja mais: Atividades, objetivos e modelos de rotina educação infantil
O que é caixa musical para educação infantil?
A caixa musical é literalmente uma caixa que possibilita a realização de atividades com músicas infantis, especialmente porque ela deve ser pensada para a Educação Infantil.
A música não sai de dentro dessa caixa como acontece numa caixa de som, até porque a caixa musical é um artesanato feito com materiais como caixa de papelão e EVA.
Ela é uma caixa que provoca um efeito surpresa, porque é previamente preparada para que as crianças não saibam o que ela contém no seu interior.
Os itens escondidos são retirados no decorrer da atividade proposta, pois a peça retirada precisa ser relacionada com alguma música/cantiga.
Leia também: Sugestões criativas de atividades número 1 para educação infantil
O que tem dentro da caixa musical?
Dentro da caixa musical para Educação Infantil podem existir algumas opções de peças que vão sugerir algumas músicas que deverão ser cantadas pela turma.
Essas peças podem ser objetos, cartões ilustrativos, fichas com palavras, entre outras possibilidades de itens que possam ser relacionados com cantigas infantis.
Por exemplo, se existe uma imagem ou objeto que represente uma aranha, a retirada dessa figura pode sugerir a música da Dona Aranha:
“A Dona Aranha subiu pela parede, veio a chuva forte e a derrubou…” (trecho da música).
O mesmo poderia acontecer se a criança retirasse de dentro da caixa um cartão com a palavra ou imagem da “borboleta”.
O que sugeriria a música “borboletinha, tá na cozinha, fazendo chocolate para madrinha…” (trecho da música).
Confira ainda: Modelos para editar de crachá educação infantil
No entanto, o uso de palavras escritas só deve acontecer se as crianças já estiverem no processo de alfabetização e em condições de identificar as letras e sílabas.
Outras opções de figuras são: pintinho amarelinho, sapo, soldadinho, pirulito, mão (dedos) e estrela.
A estratégia para definir as figuras é pensar nas músicas infantis que podem ser cantadas em uma brincadeira ou contação de história.
Qual o objetivo da caixa de música na Educação Infantil?
O principal objetivo da caixa de música é facilitar processos de aprendizagem na infância.
Sendo assim, ela se torna um recurso muito eficiente porque sua contribuição acontece de maneira integral para o desenvolvimento infantil.
A partir da sua utilização, professores e professoras da Educação Infantil podem estimular o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, socioafetivo e linguístico das crianças.
Afinal, a caixa serve para o processo de alfabetização, estimula a memória, conecta emoções e facilita expressá-las através da arte da dança, da música e da contação de histórias, por exemplo.
Tudo depende da atividade proposta e como ela vai ser executada na sala de aula.
Como trabalhar com caixa musical na educação infantil?
Existem muitas formas diferentes para se trabalhar com a caixa musical.
Uma delas é através de brincadeiras que se utilizem de músicas, como atividades em roda, com cadeiras, usando objetos etc.
Um exemplo disso é a famosa dança das cadeiras, pois as crianças giram em torno das cadeiras enquanto escutam uma música, que pode surgir a partir da caixa musical.
Em uma contação de história, alguns objetos podem ser retirados da caixa para sugerir canções que fazem parte da narrativa.
Uma brincadeira para imitar animais também pode se utilizar de cantigas, assim como a brincadeira da estátua, na qual a criança dança a música e deve parar numa posição no final.
Para fazer exercícios físicos com as crianças, as músicas relacionadas com as fichas da caixa musical podem estar associadas à uma dança ou ginástica.
A dica é usar e abusar da imaginação para pensar em dinâmicas e atividades lúdicas incríveis para o público infantil.
Como fazer uma caixa surpresa musical passo a passo
Materiais utilizados:
- Caixa da sua escolha
- EVA nas cores escolhidas
- Cola quente
- Cola instantânea
- Tesoura
- Palito (para riscar o EVA)
- Molde disponível no instagram @criatividadesdade (para as peças decorativas)
O passo a passo da caixa musical para Educação Infantil é muito simples e os materiais usados para a decoração podem variar.
É importante escolher uma caixa que caiba as fichas ou os objetos que forem desejáveis para colocar dentro.
Pode ser uma caixa de papelão e, além disso, é possível reutilizar outros materiais para confeccionar a decoração.
O modelo tradicional da caixa musical contém uma abertura circular no centro da caixa, na parte de cima.
Essa abertura precisa ser tapada parcialmente por um círculo preto cortado do centro até próximo às bordas, de modo que esconda o que tem dentro, mas possibilite a entrada da mão.
O círculo preto pode ser feito em EVA, assim como toda a parte decorativa da caixa.
Para fazer a peças decorativas, o uso de moldes pode facilitar na criação de figuras associadas, como símbolos musicais, flores e animais.
Tudo isso pode ser feito em EVA para ornamentar a superfície da caixa, criando uma composição atrativa e lúdica para ela.
Figuras para caixa musical da Educação Infantil para imprimir e colorir
As figuras que podem se relacionar com músicas infantis e cantigas populares são muitas. É possível imprimir algumas disponíveis aqui, para utilizá-las como se fossem fichas ou cartões para ficar dentro da caixa musical.
Existem muitos modelos de figuras, que podem variar em tamanho, forma e cor. Além disso, as figuras podem ser acompanhadas (ou não) de um trecho da música para até mesmo facilitar na hora de lembrar da cantiga.
BAIXE AQUI O MOLDE DAS NOTAS MUSICAIS
Veja também algumas figuras e suas respectivas músicas para imprimir e colorir.
Caranguejo
“Caranguejo não é peixe, caranguejo peixe é…”
Barata
A barata diz que tem sete saias de filó…
Pintinho amarelo
Meu pintinho amarelinho cabe aqui na minha mão…
Soldadinho
Marcha soldado, cabeça de papel…
Estrelinha
“Brilha, brilha, estrelinha…”
Esses exemplos são clássicos e existem muitos outros. Assim, a caixa musical para Educação Infantil vai ficar perfeita para as dinâmicas educativas.