Estima-se que a caligrafia artística surgiu na China, no século 12 ou 13. Foi quando a caligrafia ganhou o status de arte, devido às habilidades manuais necessárias para obtenção do que seria uma “boa escrita”.
A caligrafia passou a ser usada nos documentos oficiais da igreja católica e se popularizou durante a Idade Média. Haviam técnicas comuns direcionadas à cada época e local, nas quais eram ensinadas para poucas pessoas. Atualmente, existem muitas técnicas acessíveis que tornam a caligrafia mais criativa através de variados estilos.
Assim, o termo “arte” não poderia deixar de estar vinculado à caligrafia diante da beleza, da harmonia e do aprimoramento da escrita cursiva.
Conheça agora os tipos de caligrafia artística, veja dicas e exercícios com a técnica no alfabeto cursivo para treinar de forma bem simples, com diversas letras.
O que é caligrafia artística?
Caligrafia já é considerada uma arte, por ser uma forma bela para escrever com letras cursivas – feitas à mão.
A palavra em si, de origem grega, já denota que se trata da arte da escrita, pois é derivada de duas palavras gregas: kalli (beleza) e graphẽ (escrita). Por isso, a caligrafia artística nada mais é do que uma forma harmônica bonita para escrever à mão, com qualquer tipo de ferramenta e de maneira padronizada.
Tipos de caligrafia artística
Os tipos de caligrafia artística formam grupos de estilos de letras que geram fontes específicas, que se diferenciam, mas seguem um determinado padrão estético.
Originalmente, eram quatro tipos de estilos que se destacavam pela representação de quatro habilidades essenciais de escrita cursiva.
Hoje em dia, considera-se uma maior variedade, e entre os principais, estão:
-
Caligrafia Inglesa
Uma caligrafia marcada por muitas voltas, ângulos e inclinações, que foi derivada da caligrafia irlandesa na época das missões católicas.
-
Caligrafia Comercial
É a mais usada nos tempos atuais e sofreu mudanças e adaptações ao longo da sua história, o que a fez perder alguns aspectos artísticos para se tornar mais funcional.
-
Caligrafia Alemã
As letras maiúsculas e as letras minúsculas se diferenciam bastante na caligrafia alemã e, além disso, ela possui traços mais finos e elegantes.
-
Caligrafia Italiana
Já foi a escrita oficial da Itália, entre os séculos 3 e 5. Mas, atualmente, é mais usada para documentos oficiais e lápides.
-
Caligrafia Coulée
As características mais marcantes dessa caligrafia são as hastes alongadas e uma leve inclinação para a esquerda, um estilo ainda muito usado na França.
-
Caligrafia Ronde
Essa caligrafia também é muito difundida na França, especialmente por ser ensinada nas escolas de arte, mas ela não possui inclinação para os lados. É reta e redonda.
Caligrafia artística para iniciantes
Pessoas sem experiência na caligrafia artística, mas com interesse em aprendê-la, podem buscar por cursos específicos para iniciantes ou treinar de maneira autônoma.
Existem, nesse caso, aulas on-line que são gratuitas e estão disponíveis na internet. O aprimoramento nessa técnica pode ser bastante interessante, considerando o aprendizado das técnicas principais.
Posteriormente, pode-se mergulhar nas variações e possíveis adaptações dos estilos, na intenção de fazer uma arte escrita mais original e personalizada.
Muita gente, inclusive, contrata calígrafos para escrever cartas e convites, ou até mesmo para escrever frases ou palavras que possam estar em quadros ou estampas de camisetas.
A atividade, além de gerar renda extra, é bastante prazerosa e faz o estudo valer mais à pena, ainda que a prática comece do zero.
Os iniciantes podem dedicar mais tempo e esforço no início, como modo de estimular a percepção dos ganhos obtidos, identificando mais rápido as melhorias.
Por outro lado, manter um ritmo constante também pode ser interessante, especialmente para quem gosta de planejar, previamente, uma rotina mais duradoura.
Caligrafia artística no alfabeto
O alfabeto é o primeiro recurso utilizado para quem está aprendendo a escrever, por isso muitos tipos de caligrafias artísticas possuem o alfabeto como modo de apresentação.
Assim, é possível identificar se as letras maiúsculas e minúsculas seguem o mesmo estilo caligráfico ou se há uma diferenciação bastante visível.
Ver as letras do alfabeto conforme as caligrafias desejadas também ajuda na prática da representação manual dos estilos escolhidos. Afinal, os exercícios de caligrafia artística começam imitando letra por letra, repetidas vezes, para que cada pessoa possa internalizar o modo de desenhar esses elementos.
Sabendo como fazer o alfabeto inteiro, a partir das letras cursivas maiúsculas e minúsculas, pode-se criar palavras, frases e textos com a caligrafia artística.
Exercício de caligrafia artística para imprimir
Quando o assunto é exercício, já se sabe que vai ser preciso experimentar e repetir algumas vezes uma mesma atividade.
Para além de poder assistir aulas on-line e/ou ter apoio de um(a) tutor(a), pode-se imprimir alguns exercícios prontos para ir praticando durante o dia.
Organizar a sua rotina para incluir essas atividades escritas vai ser fácil, pois elas não vão levar muito tempo para serem concluídas.
É possível treinar em menos de cinco minutos, algumas vezes ao dia. Ou garantir que vinte a trinta minutos, pelo menos, vão servir para o seu desenvolvimento diário.
Como fazer caligrafia artísticas: dicas e técnicas
Para começar a treinar algumas técnicas, prepare o seu material de exercício para caligrafia artística.
Use um papel com pauta (linhas) e utilize uma caneta comum, a princípio. Com o tempo, experimente outros materiais, como pinceis, caneta nanquim, tintas diversas, penas e cálamos.
O ideal é criar uma sequência inicial que consista em um mesmo movimento, ou seja, a partir de uma mesma letra. Assim, você vai repetir uma letra ao longo de uma linha do seu papel.
Ao trocar de linha, é possível continuar com a mesma letra ou passar para outro movimento/sequência. Tudo depende do seu ritmo e desenvolvimento, além dos seus anseios e necessidades.
Sabendo disso, procure fazer exercícios com a explicação do modo de operar o movimento da caneta, de acordo com uma velocidade, intensidade e direção específica.
Técnicas de caligrafia artística para iniciantes
No tutorial, a seguir, o exercício é trabalhar letras minúsculas a partir de um aspecto circular, usando um movimento, sem interrupção do traço, do início ao fim de uma letra.
Quando o traço estiver subindo, ou seja, indo de baixo para cima, é preciso pressionar levemente a caneta no papel. Na descida, o traço precisa marcar bem e para isso se utiliza maior intensidade e pressão sobre o papel.
Veja como fazer algumas letras com as técnicas da Caligrafia DS:
Muito interessante e explicativo. Só acho que poderia ser acrescentado fotos, para os diferentes tipos de escrita.