A capa de botijão de crochê é muito utilizada para disfarçar a aparência nada agradável do botijão de gás que fica na cozinha.
Todo mundo sabe que, muitas vezes, o botijão interfere no visual e no estilo desejado para a cozinha, ficando de fora da decoração.
Por isso, a capa de crochê acaba deixando esse item mais atrativo e pode combiná-lo com outras peças da cozinha, fazendo-o se encaixar na harmonia visual.
Além disso, a capa para o botijão acaba dando um toque artesanal para a cozinha, isso deixa o ambiente mais criativo e aconchegante.
As peças artesanais são sempre ótimas opções para inovar e deixar a cozinha com uma decoração personalizada a partir das preferências pessoais de cada um.
40 Modelos de capa de botijão de crochê belíssimas
Os modelos mais usados para capa de botijão de crochê são aqueles que podem combinar com os mais diferentes estilos decorativos.
Não é à toa que existem inúmeros tipos diferentes para servir de inspiração.
Para uma cozinha mais neutra e clean, nada melhor do que usar capas brancas, utilizando pontos de crochê mais elaborados para dar um charme especial.
Os modelos monocromáticos com cores mais vivas são interessantes para quem quer uma peça simples, mas deseja oferecer um ar mais alegre e atrativo ao espaço.
Modelos bicolores mesclam as duas opções anteriores ou podem ainda reforçar um desses estilos.
Com eles, é possível usar uma cor mais neutra juntamente com uma cor mais forte ou unir duas cores neutras ou duas cores vivas/fortes que gerem contraste.
No entanto, para quem quer uma capa de botijão estampada e feita de crochê, basta se inspirar nos mais diversos desenhos que podem ser feitos com essa técnica.
Esses desenhos podem ser confeccionados no momento da produção da peça ou, posteriormente, como apliques a serem incluídos por cima.
Alguns deles, são os desenhos de flores, que podem ser flores genéricas ou específicas como rosas, margaridas e girassóis.
Também é possível fazer figuras de frutas, como melancia, maçã, banana e abacaxi.
Inclusive, a capa de crochê com desenho de abacaxi pode ser feita através do ponto abacaxi, um ponto fantasia bem tradicional no crochê que traz um lindo resultado.
Já as figuras de animais mais utilizadas para a decoração dessas capas são: corujas, galinhas e vaquinhas.
E os desenhos de corações, estrelas e figuras geométricas, são mais possibilidades para serem confeccionadas na trama de crochê.
Cada opção terá um diferente nível de dificuldade a depender dos pontos de crochê e da quantidade de cores e efeitos que se pretende usar e fazer na trama.
A dica para escolher o modelo certo é apostar nas figuras e nas cores que vão combinar com os objetos e as peças decorativas que já estão inseridas na cozinha.
Capa de botijão de crochê aberta
A capa de botijão de crochê aberta, como próprio nome já indica, é uma capa que não preenche toda a superfície do botijão de gás.
Sendo assim, os pontos de crochê geram espaços entre eles que promovem uma trama mais solta e leve.
Uma trama aberta de crochê não é melhor nem pior do que uma trama fechada, é só um estilo de textura diferente que causa outro tipo de visual.
A cor azul ou cinza do botijão de gás ficará visível em algumas partes e isso pode ser muito bom a depender do gosto pessoal de cada um.
Cada modelo, independentemente do tipo de trama que possui, terá também suas cores, sua textura e seus desenhos confeccionados de uma determina maneira.
Afinal, o crochê é rico em possibilidades e cada artesão ou artesã poderá criar à vontade, a partir dos modelos sugeridos.
Capa para botijão de gás em crochê simples
As capas mais simples vão deixar o botijão com uma decoração mais neutra, combinando com os mais diversos tipos de objetos e móveis que estejam na cozinha.
Esses modelos também devem ser mais fáceis de fazer e por isso, geralmente, se utilizam de uma ou duas cores para serem confeccionados.
O modelo mais simples de todos vai ser aquele que pode ser feito com a repetição de um ponto de crochê simples, como o ponto alto.
No entanto, é preciso saber fazer outros pontos básicos para os acabamentos e arremates, como ponto baixo e ponto baixíssimo.
Pontos fantasias e mais elaborados também podem ser feitos a partir da repetição de uma sequência simples a partir dos pontos básicos, facilitando a produção.
Tudo isso são opções de capas que se tornam mais fáceis de fazer e são ótimas soluções para os iniciantes no crochê.
E, caso queira colocar, figuras simples de crochê por cima dessas capas, como corações ou flores, basta confeccionar um aplique para colar ou costurar por cima.
Qual a medida da capa de botijão?
A capa de botijão de crochê precisa ter as seguintes dimensões:
- Diâmetro ou largura da parte de cima: 64 centímetros
- Diâmetro ou largura da parte de baixo (a base): 115 centímetros
- Comprimento: 51 centímetros
Contudo, lembre-se que essas medidas servem para o botijão de gás de cozinha com 13 kg.
Capa de botijão de crochê fácil passo a passo
Veja a lista de materiais:
- 1 Barbante EuroRomana cor amarelo ouro de 610m (nº 6)
- 1 Barbante cru (nº 6)
- Agulha 3,5
Essa peça básica traz um modelo bicolor com o uso de dois fios com cores diferentes, mas também se pode utilizar uma mesma cor.
As carreiras são produzidas, principalmente, a partir de grupos de 3 pontos altos separados por correntinhas. No entanto, há partes em que é preciso criar uma trama fechada de pontos altos.
Para começar faça 36 correntinhas, sempre iniciando pela parte de cima da capa. Caso queira deixar a capa mais larga, realize aumentos de 4 em 4 correntinhas nesse início.
Ao terminar o passo a passo acompanhando o vídeo-tutorial, é possível criar apliques de crochê para representar figuras ilustrativas e decorar a capa por cima.
Esses apliques feitos com a mesma técnica podem ser colados em qualquer lugar da sua capa simples de crochê para botijão.
Basta usar a cola jeans e, assim, deixar a sua capa de botijão de crochê mais linda e atraente.
Confira o vídeo da janine freitas e faça você mesmo:
Amei essa capa vinho com rosas