As ideias para capas de Trabalho de História trazem diversas possibilidades para representar temas históricos através de ilustrações, grafismos e muito mais. Existem ainda diversas opções de fonte para escrever o título do seu trabalho de história e arrasar na capa.
Você vai aprender a fazer letras lindas mesmo sem habilidade para desenho e isto também vale para as ilustrações, que podem ser decalcadas de livros, revistas ou imagem impressa.
Contudo, cada um(a) pode escolher o modelo de capa que preferir, ela pode ser uma capa mais simples ou mais elaborada, feita à mão ou no Word.
Continue lendo esse artigo para conhecer dicas e saber como fazer capas incríveis, garantindo uma primeira impressão maravilhosa do seu professor ou da sua professora de História.
Veja ainda: Capas de caderno em EVA
Como fazer capas de Trabalho de História?
As capas de trabalho, em geral, trazem muitas opções de modelos para que cada estudante possa escolher de acordo com os seus desejos e necessidades.
Afinal, às vezes, existe um desejo específico para fazer determinada capa, mas o(a) professor(a) de história também pode exigir uma capa com regras específicas.
Siga as orientações dos professores, mas se permita ser criativo(a) a partir das regras de cada trabalho e com base nas suas preferências visuais.
Leia também: Desenhos para capas artesanais de caderno
Feitas à mão
As capas feitas à mão são artesanais e criativas, mas exigem maior cuidado na hora da confecção.
Até porque, mesmo fazendo um esboço à lápis, o excesso de rasuras pode interferir no visual da sua capa, sem falar que qualquer erro à caneta pode ser fatal.
Contudo, se você precisa fazer uma capa à mão ou deseja ter uma capa mais artesanal, essa opção pode ser surpreendente para você e o(a) seu/sua professor(a).
Além disso, esta pode ser uma ótima oportunidade para treinar ou aprimorar as suas habilidades manuais.
Feita no Word
Os modelos das capas feitas no Word podem limitar a criatividade em certa medida, mas é possível ter maior controle na hora da feitura.
No Word é possível diagramar as palavras na posição que quiser, usar as opções de fontes disponíveis, inserir imagens, entre outras ações, a partir das ferramentas do programa.
E isto traz maior praticidade para decorar e modificar a sua capa, conforme o modelo desejado.
A dimensão digital pode facilitar a confecção da capa e estimular a criatividade dentro das ferramentas virtuais, incluindo muitas possibilidades de edição e formatação.
Usando o Canvas
O Canvas é um programa de edição que pode ser usado no celular ou no computador, de maneira prática e intuitiva.
Apesar da versão paga garantir mais opções de ferramentas e templates, a versão gratuita pode ser suficiente para a produção da sua capa de Trabalho de História.
Ele serve para a produção de qualquer peça gráfica e, nesse caso, basta colocar as dimensões corretas e começar a editar a partir de um layout sugerido ou começando do zero.
Dicas para fazer capa de Trabalho de História
Comece anotando todas as orientações previstas para o seu Trabalho de História, sabendo como fazer uma capa criativa com base no que for pedido pelo(a) seu/sua professor(a).
Por exemplo, saiba se a capa precisa ter um título específico, além de quais (outras) informações precisam estar inseridas e se o uso de ilustrações é permitido.
Com isto, elabore o seu projeto de capa, definindo os grafismos que serão utilizados para escrever o título e fazer a decoração.
Seja no Word ou à mão, você pode criar bordas decorativas e, provavelmente, poderá colocar algum desenho ou fazer uma ilustração temática.
Mesmo que não queira fazer nenhum desenho grande ou de destaque na sua capa, pense em pontos de ornamentação que podem estar entre as letras ou em algum canto do trabalho.
Pequenos detalhes podem fazer muita diferença, dando o toque especial, criativo e original que se deseja.
Na hora de fazer, tente seguir o projeto/esboço, economizando tempo e evitando correções desnecessárias.
Tutorial: capa de caderno de História em papel sulfite
A capa no papel sulfite pode ser feita manualmente, usando canetinhas coloridas para dar o charme desejado. Nesse tutorial, é possível aprender a criar um grafismo indígena para as bordas de maneira muito simples.
Além, é do principal que é aprender como fazer uma letra de forma manualmente, deixando o seu título incrivelmente perfeito. Basta seguir o passo a passo com atenção, conferindo todas as dicas.
Capa de caderno de História simples e fácil de fazer
Fazer uma capa de caderno de História com criatividade só depende de você.
Afinal, o seu caderno pode ser decorado como quiser, portanto, é possível explorar ilustrações e fazer ornamentações sem medo de exagerar.
Em alguns trabalhos de História, também é possível fazer isso, pois muitos professores dão maior liberdade criativa para a criação de capas de trabalho.
Então, esse tutorial serve para qualquer capa de História, fazendo uso de símbolos indígenas (flechas) e misturando letras cursivas com letras de forma para o título.
E tudo isso de forma manual, realizando lindas ilustrações e letras com muita delicadeza e maestria, mas sem perder a simplicidade.
Ideias de capas para caderno de história
Algumas ideias de capas para representar o seu caderno ou o seu trabalho de História podem se utilizar de desenhos e ilustrações temáticas.
As imagens podem representar, por exemplo, o seu tema de História preferido ou aquele que está sendo pesquisado ou trabalhado no momento.
Nesse sentido, você mesmo pode criar as ilustrações como quiser ou poderá decalcar o desenho a partir de uma imagem pronta.
Os desenhos feitos manualmente vão ficar perfeitos! A imagem de um soldado pode ser maravilhosa para quem gosta de temas militares ou está trabalhando com algum período histórico que destaque esse tipo de figura.
Uma ilustração que pode representar temas africanos ou afrodiaspórico, pode ser a imagem de uma mulher negra com um lindo turbante.
De outro modo, ao querer algo que represente a pré-história, é possível usar figuras de dinossauros e fósseis.
Ao se tratar da evolução humana, pode-se investir na imagem clássica que diferencia os contornos dos corpos que evoluem do primata até a figura humana atual (homo sapiens).