Veja como fazer cestinhos através de material reciclado, você contribui para um planeta melhor e ainda cria um item bastante útil para sua casa. Confira!
Que tal criar algo bem interessante para guardar várias coisas de um jeito prático em um recipiente bem diferente dos usuais. Você irá fazer uma caixinha que serve como cesto para deixar reservado o que você imaginar. É um cestinho bem charmoso e poderá ser vislumbrado por suas amigas, que possivelmente vão querer também a receita depois de ver este artesanato em sua casa. Veja como fazer!
Materiais que você vai precisar
– Tesoura
– Fita crepe
– Quatro garrafas PET cortadas em tiras de 2 cm de largura
– 1 molde (cubo de papel) de 10 cm de largura, de comprimento e de altura. Ou seja: 10 x 10 x10 cm.
Passo a passo
Primeiramente corte uma tira em uma extensão que seja possível cobrir os dois lados mais o fundo da caixa, de forma a deixar ainda 4 cm de sobra em cada ponta. Faça o ajuste da fita ao molde, fazendo a cobertura dos dois lados e também o fundo. Vinque as sobras de 4 cm para deixar o trabalho mais prático.
Passe elásticos em torno do molde para fixar bem as fitas. Agora corte mais quatro fitas e faça o ajuste ao molde, como está explicado no começo do passo a passo. Depois você precisa cortar mais cinco fitas para cobrir os dois outros lados do molde.
Assim que você for passar a primeira fita dessa segunda etapa, será preciso que você entrelace-a na parte de baixo, com as fitas que já estão fixadas. Para fazer isto, é preciso que você faça uma tecelagem simples, passando a fita uma vez por baixo e depois por cima das fitas já colocadas. Você deve fazer o mesmo com as demais fitas da segunda etapa. É preciso ficar atenta, pois ao fazer o entrelaçamento, quando a fita anterior passou por baixo da trama, a fita atual deverá passar por cima e vice-versa. O estágio posterior será para a confecção das laterais da caixa. Corte cinco fitas em comprimento necessário para cobrir quatro lados, deixando uma sobra de cerca de 10 cm. Na hora que for entrelaçar a primeira fita, faça com que ela fique desencontrada com a fita paralela a ela no fundo da caixa. Ou seja, quando a fita do fundo passar por baixo da trama, a fita da lateral deverá passar por cima e vice-versa. Comece fazendo a tecelagem da direita para a esquerda, parando a ponta da fita na última posição, de forma que ela fique por cima da trama. Agora você precisa segurar a fita nessa posição, pegar outra extremidade e começar a tecer da esquerda para a direita, avançando para o lado seguinte.
Entrelace a fita em volta de toda a caixa. Quando chegar o momento de fazer o arremate, você irá sobrepor a sobra de fita ao trecho já tramado. A extremidade da fita deverá ficar por baixo da trama. Repita o processo anterior com outras três fitas. Não faça uso da quinta fita por enquanto.
Pegue a fita restante e faça um corte no meio, sendo no sentido do comprimento. Agora passe as fitas finas pela trama normalmente, seguindo o mesmo método utilizado para as demais. Arremate as sobras na parte de cima da caixa. Para as fitas verticais que estiverem por baixo das horizontais, você irá dobrar a sobra para fora, de forma a ficar rente com a borda da caixa.
– Veja também como fazer taça de garrafa pet passo a passo.
Corte as sobras na altura da terceira fita de cima para baixo e arremate as pontas encaixando-as nas terceira fita. Dobre as demais sobras para fora e faça o corte na altura da terceira fita. Agora só é retirar a caixa do molde e arrematar estas últimas sobras para dentro, fazendo com que elas encaixem na terceira fita. Faça um reforço nos vincos utilizando o alicate. Este instrumento é muito útil para vincar bem as bordas. Para proteger a peça, utilize um pedaço de fita de PET dobrada.
Tá pronta a sua caixinha feita de fitas de PET. Você escolhe o que vai guardar neste item que pode ser super útil para você. Espero que consigam reproduzir os passos em casa. Até a próxima e bons artesanatos!
Informações do passo a passo captadas no site: revistaartesanato.com.br