Charadas para caça ao ovo de Páscoa: modelo para imprimir em PDF

As charadas para caça ao ovo de Páscoa são muito divertidas e podem ser feitas de uma maneira fácil e prática. E existem muitos modelos prontos para imprimir, mas você pode criar as peças, se quiser.

As peças são cartões que ilustram ou contam com charadas que servem como pistas para a brincadeira conhecida como “caça ao tesouro”. Nesse caso, será a “caça ao ovo de Páscoa”, pois o objetivo é levar as crianças a descobrirem onde estão os ovos de Páscoa, de um modo divertido e lúdico.

charadas para caça ao ovo de Páscoa para imprimir 
Foto: Stage Music Center

Essa caça ao ovo pode acontecer dentro de casa ou fora dela, em um espaço escolhido especialmente para esse momento. Em todo caso, é preciso ter em mente que uma pista deve levar à outra, até que se chegue ao objetivo final.

Ideias de charadas para caça ao ovo de Páscoa para imprimir 

Algumas ideias de charadas para caça ao ovo de Páscoa se referem aos lugares em que será possível encontrar as próximas pistas até chegar ao ovo. É possível usar diferentes charadas, na ordem desejada e em relação aos esconderijos planejados.

Veja também:

Siga nosso Instagram e confira artesanatos e moldes PDF para imprimir!

EU QUERO OS MOLDES

Sendo assim, confira alguns modelos e sugestões que podem ser usados ou podem servir de inspiração para você criar o seu jogo de “caça ao ovo” como quiser:

charadas para caça ao ovo de Páscoa gratis

Baixar Charadas em PDF

charada para caça ao ovo de Páscoa

Acompanhe as dicas de charadas e escolha as que se encaixam na sua brincadeira:

  • “Estou onde o gelo é fabricado e faz um frio danado!”

Resposta: congelador.

  • “Tenho bocas, mas não tenho dentes. Tenho uma porta, por onde ninguém passa.”

Resposta: fogão/forno.

  • “Se a barriga roncar, lá você encontra muitas guloseimas.”

Resposta: geladeira ou armário com alimentos/lanches.

  • “Vivo na cozinha e por mim a comida sai sempre quentinha.”

Resposta: panela.

  • “Sou embrulhada e cheia de laços, quando me recebem gostam de dar beijos e abraços.”

Resposta: caixa de presente.

  • “Para querer me achar rapidinho, tem que querer estar com o pé quentinho.”

Resposta: par de meias.

  • “Estou perto do que tem dentes, mas não tem boca, e é careca, mas não tem cabelo.”

Resposta: pente.

  • “Sou uma invenção que permite que olhem além das paredes”.

Resposta: janela.

  • “Estou embaixo do que tem pernas, mas não anda.”

Resposta: embaixo da cadeira.

  • “Tenho orelhas que você sempre meche, mas não ouço nada.”

Resposta: um livro muito usado pelas crianças.

  • “Está curioso para descobrir esse segredo? Então, me mostra onde fica os seus brinquedos!”

Resposta: cesta ou armário de brinquedos.

  • “Quando ficar cansado, sou o melhor lugar para descansar e cochilar.”

Resposta: cama.

  • “Chegou a hora! Me encontre onde toda a sujeira vai embora.”

Resposta: máquina de lavar.

Como fazer uma charada para caça ao ovo de Páscoa passo a passo

Para aprender a fazer essa charada para caça ao ovo de Páscoa, siga os passos nessa ordem:

Como fazer uma charada para caça ao ovo de Páscoa
Foto: Verywell Family

1 – Encontre um modelo de cartão/charada para imprimir ou escreva em um papel quais serão os enigmas para serem desvendados, incluindo as suas respostas.

Dica: dê preferência para esconder as pistas e os ovos de Páscoa em lugares inusitados, procurando charadas ou ilustrações que auxiliem na descoberta desses espaços.

2 – Não monte/confeccione muitas pistas, faça entre 8 e 12 cartas, a partir do modelo pronto ou de maneira artesanal em um papel cartão ou cartolina.

3 – Faça uma decoração nas cartinhas, aproveite para criar ilustrações e deixá-las mais atrativas.

4 – Depois de criar uma dinâmica segura e divertida através das pistas escolhidas e confeccionadas em cartões, corra para os preparativos e conte os minutos para começar.

Quem pode participar das charadas para caça aos ovos? 

A brincadeira para caça aos ovos de Páscoas possui dois formatos principais, que são mais apropriados para dois grupos diferentes de crianças. Veja:

caça aos ovos
Foto: HuffPost UK

Para crianças menores (1 a 6 anos)

Essa brincadeira pode ser conduzida para crianças que estão no período pré-escolar, desde que as pistas sejam ilustradas e mostrem os esconderijos através dos desenhos.

Para crianças maiores (7 a 12 anos)

Para as crianças maiores e já alfabetizadas, é possível aumentar o nível de dificuldade e colocar, de fato, as charadas e enigmas em forma de perguntas.

Outras opções

Além disso, existem crianças com diferentes tipos de deficiência e, por isso, as pistas ainda podem ser adaptadas para se tornarem acessíveis quando necessário.

Isso inclui utilizar pistas em braile, com sons, com desenhos indicando a língua de sinais (LIBRAS), com desenhos/imagens em sequência, etc.

O mais importante é que toda a família possa aproveitar a diversão para brincar junto, participando da montagem ou da execução desse jogo.

Dicas de lugares para esconder os ovinhos 

O ideal é que é os lugares não sejam nem tão fáceis e nem tão difíceis de encontrar. Por isso, é preciso fugir do óbvio, adequando as pistas e charadas de acordo com o nível de dificuldade apropriado para cada criança.

Dentro de casa, os lugares mais comuns que servem de esconderijo, são: armário de roupas, gavetas, geladeira, perto de janelas ou ainda embaixo de mesas e cadeiras.

Ideias caça aos ovinhos
Foto: TulsaKids Magazine

As charadas também podem se referir aos objetos, então os ovos podem estar dentro de uma caixa, cesto, vasilha e/ou perto de algum objeto visível. Contudo, muitas vezes o que importa mais é saber se a criança vai acertar pista por pista antes de encontrar os ovos.

Para ela achar o ovo de Páscoa é preciso passar por vários desafios, que são as charadas que levam para diferentes lugares da casa (onde estão as pistas). Assim, dá para aproveitar diferentes espaços nessa brincadeira e deixar os ovinhos em um lugar especial.

Escolha o lugar mais inusitado para ser o último esconderijo a ser desvendado. Nesse caso, além dos lugares mais comuns, pense se é possível guardar os ovos dentro de uma panela, na máquina de lavar ou enterrado em um vaso com terra.

Se quiser, decore o esconderijo final com papeis, tecidos, confetes, fitas e laços para deixar o final da brincadeira mais alegre e memorável. Desse modo, o último espaço ficará mais chamativo quando for descoberto e a criança ficará mais surpresa e encantada por ter conseguido chegar ao lugar certo.

Curtiu? Agora, é hora também de usar a criatividade e colocar a mão na massa para construir as charadas para caça ao ovo de Páscoa.

Lembre-se de decorar as charadas com figuras animadas e/ou ilustrativas e aproveitar o momento com alegria e leveza.

Deixe um comentário